sexta-feira, 31 de agosto de 2007

PT admite não ter candidato a presidência e ao governo de MT em 2010


Deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT)
.
O Partido dos Trabalhadores inicia hoje seu 3º congresso nacional com o desafio de se livrar da denúncia do mensalão que abateu sete militantes importantes.
Não tão poderoso no governo de Luiz Inácio Lula da Silva como no primeiro mandato - perdeu espaço para outros aliados da coalizão - o partido pretende repensar suas estratégias para as eleições de 2008 e já admite a possibilidade de abrir mão da cabeça de chapa para as eleições presidenciais de 2010.
- Não devemos ser arrogantes e achar que o PT tem sempre que encabeçar a chapa.
Queremos dialogar com todos os partidos da coalizão sem pré-condições - reconhece o presidente do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP).
A partir de hoje até domingo, o partido mergulha em debates, em São Paulo, a fim de aprofundar o olhar para a própria estrutura, hoje dividida em pelo menos 12 correntes internas.
- Entendemos que o PT vive um momento de reflexão e de afirmação - reconhece Berzoini.
Com relação a candidatura ao governo do Estado de Mato Grosso, o partido vem rachando cada dia que passa, devido os desentendimentos entre a senadora Serys Marly que quer um distanciamento do governo Blairo Maggi (PR), e o grupo do deputado federal Carlos Abicalil e Alexandre Cesar que nutrem simpatia pelo chefe do executivo e com isso já pensam na possibilidade de uma composição futura com o PR, tendo Abicalil na disputa para o senado da República.
Cícero Henrique Caldeirao Politico

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Reporter Dorjival Silva gostaria de saber sobre nossa ida para o PMDB

.
.
Tenho que registrar também.
O médico Renato Gama, mal acabou de fundar um partido político em Tangará da Serra, o deixou para se filiar noutro.
Renato trocou o Partido Social Cristão (PSC) pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Não me perguntem o por quê.

Postado por Dorjival Silva às 18:06 0 comentários
.
.
Amigo Dorjival,
Inicialmente, parabéns pelo "por quê" separado e com acento. Seu português continua impecável.
.
Eu mesmo respondo:
A legislação eleitoral está em constante mutação. Muitas das leis criadas recentemente têm acabado por complicar a vida dos partidos pequenos.
Medidas como a cláusula de barreira, as reduzidas participações no fundo partidário, e mais recentemente, a iminente impossibilidade de coligação partidária para eleições proporcionais que tramita na CCJ do Senado, tendem a inviabilizar a vida dos nanicos.
E se for aprovada a reforma política no quesito fidelidade partidária da forma como querem alguns, não apenas os detentores de mandato os perderão em caso de troca, mas também os que não possuem cargos eletivos precisarão estar filiados há pelo menos 4 anos para poder concorrer a eles.
Estamos nas semanas que antecedem o casamento dos políticos com seus partidos.
E quem de nós não gostaria de, no final da festa, ser convidado a dançar com dama mais bela do salão? Quem de nós permaneceria com o Gol antigo, após uma oportunidade de adquirir uma Ferrari? Trocar a casa humilde pelo palácio não é vergonhoso, nem significa sentimento de desprezo pelos anos quando moramos nela.
O PMDB não é apenas o maior partido do Brasil, nem apenas o que tem mais tempo de TV. É, sim, um verdadeiro patrimônio da história política brasileira. Representa a própria resistência de Ulysses Guimarães e Tancredo Neves contra o regime militar, época quando ainda se chamava MDB.
Por este motivo, optamos por ingressar no gigante PMDB, mesmo sem garantias de candidatura (o que só confirma nosso compromisso com os interesses coletivos, e não uma mera ganância pelo poder).
Trocando em miúdos, a mudança objetiva a manutenção da viabilidade de nosso projeto político a longo prazo, independente dos rumos que a legislação eleitoral tome.
Espero ter deixado claros os nossos motivos (gostou da concordância nominal, professor?)
Em caso de permanecerem dúvidas, estamos à disposição dos amigos da imprensa. Nas palavras de Silvio Delmondes, "temos endereço fixo, duas linhas telefônicas comerciais, uma residencial e um celular". Estamos estabelecido em frente ao Fórum novo. Portanto, não é necessário ficar em dúvida. Basta perguntar, ok?
.
Saudações PMDBistas desde já!

Política Tangaraense em destaque


(clique no recorte do jornal para ampliar a imagem)

fonte: O Jornal do Vale - Ed. 135 de 29 de agosto de 2007 - pág 3 - Por Moisés Bispo dos Santos.
.
A nossa leitura dos fatos difere um pouco da leitura de Moisés. Tudo indica que teremos 3 candidaturas à prefeitura.
  • O PR do prefeito Júlio Cesar, que provavelmente terá o PV de Sommavilla como vice. A citação da candidatura do PV está tendo espaço na mídia apenas para fazer o nome do apresentador e fortalecer a dupla.
  • O bloco DEM/ PSDB é praticamente certo, a menos que o DEM defina que deseja lançar uma "chapa branca" com Fábio e Muraro.
  • A alardeada "terceira via" é o que de fato negociam PT, PDT, PMDB, PC do B, PPS, PP, PSC e PRP. Boa parte da imprensa tem dificuldade de admitir esta possibilidade, colocando o PMDB e o PP fora deste plano.
  • É possível que alguns dos partidos que debatem a "terceira via" que não forem prestigiados com a candidatura a prefeito ou vice, acabem na reta final abandonando o barco e desistam do bloco, correndo atrás do grupo que estiver melhor nas pesquisas, seja DEM/ PSDB, seja PR.

Remédio para colesterol reduz risco de Alzheimer', diz estudo

Na última edição da revista especializada Neurology, os pesquisadores afirmam ter descoberto as primeiras provas de que medicamentos do grupo das estatinas (usados por milhões de pessoas no mundo) podem impedir a doença.
Em 2002, um estudo em larga escala da Universidade de Boston já tinha descoberto que os medicamentos poderiam reduzir o risco de Mal de Alzheimer em até 79% mesmo em pessoas geneticamente predispostas ao problema.
A autora do novo estudo, Gail Li, afirma que a sua pesquisa foi a primeira a comparar os cérebros de pessoas que receberam as estatinas com os cérebros de pessoas que não receberam.
Doadores
A equipe da professora-assistente de psiquiatria e ciências comportamentais da Universidade de Washington em Seattle realizou autópsias em cérebros de 110 pessoas com idades entre 65 e 79 anos, que doaram seus cérebros para pesquisa depois de suas mortes.
Estas pessoas eram normais, sem problemas cognitivos, quando se inscreveram em um programa de estudos voltado para adultos.
O mal de Alzheimer tem duas "marcas registradas": a presença de "placas" e "nós", depósitos de proteína que parecem estar espalhados pelo cérebro dos portadores. Mesmo assim, a causa exata da doença ainda não foi completamente compreendida.
Os pesquisadores encontraram uma quantidade significativamente menor desses nós nos cérebros de pessoas que tomaram estatinas, em comparação com os que não consumiram o remédio.
"Pessoas com Alzheimer são diferentes. Estatinas provavelmente ajudam mais a evitar a doença em certos tipos de pessoas do que em outras", disse Gail Li.
"Algum dia, poderemos saber de forma mais precisa quais indivíduos vão se beneficiar de quais tipos de estatinas para evitar as mudanças do mal de Alzheimer", acrescentou.
Derrame
Um estudo em pequena escala da Universidade de Santiago de Compostella, na Espanha, também descobriu que pacientes que pararam de tomar as estatinas depois de um derrame corriam um risco muito maior de morte.
A pesquisa espanhola também foi publicada na Neurology. Os pesquisadores espanhóis seguiram a evolução de 89 pacientes que tiveram derrames e que já estavam sob a medicação.
Nos primeiros três dias depois do derrame, 46 pacientes não receberam mais estatinas e outros 43 continuaram tomando doses normais.
Depois de três meses, 27 pessoas (60% dos que não estavam sob estatinas) morreram ou ficaram incapacitadas, dependendo de ajuda para viver, em comparação com apenas 16 pessoas do grupo que obteve permissão para tomar as estatinas.
"Estes resultados dão grande respaldo à recomendação médica de continuar o tratamento à base de estatinas durante a fase mais aguda de um derrame isquêmico", disse o pesquisador-chefe, Jose Castillo.
Anthony Rudd, médico britânico do Hospital Guys' and St. Thomas, em Londres, especializado em derrames, afirmou que os benefícios das estatinas para pacientes com derrame são contraditórios.
"Este é um estudo muito pequeno e acredito que precisamos de pesquisas maiores antes de tirar conclusões mais concretas", disse.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Renato Gama filia-se ao PMDB


Para ler a matéria na íntegra, clique no recorte de jornal e este será ampliado.
Comentários da matéria:
  • Não considero que tenhamos conseguido briga com figurões da política, pelo contrário, temos tido cada vez mais diálogo com as lideranças, geralmente com resultados positivos;
  • Os militantes do PSC não foram pegos de surpresa, nem ficaram desanimados com a notícia. Temos amadurecido a idéia com a diretoria há algum tempo, e a decisão foi tomada de comum acordo, visando o crescimento do grupo e da comunidade;
  • O PSC é um bom partido. Ocorre que a legislação eleitoral é dinâmica e tem prestigiado mais os partidos maiores, como na cláusula de barreira, fundo partidário e tempo na TV. A última novidade é a proposta de impedimento de coligação para eleições proporcionais, o que torna a vida dos partidos pequenos mais difícil do que já era. O grupo do PSC está sendo prestigiado com a parceria feita com o PMDB, como a família onde um dos filhos compra um carro novo. Não há desprezo pelo antigo carro da família, e sim a possibilidade de maior conforto e comodidade para todos;
  • Não existe compromisso do PMDB em lançar nossa candidatura a prefeito. Submeteremos de forma humilde nosso nome às previas da convenção e apoiaremos a decisão do grupo, seja quem for o candidato escolhido;
  • Não está afastada a possibilidade de apoiar a candidatura de outro grupo, como sugeriu o site do novo presidente do PSC, Marcos Sanchez. Não temos nada contra o DEM, nem contra o Prof. Fábio Junqueira;
  • Ficaremos lisonjeados com a visita do Vice-governador Sinval Barbosa e do Deputado Bezerra nas próximas reuniões do PMDB. No entanto, sabemos que as agendas destes é bastante cheia e ainda não estamos certos de que poderão estar em Tangará na reunião que nos apresentará oficialmente ao grupo.