sábado, 29 de setembro de 2007

Imagens da semana em Tangará da Serra




(clique na imagem para ver ampliada)

fonte das imagens originais: Jornal do Vale

PS: Este jogo de palavras colocados nos diálogos pretende ocupar uma lacuna existente no jornalismo humorístico em Tangará da Serra. Esta modalidade se assemelha ao que fazem grandes cartunistas brasileiros, sem pretender uma abordagem desrespeitosa das pessoas citadas. Esperamos que com bom-humor, todos vejam as imagens como um deboche cômico do nosso dia-a-dia.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Só 11% dos brasileiros confiam nos políticos, aponta pesquisa


Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostra que apenas 11% dos brasileiros confiam nos políticos e 16%, nos partidos políticos. Ainda segundo a pesquisa, Polícia Federal e as Forças Armadas são as instituições mais confiáveis, com a aprovação de, respectivamente, 75,5% e 74,7% dos entrevistados.O estudo também mostra que 85% acreditam que a corrupção pode ser combatida, e 94,3% acham que um político processado na Justiça não deveria poder concorrer às eleições.Os entrevistados também consideram importante a reforma política: 95,4% são favoráveis, embora a pesquisa não tenha feito perguntas específicas sobre que mudanças deveriam ser feitas na legislação.A pesquisa mostra ainda que 79,8% discordam do foro privilegiado para pessoas que ocupam cargos públicos, como previsto atualmente na lei brasileira. Os dados serão divulgados durante uma audiência pública na Comissão de Participação Legislativa da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira.A pesquisa foi realizada pela Opinião Consultoria a pedido da AMB e ouviu 2.011 pessoas nas três primeiras semanas de agosto, em entrevistas por telefone, em todos os Estados.A pesquisa mostra que entre os políticos, o nível local de decisões tem mais credibilidade do que a esfera nacional: 18,9% dos entrevistados disseram confiar na Câmara dos Vereadores, enquanto o Senado Federal tem a confiança de 14,6%, e 12,5% confiam na Câmara dos Deputados.As questões sobre Justiça também revelam uma confiança maior no âmbito local.O Poder Judiciário de um modo geral tem a confiança de 41,8% dos entrevistados, mas o Juizado de Pequenas Causas goza de uma confiança maior, de 71,8%. Já os juízes têm a confiança de 45,5% dos entrevistados, e o Supremo Tribunal Federal, a instância máxima do Poder Judiciário, de 52,7%.Na pergunta sobre qual tribunal é mais confiável, o Tribunal de Pequenas Causas também aparece em primeiro lugar, com 23,6% das respostas. O STF teve 20,5%, a Justiça do Trabalho 19,2% e a Justiça Eleitoral 10,6%.A grande maioria dos entrevistados declarou já ter ouvido falar do Tribunal de Contas da União (83,6%) e na Controladoria Geral da União (78,2%), órgãos internos de controle do controle do Poder Público, mas uma parcela significativa (43,6%) não sabe a diferença entre o Ministério Público e o Poder Judiciário.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Deputado Clodovil e Prefeito Júlio César estarão do mesmo lado a partir de hoje

O deputado federal Clodovil Hernandes (SP) vai trocar de partido político nesta terça-feira, às 14h30. Até então no PTC, ele mudará para o PR (Partido da República) --fusão do PL com o Prona.
A informação foi confirmada na última quarta-feira pela assessoria de Clodovil. O parlamentar, segundo sua assessoria, está em busca de uma estrutura melhor para dar sustentação a seu trabalho Legislativo.
Após a assinatura do ato de filiação, no gabinete da liderança do partido, o deputado concederá entrevista à imprensa, seguida de coquetel.
Nestes quase oito meses na Câmara, Clodovil apresentou 15 projetos de lei, já aprovados nas comissões técnicas da Casa. O parlamentar admitiu que foi sondado também por outras legendas, mas optou por ingressar no PR, tendo em vista a coincidência de objetivos, e a perspectiva do indispensável diálogo para uma relação produtiva entre o parlamentar e o partido.
Com a chegada de Clodovil ao PR, o partido, atualmente com 41 deputados na Câmara, passará a ter 42 representantes na Casa. Já o PTC, que só tem dois representantes na Câmara, ficará com apenas um --Carlos Willian (PTC-MG).
O PR tem hoje a quinta maior bancada na Câmara, atrás de PT, PMDB, DEM e PSDB.

As novas alianças do prefeito

(clique na foto para ver a imagem ampliada)

fonte da foto original: www.reporternews.com.br

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Imagens do fim de semana em Tangará

fonte da foto original: O Jornal do Vale - Ed 155 - 24 de setembro de 2007

(Obs: a mão sem corpo fazendo sinal de positivo à esquerda de Júlio Cesar é a do Deputado Wagner Ramos - veja a semelhança dos detalhes da camisa com a foto de baixo). O motivo pelo qual foi priorizado o aparecimento com os vereadores e o deputado teria ficado de fora na foto permanece um mistério)


fonte da foto original: Diário da Serra - Ed 3145 - 24 de setembro de 2007


(clique nas imagens para ver cada foto ampliada)

sábado, 22 de setembro de 2007

João Negão provoca aproximação com PR

Dias depois de posar ao lado do Deputado Sérgio Ricardo (PR) em um jornal da cidade e de rasgar elogios numa entrevista ao prefeito Júlio César (PR), desta vez o radialista parlamentar recepciona convencionais da mesma agremiação na praça da prefeitura.
Mesmo recém–chegado ao grupo, falou em nome do PMDB, espalhando faixas em frente à prefeitura e na rotatória do Banco do Brasil saudando os visitantes.
Em tempo de negociações de candidatos a vice, João Negão ignora a parceria PT/ PR que se articula por todo o estado. Há quem afirme que suas manobras manifestam seu desejo de ser convidado por Júlio a ser seu parceiro em 2008. Será?

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Novo Blog jornalístico de Tangará começa a ser planejado

Os componentes interessados no projeto por hora são:

  • Política: Moisés Bispo
  • Economia: Crys Meissner (Prof de ADM da Unicen, com especialização em comércio exterior)
  • Medicina e Saúde: Renato Gama
  • Esportes: Diego Soares
  • Coluna Social: Liane Ruppel
  • Policial: Vando Nascimento
  • Música e Cultura: Kiko Padovani

Outras colunas ainda em planejamento:

  • Agrobusiness
  • Notícias da Cidade (tentaremos Evandro Carlos)
  • Moda (tentaremos a Tatiana)
  • Culinária (tentaremos o Tadzio Grigoletti)
  • Humor
  • Direito (tentaremos a Dra. Milene Nader)
  • Educação (tentaremos o Prof. José Paulo)
  • Dicas de construção e manutenção doméstica (tentaremos algum engenheiro)
  • Classificados
  • Variedades: (tentaremos Neli Tirelli)
  • Religião e Ética (tentaremos o Pr. Jurandir Marques)
  • Sociologia e cidadania (tentaremos a Prof. Marines - Unemat)
  • Meio Ambiente e Agricultura Familiar (tentaremos a acad. agronomia Viviane Fraga)

Estes nomes são apenas uma referência para cada tema, como o responsável por cada sessão. Será permtido (e estimulado) que todos escrevam sobre tudo!!!

Estamos abertos a novas adesões.

Se o webleitor tiver interesse em participar, basta entrar em contato conosco, ou com um dos compontentes do grupo.

IMPRENSA LIVRE JÁ!!!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Enquete da TV Independência coloca Jaime Muraro como favorito entre os pré-candidatos


Na edição de hoje do programa A Hora do Povo, tomou vez uma enquete de resultado no mínimo curioso: A esmagadora maioria (mais de 60%) pediu a volta do ex-prefeito Jaime Muraro à administração municipal. Alguns fatos curiosos não puderam deixar de ser notados:
  • O Deputado Wagner Ramos não obteve nenhum dos mais de 30 votos manifestados;

  • Saturnino Masson, apontado pelo Instituto Folha de Pesquisa como grande favorito, amargou a obtenção de somente 1/5 das intenções de voto de Muraro;

  • Dona Ana, Fabio Junqueira e Jaconias obtiveram votação inexpressiva, este último com apenas 1 voto;

  • O maior partido do Brasil, um dos maiores de Tangará da Serra com grande número de filiados (PMDB) e que tem o maior número de pré-candidatos (Dr. Amauri, João Negão, Renato Gama, Thais Barbosa e Edna Campos), não foi incluido na pesquisa com nenhum nome.

  • Grande rejeição ao prefeito municipal, que obteve apenas 1/5 das intenções de voto de seu arqui-inimigo e adversário político, Muraro. Um dos entrevistados chegou a sugerir Julio Cesar para voltar ao rádio e Muraro para prefeito. Outro disse que se tivesse 10 votos, os 10 seriam de Jaime.

Se por um lado estas pesquisas estão longe de representar o retrato fiel da vontade do povo, por outro nos permitem ouvir alguns depoimentos isolados que nos fazem refletir sobre como anda a cabeça do povo.

IBGE divulga resultados do CENSO em Tangará

Em entrevista à rádio comunitária, o Sr. Luis, responsável pelo recenseamento em Tangará da Serra informou que o município ainda não passou dos 75.000 habitantes.

Essa notícia causou insatisfação de várias pessoas que questionaram os resultados obtidos, dentre os quais, até o apresentador do programa Marcos Sanches.

Este informou acreditar que Tangará da Serra já teria passado dos 100.000 habitantes.

Estes dados sempre estão acompanhados de certa preocupação com relação ao aumento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), verba repassada do Governo Federal às cidades, e que é proporcional ao número de habitantes.

Infelizmente, ainda temos uma visão míope das estatísticas do IBGE, pois estas informações são muito mais relevantes para o planejamento das ações de políticas públicas que meramente um determinante do FPM.

Esquecem-se alguns que as cidades de população maior sempre acabam sofrendo com o aumento de problemas sociais como a criminalidade, desemprego e déficit habitacional. Juntamente com o aumento da população, a cidade precisa investir cada vez mais recursos em construções de mais postos de saúde e escolas.

Desta forma, acreditamos que a análise destes dados não devem apenas motivar lamentações sobre o volume reduzido de repasses do FPM, mas principalmente a busca de compreensão da dinâmica social do município, visando o planejamento das políticas públicas.

TCE mantém reprovação de contas de Câmara de Tangará e multa ex-presidente Moisés da Farmácia

Acolhendo voto do conselheiro relator, Júlio Campos, o pleno do Tribunal de Contas julgou improcedente o recurso de reconsideração interposto pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, Moisés Santos Durães, contra decisão anterior que reprovou as contas anuais relativas ao exercício de 2004 e determinou o ressarcimento aos cofres municipais de valor equivalente a 5.337,66 UPFs.
De acordo com a manifestação do relator, as contas de Durães foram julgadas irregulares em virtude de 23 irregularidades, incluindo pagamento de verba de gabinete aos vereadores daquela legislatura. Essa irregularidade é que ocasionou a decisão do Tribunal Pleno de determinar a devolução.
Ao analisar as argumentações do pedido de reconsideração, o conselheiro Júlio campos conclui que o recorrente não apresentou fatos novos capazes de sanear as irregularidades e provocar reforma da decisão. Na defesa recursal, segundo o relator, a defesa apenas ratifica os argumentos apresentados na defesa preliminar. O representante do Ministério Público junto ao TCE também se manifestou pela improcedência do recurso.

Canção Gospel representa anseio dos Tangaraenses

Faz chover
Autor: Fernandinho

D9 A4 Bm7
Assim como a corsa anseia por águas

G5 D/F# G5 A4
Como terra seca precisa da chuva

G5 A/G D/F# G5 D9 A4
Meu coração tem sede de ti Rei meu e Deus meu

Bm7 G5 D9 A4
Faz chover Senhor Jesus

Bm7 G5 A4
Derrama chuva neste lugar

Bm7 G5 D9 A4
Vem com teu rio Senhor Jesus

Bm7 G5 A4
Inundar o meu coração

Bm7 G5 D9 A4
Faz chover...

solo:Bm7 G5 D9 A4 Bm7 G5 D9 A4 G5 A4 B5 E4 E

C#m7 A9 E9 B5
Faz chover Senhor Jesus

C#m7 A9 B5
Derrama chuva neste lugar

C#m7 A9 E9 B5
Vem com teu rio Senhor Jesus

C#m7 A9 B5
Inundar o meu coração

C#m7 A9 E9 B5
Faz chover...


Segundo o http://www.climatempo.com.br/ , de hoje não passa!!!!

Chuvas previstas para tarde e noite, retornando no domingo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Jornalistas da cidade se articulam para criar novo blog

A busca pelo "próprio negócio" não é um sonho apenas dos funcionários públicos e das multinacionais.

Em conversas informais com vários jornalistas, cresce o desejo da criação de um veículo de comunicação que seja gerido pelos próprios profissionais e possa trabalhar de forma independente e imparcial.

Moisés Bispo, Renato Gama, Diego Soares e outros profissionais estão estudando a viabilidade do projeto. Existe a possibilidade, inclusive de que haja uma versão escrita semanal, com a análise dos fatos da semana (no formato da Veja, Isto É e Época) e uma versão radiofônica, transmitida pela Comunitária Nova Horizonte. O grupo também pretende convidar a colunista Liane, o músico-repórter Kiko Padovani, além do apresentador Evandro Carlos e da jornalista Neli Tirelli, que abrilhantariam o trabalho com o dia-a-dia da cidade.

O sonho é de criar cadernos de ciência e saúde, política, esportes, música arte e cultura, educação, direito, humor, numa linguagem direta e de fácil compreensão.

A proposta permanece aberta a outros interessados em participar do grupo.

Vamos torcer para que o blog-jornal decole e Tangará seja agraciada com mais um grupo jornalístico.

Ameaças em Juína motivam ação de segurança


foto: ativista do Greenpeace seminua invade reunião com chefes de governo para protestar contra construção de fábrica na América do Sul.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vai assinar convênio com o Ministério da Justiça para garantir segurança de ambientalistas que trabalham no interior do Estado. A decisão foi tomada em decorrência das recentes ameaças de morte feitas por fazendeiros e políticos de Juína (a 735 km ano Norte de Cuiabá). Segundo ela, o ministro Tarso Genro, da Justiça, assegurará um contingente da Força Nacional de Segurança para questões ambientais. “Assinaremos em breve esse convênio. Ele (Tarso) me disse que, dos 500 policiais que ficaram no efetivo da Força Nacional, haverá um destacamento para o setor ambiental”, adiantou a ministra.
A questão veio à tona depois que o procurador da República em Mato Grosso, Mário Lúcio Avelar, determinou que a Polícia Federal investigasse denúncias de que nove ambientalistas do Greenpeace e da organização Operação Amazônia Nativa (OPAN), além de jornalistas estrangeiros, teriam sofrido ameaças de morte de fazendeiros e políticos de Juína. O grupo de pesquisadores foi expulso do município no último dia 20. A postura autoritária foi filmada e as imagens ganharam o mundo.

Fonte: http://www.rdnews.com.br/noticia.php?cod=3388




Clique aqui para assistir à reportagem de Boris Casoy sobre o incidente
http://www.youtube.com/watch?v=m6t4Ry-BaFM

Site Climatempo prevê chuva para hoje


Segundo informações do site, está previsto para hoje um índice pluviométrico de 5 mm, que se precipitariam à tarde e noite.

A partir de amanhã, o tempo volta a estar sem chuvas, pelo menos até domingo, segundo o site.

Soja 'asfixia Amazônia', diz francês 'Le Monde'

LONDRES - Uma reportagem do jornal francês Le Monde afirma que a Amazônia se encontra "asfixiada pela soja". O longo texto do vespertino francês afirma que a commodity é "um dos mais ferozes inimigos da floresta brasileira".

"Está a floresta condenada? Desde 1960, um quinto de sua superfície já foi derrubada. Hoje, é a cultura da soja que a ameaça", escrevem do Pará - que chamam de "faroeste brasileiro" - os repórteres do Monde.

A reportagem descreve como os produtores de soja vivem o que chamam de "guerra fria" contra ambientalistas, sobretudo ativistas do Greenpeace, uma das organizações não-governamentais mais críticas em relação aos sojicultores amazônicos.

"A tensão é palpável", diz o jornal. "Na Cooper Amazon, empresa que distribui fertilizantes, Luis Assunção, o diretor, não esconde sua raiva: 'Aqui, agora, é a guerra. Uma guerra fria'".

Os repórteres relatam a desconfiança gerada pela presença de estrangeiros no Pará, e destacam as manifestações recorrentes de sojicultures que afirmam que "a Amazônia pertence aos brasileiros".

Contra os argumentos de que a soja ajuda a Amazônia a se desenvolver, o Monde questiona: "Quem se beneficia deste desenvolvimento?"

O jornal lembra a violência que continua opondo grileiros e posseiros no campo, os assassinatos contra ativistas sociais e membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), e as repetidas revelações de trabalho escravo em fazendas da área rural.

Por fim, o jornal diz que "o pior está por vir" com o que chama de "explosão dos biocombustíveis", um fenômeno que obrigaria a conversão de mais áreas de plantio para a cana-de-açúcar e empurraria a soja mais para dentro da floresta.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Em lista de 34 países, Brasil é o que menos gasta em educação

O Brasil é o que menos gasta com educação dos 34 países analisados por um estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgado nesta terça-feira (18). O país apresenta o menor investimento por estudante (desde o ensino básico até a universidade), gastando em média cerca de R$ 2.488 por ano. Os 30 países da OCDE gastam, em média R$ 14.376, e no país que mais gasta em educação, Luxemburgo, este valor chega a R$ 25.705. No Chile, o único outro país sul-americano incluído no estudo, o gasto total é de R$ 5.470.O Brasil também é o país que apresenta o maior nível de diferença entre os gastos por estudante no ensino fundamental e secundário, em comparação com os estudantes universitários.Enquanto o país gasta R$ 2.213 em estudantes da pré-escola (à frente apenas da Turquia, que gasta R$ 2.139) e R$ 1.973 em estudantes do ensino fundamental e ensino médio (o mais baixo), os gastos com estudantes universitários chegam a R$ 17.226 por estudante, ao ano.
Gastos com universitários
Em média, os países da OCDE gastam apenas duas vezes mais na educação de estudantes universitários do que estudantes dos ensinos fundamental e médio. O gasto com os universitários no Brasil se compara ao de países como a Espanha e a Irlanda, e fica à frente da Itália, Nova Zelândia, México e Portugal, entre outros.O total do PIB investido em educação chega a 3,9% no país, segundo o relatório da OCDE, ficando à frente apenas da Rússia (3,6%) e da Grécia (3,4%). De acordo com a OCDE, a porcentagem do PIB gasta em educação demonstra a prioridade que este país dá à educação em relação a outros gastos de seu orçamento.Nos Estados Unidos, os gastos com Educação correspondem a 7,4% do PIB, a maior proporção, e na Dinamarca e Luxemburgo, ele corresponde a 7,2%. Segundo o documento, todos os países analisados aumentaram o investimento em educação com o aumento dos gastos chegando a mais de 40% em comparação a 1995.
Mercado de trabalho
Os resultados deste investimento ainda não atingiram seu potencial total e, segundo analistas ouvidos pelo estudo, ainda pode crescer 22%. O relatório também conclui que quanto mais difundida a educação universitária em um país, mais próspera a economia e melhor o mercado de trabalho para os recém-formados.O documento mostra ainda que as perspectivas de emprego para os profissionais menos qualificados não parecem ser prejudicadas pelo aumento do número de universitários e podem até melhorar.Em todos os países avaliados, os profissionais com curso universitário ganham mais e encontram emprego mais facilmente do que os que não chegam à universidade.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5853.jhtm
grifo nosso

Helicóptero faz Airbus arremeter em Congonhas

Um Airbus A320 da TAM que se aproximava do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17), teve que arremeter (abortar o pouso) repentinamente por causa da aproximação perigosa de um helicóptero. Segundo o Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo (SRPV-SP), o sistema anticolisão do avião (TCAS, na sigla em inglês) detectou perigo e sinalizou ao piloto que ele deveria tomar uma atitude imediata para evitar um possível choque. Esse tipo de alerta ocorre, normalmente, quando as aeronaves estão a menos de 300 metros de distância.
O avião da TAM, similar ao que se acidentou em 17 de julho em Congonhas, vinha de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, e se aproximava para pouso às 10h20. Os controladores de helicópteros pediram ao piloto que aguardasse a passagem do avião, mas a ordem teria sido desrespeitada. O SRPV- SP vai investigar hoje o que ocorreu e pode punir o piloto, caso a desobediência fique comprovada.
Esse foi apenas um dos quatro problemas registrados ontem em Congonhas. Apesar de a pista principal não ter mais restrições para operar em dias de chuva, o aeroporto fechou três vezes por causa de interferências de rádios piratas nas comunicações entre pilotos e controladores de vôo.
A primeira ocorreu das 9h29 às 9h36. Entre 13h45 e 13h58, houve interferência nos computadores que controlam vôos da Região Sul. A terceira interferência ocorreu entre 18h30 e 18h45. Com isso, o SRPV-SP teve de aumentar o espaçamento entre vôos, atrasando pousos e decolagens.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Cachorro na pista obriga avião da TAM a arremeter no Rio

No primeiro dia de operação das pistas reduzidas em Congonhas, foi uma chegada do vôo JJ 3914 (ponte aérea), da TAM, ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que causou apreensão aos passageiros. Já bem próximo à pista, o comandante não chegou a completar a frase: "Tripulação, preparar para o pouso". Disse apenas a palavra "tripulação" e ouviu-se uma comunicação por rádio da torre dentro da cabine de comando, interrompendo o "speech". De repente o avião arremeteu, assustando os passageiros. Em seguida fez uma curva.Foi quando o comandante Piatã voltou a conversar com os passageiros. Disse que estava tudo "perfeito" com a aeronave, um Airbus A319 (da mesma família do A320 que se acidentou há dois meses em Congonhas), mas que foi obrigado a arremeter porque havia um cachorro na pista do Santos Dumont. O avião então sobrevoou a baía da Guanabara, e o pouso que inicialmente aconteceria às 10h35 ocorreu apenas às 10h50 – tempo suficiente para que tirassem o cão da pista.

Fonte: http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item19710.shl

Mais de 40% dos municípios não têm política cultural, diz IBGE

Pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada nesta segunda mostra que para mais de 40% dos municípios brasileiros a cultura não está na agenda das políticas públicas.
Segundo a pesquisa, que compara dados de 2005 e 2006, 42,1% dos municípios brasileiros não têm nenhuma política cultural formulada. Além disso, a pesquisa revela que os municípios gastaram em média R$ 273,5 mil por ano com cultura. O montante equivale a apenas 0,9% do total dos orçamentos municipais.
Para o ministro da Cultura, Gilberto Gil, a pesquisa traz um gosto amargo porque aponta números objetivos que comprovam a falta investimento na cultura. "Nos municípios essa cifra está chegando a 1,0% do orçamento, no plano federal, ainda não chega a isso, ainda estamos brigando pelo 1,0% que é a recomendação da Unesco", disse.
De acordo com Gil, este ano o ministério da Cultura vai receber o equivalente a 0,8% do Orçamento. "No ano que vem deve chegar a 0,9%."
Entre os municípios que afirmam ter uma política para a área, o conceito de cultura não se reduz à realização de eventos. Entre os objetivos mais citados de políticas públicas estão: garantir a sobrevivência de tradições e preservar patrimônios históricos.
A pesquisa constata um predomínio de municípios com política cultural nas regiões Sul e Sudeste e nos pequenos Estados do Nordeste. A região Nordeste foi a que mais destinou recursos para a cultura: 1,2% do total da receita arrecadada.
Levada a campo no segundo semestre de 2006, por meio de questionários respondidos pelas prefeituras, a sexta edição da Munic investigou a diversidade cultural e territorial dos 5.564 municípios brasileiros.
A pesquisa mostra que em 72% dos municípios brasileiros ainda predomina a cultura acoplada a outros temas. Ao se somar esses municípios aos 12,6% outros em que o setor é subordinado a outra secretaria, tem-se que existem hoje 84,6% de órgãos gestores não exclusivos da cultura.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u329064.shtml

domingo, 16 de setembro de 2007

Site de Antero Paes de Barros (PSDB) divulga Saturnino (PSDB) como favorito das pesquisas em Tangará

Veja o texto que Antero reproduz de Lana Motta (Folha do Estado):

Saturnino Masson (PSDB) – com 29,7% das intenções de voto – é o nome mais cotado para assumir a prefeitura de Tangará da Serra no pleito eleitoral de 2008. Numericamente empatados – com 18,7% da preferência dos eleitores –, o deputado estadual Wagner Ramos (PR) e o ex-prefeito Jaime Muraro (DEM) ocupam o segundo lugar na avaliação realizada pelo Instituto Folha Pesquisa, nos dias 1º e 2 deste mês. O prefeito Júlio Cézar Ladeia (PR) obteve 9,9% das intenções de voto. O Instituto avaliou também o comportamento dos eleitores com a abordagem “Em quem você não votaria se as eleições fossem hoje”. O resultado mostra que prevalece o número de indecisos – 33%. Outro empate numérico é verificado no maior índice de rejeição – de 27,5% –, entre o prefeito Júlio Ladeia e o ex-prefeito Muraro. Saturnino Masson teve 8,8% de rejeição e o menor índice foi o do deputado Wagner Ramos – 3,3%.

Fonte: http://www.pnbonline.com.br/blog/default.asp

Apesar de proibido, políticos insistem em se promover inaugurando obras públicas com nomes de pessoas vivas

Governos municipais e estadual vêm descumprindo a Constituição Federal quando prestam homenagem a pessoas vivas, batizando com nome delas prédios públicos, ruas e rodovias. O governador Blairo Maggi, por exemplo, já inaugurou um conjunto habitacional em Rondonópolis com nome de sua mãe, Lúcia Maggi. Uma outra unidade habitacional, também em Rondonópolis, leva o nome de Ana Carla, homenagem a ex-secretária municipal de Ação Social e estadual de Educação. Existe também cohab com nome de Carlos Bezerra, uma alusão ao ex-prefeito, ex-governador, ex-senador e hoje deputado federal.
O prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido, o Cidinho, colocou o nome da principal avenida da cidade de "governador Blairo Maggi". Em Várzea Grande, escolas, órgãos e entidades vinculadas à prefeitura, ruas e avenidas receberam nome de Júlio Campos, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Existe também uma cohab batizada de Lucimar Campos, esposa do ex-governador e hoje senador Jaime Campos.
Em alguns casos, o Ministério Público age com rigor e consegue provocar a mudança de nome, de pessoas vivas para aquelas que já faleceram. Mas, em outras situações, se mostra omisso. Em seu artigo 37, a Constituição Federal diz que "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos".
Essas homenagens feitas em muitos municípios são tidas como de cunho promocional, o que fere o princípio da impessoalidade e moralidade administrativa. Dessa forma, prefeito ou governador corre risco de responder por atos de improbidade administrativa, mesmo que os projetos tenham crivo das Câmara Municipal e da Assembléia Legslativa, respectivamente.
Em Cuiabá, o MPE obrigou o então prefeito Roberto França a mudar o nome de ginásio poliesportivo Robertão, inaugurado em 2004 no CPA 1, para Verdinho. O mesmo MPE barrou também o prefeito Flávio Dalmolin, de Nobres, que estava prestes a inaugurar um ginásio com o nome de Bezerrão, uma forma de prestar homenagem ao deputado e que foi autor da emenda parlamentar de R$ 433 mil para construção da obra.
grifo nosso

Dinheiro público 'faliu' imprensa de Mato Grosso, afirma presidenta do Sindjor

A jornalista Keka Werneck, 36, empossada dia 12 deste mês como presidenta do Sindjor (Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso), disse que a imprensa mato-grossense faliu por tanta dependência do dinheiro público. A expressão de Keka não possui direta ligação financeira e sim que negócios com políticos subordinam a notícia.
“Vereadores, deputados estaduais, federais, prefeitos, governadores, toda a máquina pública libera dinheiro aos meios de comunicação. Isso é uma falência”, acredita.
“Quando um jornal noticia, quando ele é a veia da cidade, quando ele é a história política, ele vende, vende, e empolga, toca o leitor”, é o que pensa a nova comandante do sindicato dos jornalistas.
Para ela, as empresas de comunicação estariam agindo mais para a comunidade caso deixassem de lado a dependência do poder público.
Keka, formada pela universidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, mãe da garotinha Helena, de seis anos, afirma que resolvera assumir o Sindjor, por acreditar em forças coletivas.
Trabalhando como repórter numa ocupação de casas em Cuiabá, a nova presidenta do Sindijor sensibilizou-se com a causa e acabou juntando-se a uma associação de famílias que acredita que “a união faz a força”.
Ela diz que o Sindjor vai debater a partir de agora um assunto polêmico e que vai mexer com forças políticas do Estado. Keka e os novos diretores do sindicato querem saber se há ilegalidade no fato de as de empresas de comunicação aceitarem políticos como apresentadores de televisão. Ao menos cinco deputados estaduais apresentam programas hoje, quase todos do gênero policialesco.
Um outro desafio da presidenta: entender por que um jornalista em Mato Grosso recebia no início da década de 90 o equivalente a dez salários mínimos e hoje o piso da categoria atinge em torno de apenas três mínimos.

sábado, 15 de setembro de 2007

Compulsão Alimentar


Quem sofre de compulsão alimentar muitas vezes não consegue revelar suas fraquezas e não quer demonstrar que precisa de ajuda. Só aceita a necessidade de mudança e tratamento adequado quando chega ao fundo do poço. O compulsivo precisa aprender a respeitar os próprios limites, mesmo que para isso seja necessário deixar de corresponder às expectativas alheias.

Para ler o texto completo no UOL, clique no link: Compulsão Alimentar

Setor de Endemias de Tangará registra 208 casos de dengue este ano


Mesmo com o período de estiagem das chuvas, o que de uma certa forma ameniza a criação do mosquito Aedes Aegipty, causador da dengue, os agentes de saúde de Tangará da Serra continuam com o trabalho de visita nos bairros da cidade, com o objetivo de prevenir a proliferação das larvas do mosquito.
Segundo informações da coordenadora de Vigilância Ambiental do Setor de Endemias, Maria do Carmo de Lima, do mês de julho até setembro não há nenhum caso notificado de dengue no município. “Isto deve-se ao fato de que não estão ocorrendo as chuvas, conseqüentemente os números de casos da doença também diminuem”, explica.
De acordo com a coordenadora, de janeiro à julho o setor de endemias registrou, 879 casos de dengues notificados, 49 descartados, 622 aguardando resultado do exame e 208 casos confirmados da doença.
A coordenadora explica que este número ainda é considerado alto, levando em consideração o trabalho de prevenção que é realizado no município. “Mesmo com todo trabalho de prevenção, as pessoas ainda não tem consciência da gravidade que a dengue oferece, podendo até matar”, lamenta a coordenadora. Ela ressalta ainda, que o trabalho dos agentes de saúde é feito através de ciclos, que acontecem há cada dois meses. “A cada fechamento de ciclo eles tem que terem visitado 35.620 imóveis em Tangará da Serra”, destaca Maria do Carmo, frisando ainda que durante a visita os agentes de saúde fazem a inspeção da casa e orientam os moradores no que deve ser feito para evitar a proliferação do mosquito.
Com relação ao bairro em que se há mais casos da manifestação da doença, a coordenadora fala que o mais afetado é o centro. “As pessoas circulam mais nesta área, lojas e demais estabelecimentos também colaboram para a criação do mosquito”, afirma Maria do Carmo.
Para a coordenadora, a melhor maneira de combater o mosquito, é cada pessoa fazendo sua parte, não deixando locais com acúmulos de água, para que ele possa procriar.
Maria do Carmo alerta a população para redobrar os cuidados principalmente nos períodos que iniciam as chuvas, onde há maior facilidade e quantidade de locais para a larva do Aedes Aegipty ser depositada. Ela chama a atenção também para que as pessoas que identificarem casos de dengue na família, imediatamente informem o setor de endemias, para que os agentes de saúde possam se deslocar até o local para aplicar o veneno, como também saber a quantidade da doença no município.
PALESTRAS- Como forma de conscientizar os alunos na prevenção da dengue, uma equipe iniciou na semana passada uma campanha educativa nas escolas de Tangará da Serra. As escolas que receberam a visita dos agentes de saúde foram a Antenor Soares e Jonas Lopes. Na próxima semana, novas escolas receberão a visita da equipe, com palestras no combate ao mosquito da dengue.
SINTOMAS- Os principais sintomas da dengue clássica são: dores de cabeça e muscular, febre alta, vermelhidão no corpo, aumento das glândulas linfáticas e comprometimento das vias aéreas superiores. Na dengue hemorrágica, além da febre e das dores de cabeça e muscular, o doente também apresenta hemorragias gastrointestinal, cutânea, gengival e nasal, tontura e queda de pressão. Em razão das hemorragias, este tipo de dengue pode matar.

Fonte: Lucélia Andrade (Diário da Serra)
reproduzido de http://www.reporternews.com.br/listar.php?id=227632
Imagem: http://www.cdelsol.com.ar/WebSite/Portals/0/Dengue.jpeg

PS: Discordo da conclusão de Maria do Carmo. Na verdade a maior incidência da Dengue no Centro não deve estar relacionada à proliferação mais acentuada nesta região. Acredito tratar-se de problemas de notificação nos bairros, uma vez que os casos atendidos nos hospitais particulares (que se localizam todos no centro) são confirmados com exames laboratoriais (pacientes particulares e convênios, que em sua maioria também moram nas regiões centrais). Já nos postos de saúde dos bairros, nem sempre o diagnóstico é confirmado com exames, o que os coloca como casos suspeitos, não confirmados.

Homem acorda durante a própria autópsia na Venezuela


Um venezuelano que havia sido declarado morto acordou no necrotério durante a própria autópsia, quase matando de susto os médicos legistas.Carlos Camejo, 33, foi declarado morto após um acidente em uma estrada. Levado ao necrotério, seu corpo foi submetido à autópsia.Tudo ia muito bem até que Camejo começou a sangrar. Os médicos acharam estranho e começaram a costurar o sangramento em seu rosto.Foi nesse momento que eles descobriram que a autópsia era na verdade uma biópsia. O cadáver (?) começou a gritar."Eu acordei porque a dor era insuportável", disse Camejo a um jornal local.A mulher de Camejo foi ao necrotério para identificar o corpo do maridão e, ao chegar lá, viu-o andando em um corredor.

fonte: http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2007/09/14/ult1594u1055.jhtm

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Vaticano exige alimentação das pessoas em estado vegetativo

O Vaticano confirmou nesta sexta-feira que para os católicos é obrigatório alimentar as pessoas que se encontram em estado vegetativo, em uma referência ao caso da americana Terri Schiavo, que permaneceu em coma por 15 anos e faleceu em 2005 após a interrupção da alimentação."A administração de alimentos e de água, ainda por vias artificiais, é em regra geral um meio comum e proporciona a manutenção da vida. Portanto é obrigatório", afirma a Congregação para a Doutrina da Fé.Os pais de Terri Schiavo protagonizaram uma longa batalha legal para evitar a morte de Terri, que sofreu um infarto em 1990 e entrou em estado vegetativo depois de uma breve etapa em coma.O caso, que foi acompanhado por toda a imprensa mundial, chegando a mobilizar até mesmo o Congresso dos Estados Unidos, que aprovou uma lei especial para tenta evitar a morte de Terri, foi decidido pelos tribunais federais, que se negaram em 12 ocasiões a ordenar o religamento dos tubos para manter a mulher com vida.Terri Schiavo faleceu em 31 de março de 2005, aos 41 anos, depois de passar 13 dias sem alimentação após a remoção do cateter alimentar que a mantinha viva, apesar da mobilização dos movimentos cristãos e dos conservadores dos Estados Unidos.Na ocasião, o Vaticano denunciou que se tratou de uma morte "antecipada arbitrariamente".
imagens obtidas do google imagem com as palavras chaves "terry"e "schiavo".
Montagem por Renato Gama.
PS: Concordo que deixar alguém em estado vegetativo morrer de fome não é uma atitude cristã, nem ética, nem cientificamente justificavel.

Pessoas solitárias têm saúde mais precária, diz estudo

Uma pesquisa realizada por cientistas americanos aponta que a genética pode explicar por que as pessoas solitárias têm uma saúde mais precária.O estudo, realizado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e publicado na revista 'Genoma Biology', descobriu que genes ligados ao sistema imunológico e a inflamações dos tecidos podem ser mais ativos em pessoas isoladas socialmente.Os cientistas analisaram 14 voluntários e avaliaram seu nível de interação social por meio de um sistema de pontos.Em seguida, examinaram a atividade genética presente nos glóbulos brancos dos participantes.Ao avaliar os resultados, os estudiosos observaram que vários genes ligados à produção de inflamações foram mais ativos entre os voluntários "solitários".Os estudiosos ainda observaram que outros genes, considerados importantes na luta contra os vírus e relacionados à produção de anticorpos, foram, por sua vez, menos ativos entre os participantes isolados socialmente.Para Steven Cole, líder da pesquisa, o estudo mostra como "o isolamento social pode causar um impacto biológico ao afetar alguns de nossos processos internos mais importantes".O médico destacou que as diferenças encontradas entre as cargas genéticas dos voluntários solitários e as dos não-solitários estavam ligadas somente "ao sentimento de isolamento que sentiam" e não a outros fatores, como idade, riqueza ou saúde.De acordo com os pesquisadores, a qualidade, e não a quantidade das amizades, é o que importa."O que conta, em termos de expressão genética, não é quantas pessoas você conhece, mas a quantas delas nos sentimos realmente próximos", disse Cole.O pesquisador avalia que o levantamento do perfil genético feito pela pesquisa pode, no futuro, ajudar os médicos a refletir sobre a eficácia de terapias no tratamento de pessoas que sofrem de solidão.

Fontes
imagem: http://kkiara.files.wordpress.com/2007/04/solidao.jpg
texto: http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/bbc/2007/09/13/ult4432u588.jhtm


quinta-feira, 13 de setembro de 2007

João Negão anuncia sua vinda para o PMDB

Ingressando na Terceira sigla em 3 anos de mandato, o vereador João Negão anunciou na imprensa hoje sua filiação ao PMDB. Numa matéria de estilo literário muito semelhante ao seu próprio, o radialista e Vice-Presidente da Câmara foi anunciado pelo Jornal do Vale como eventual candidato do partido à sucessão municipal.
O PMDB é talvez o único partido em Tangará que possui vários nomes à sucessão de Julio Cesar, como empresária e ex-vereadora Edna Campos, a Ex-prefeita e suplente de Deputado Thais Barbosa, o próprio João Negão, o dentista Amauri Paulo Cervo e o médico Renato Gama.

Chuvas prevista para Cuiabá e Juína, mas não para Tangará na segunda-feira


Chuvas prevista para Cuiabá e Juína, mas não para Tangará na segunda-feira. As imagens de satélite demonstram a saída da nebulosidade que causou forte temporal em Brasnorte esta semana.



quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Tarifa da UE sobre etanol é 'distorção', diz Lula na Suécia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta quarta-feira em Estocolmo a política protecionista aplicada sobre os biocombustíveis no mercado internacional e observou que a imposição européia de tarifas de até 55% sobre o etanol brasileiro "é um exemplo de distorção"."Basta comparar com a tarifa cobrada pela União Européia para o petróleo, que é de apenas 5%", destacou o presidente, em discurso na abertura de um seminário sobre biocombustíveis."Será impossível expandir significativamente o mercado para biocombustíveis na União Européia enquanto políticas protecionistas persistirem." Antes do seminário, Lula passeou em um ônibus sueco movido a etanol do Brasil, acompanhado pelo rei da Suécia, Carl Gustaf 16, e prometeu "levar os ônibus a etanol para o Brasil".A montadora sueca Scania anunciou que o primeiro ônibus movido unicamente a álcool será testado na cidade de São Paulo a partir de outubro, como parte de uma iniciativa da Prefeitura de Estocolmo para divulgar a viabilidade do etanol como combustível alternativo para o transporte coletivo.A bordo do ônibus sueco, o presidente Lula fez um percurso de cerca de 15 minutos pelo centro de Estocolmo. O ônibus conduziu o presidente ao Real Instituto de Tecnologia da cidade para o seminário sobre biocombustíveis.Em Estocolmo, todo o transporte público local é movido a etanol e, até 2020, a meta é substituir toda a frota de 1,4 mil ônibus de rotas intermunicipais que ainda operam com diesel por veículos a álcool.Há dez anos, foi feita uma primeira tentativa de introduzir os ônibus a etanol no Brasil. Mas os testes foram interrumpidos, em razão das baixas taxas aplicadas sobre o diesel e das taxas relativamente mais altas para o etanol que vigoravam na época.A agenda do presidente Lula nesta quarta-feira incluiu ainda encontros com investidores suecos. No World Trade Center de Estocolmo, Lula convidou uma platéia de empresários suecos a investir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no setor de biocombustíveis.Lula enfatizou que nos próximos três anos e meio de seu governo será dada continuidade a um processo "que está elevando o país a patamares de alta respeitabilidade no mundo"."O Brasil durante muito tempo falava o que não fazia e fazia o que não falava. Nós queremos falar a mesma linguagem com a luz do dia, ou com a luz das estrelas." As 15h30, hora local (10h30 em Brasília), o presidente deixou a capital sueca com destino a Copenhague, na Dinamarca.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2007/09/12/ult4904u141.jhtm

Para que a sessão secreta do senado sobre o Senador Renan Calheiros?


Só existe uma explicação: para não permitir que a opinião pública saiba em como cada senador votou.

Segredos deste tipo não beneficiam a democracia.


Na foto, alguns Deputados saindo literalmente "no braço" para ter o direito de assistir à sessão do Senado Federal.


fonte da imagem: http://www.uol.com.br/

Lojas Americanas são condenadas por humilhar PM

As Lojas Americanas, instalada no Shopping Pantanal, em Cuiabá, foi condenada a pagar R$ 7 mil por danos morais à policial militar Aparecida de Fátima Ferreira por revistá-la na frente de várias pessoas sem que ela tivesse cometido algum delito. Quando Aparecida saiu do estabelecimento, o alarme antifurto disparou. Descobriu-se depois que a funcionária da loja esqueceu de retirar o sistema antifurto da mercadoria. Até chegar a essa descoberta, a policial já havia sido revistada na frente de todos, inclusive de uma amiga que a acompanhava na compra.
A empresa contestou a ação, alegando que o dispositivo de segurança da loja encontra-se dentro da legalidade, portanto, inexistindo dano moral a ser indenizável, pois não houve nenhuma conduta ilícita da sua parte. Para os responsáveis pela Loja, Aparecida passou por um mero aborrecimento.
O juiz Yale Sabo Mendes, do Juizado Especial do Planalto, entendeu que a situação foi vexatória, porque várias pessoas viram a policial sendo revistada sem que ela nada tivesse feito de errado. “Se a abordagem, em decorrência do disparo de alarme em mercadoria que o preposto da fornecedora se esqueceu de retirar, não se deu com a devida cautela e de forma respeitável, gerando evidente constrangimento à pessoa abordada, que aos olhos de terceiros espectadores do fato passou por suspeita de ter tentado subtrair aquela mercadoria, causa-lhe inegável dano moral, passível de ressarcimento pecuniário”, diz trecho da ação. Dessa forma, o magistrado condenou a Americanas, que terá 15 dias para pagar a indenização de R$ 7 mil.

Simone Alves – http://www.rdnews.com.br/

Prefeito Júlio César se defende das acusações do MP

O prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia (PR), afirmou que vai recorrer da acusação feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), no qual foi denunciado por ter utilizado anúncio num periódico do município para promoção pessoal com recursos do caixa da administração municipal. A ação impetrada pelo MPE será julgada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ), já que Ladeia possui a prerrogativa do foro privilegiado.
O chefe do Executivo municipal classificou de “inocente” o anúncio publicado num jornal local, com o intuito principal de divulgar o “8º Encontro do Plantio Direto no Cerrado”. O prefeito rebateu a acusação do Ministério Público de que teria usado o espaço para fazer propaganda pessoal intencionalmente.
“O jornal me procurou e fez a proposta de divulgar o evento com a inserção da prefeitura porque isso poderia gerar resultados para o município. Me pediram para colocar uma frase do prefeito e como sobrou espaço colocaram minha foto. Mas nada disso teve a intenção de fazer promoção pessoal. Da forma inocente que está escrito é fácil perceber que não houve outra intenção”, afirmou.
Ladeia reconheceu ainda que o processo ocorreu à revelia por falta do devido acompanhamento. Disse ainda que o advogado Gilmar Moura de Oliveira está encarregado de comprovar sua lisura no processo. O prefeito também disparou críticas ao teor da acusação sob responsabilidade do MPE.
“O país vive tantos desmandos. Por que não tomam uma atitude contra quem de fato deve? O Ministério Público está no papel dele, mas acredito que o Tribunal de Justiça verá que isso é relevante ao ponto de condenar a vida de quem está pautado na decência”, ponderou.
No Tribunal de Justiça o relator do processo, desembargador Díocles de Figueiredo disse que a denúncia e os fatos que a subsidiou transformaram-na em formal e materialmente correta, “posto que existe prova da materialidade do fato que caracteriza crime em tese e também indícios da autoria”.
Reproduzido de Sonia Fiori - Diário de Cuiabá

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Hospital tem que pagar R$ 114 mil por infecção hospitalar


O juiz Renato Luís Dresch determinou que uma fundação, mantenedora de um hospital, indenize por danos morais uma paciente no valor de R$ 114 mil, corrigido monetariamente. A paciente alegou que se internou em um hospital em 2002, aos nove meses de gravidez, para obter acompanhamento médico do parto. Segundo a paciente, foi utilizado fórceps sem nenhuma assepsia. Informou ainda que, dois dias depois recebeu alta, sendo prescrito pela enfermeira unicamente o uso de sulfato ferroso. Sentindo fortes dores e febre alta, ela retornou ao hospital e foi examinada por uma enfermeira que afirmou não haver infecção e lhe receitou dipirona para aliviar os sintomas. Dias depois, ela foi levada às pressas a um outro hospital e médico de plantão constatou de imediato grave infecção hospitalar. Transferida para uma maternidade, teve extirpados todos os órgãos reprodutores, exceto o ovário direito.A fundação contestou alegando que as enfermeiras podem prescrever medicamentos aprovados em rotinas da instituição de acordo com determinação legal e que, no caso, não havia necessidade da prescrição de nenhum outro medicamento além do sulfato ferroso, que faz parte da rotina do hospital. Alegou, ainda, que o atendimento foi realizado por médico obstetra, não sendo constatados sinais de infecção. Argumentou também que a ruptura das membranas antes da internação constitui o único fator de risco para infecção apresentado pela paciente, o que seria independente da assistência prestada. O juiz levou em consideração o laudo pericial e concluiu que o processo infeccioso foi desencadeado especialmente em razão de procedimentos equivocados sem os cuidados necessários, com delegação de trabalho específico de médico a enfermeiro, além de falha técnica pela falta de prevenção contra infecções. Por ser de 1ª Instância, a decisão está sujeita a recurso.

Fonte
Texto: http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/42089.shtml
imagem: http://cms.basilea.com/customer/basilea.com/images/image_pool/annual_report_2006/1277.jpg

Biocombustíveis podem ser remédio pior que doença, diz OCDE


Por Sybille de La Hamaide

PARIS (Reuters) - Os biocombustíveis, festejados por reduzir a dependência energética, aumentar a receita agrícola e ajudar a combater as alterações no clima, na verdade podem acabar sendo prejudiciais ao meio ambiente e encarecendo os alimentos, indicou um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
No relatório sobre o impacto dos biocombustíveis, divulgado nesta terça-feira, a OCDE disse que eles podem "promover uma cura pior que a doença que tentam tratar".
"A pressão atual para ampliar o uso de biocombustíveis está criando tensões insustentáveis que vão abalar os mercados sem gerar benefícios ambientais significativos", disse a OCDE.
"Quando se levam em conta a acidificação, o uso de fertilizantes, a perda de biodiversidade e a toxicidade dos pesticidas agrícolas, o impacto geral do etanol e do biodiesel sobre o meio ambiente podem superar fácil os do petróleo e do diesel mineral", afirmou a organização.
Dessa forma, a OCDE pediu aos governos que cortem os subsídios para o setor e que incentivem as pesquisas para encontrar tecnologias que evitem a concorrência pela terra usada para a produção de alimentos.
Para a OCDE, os incentivos fiscais adotados em muitas regiões, como na União Européia e nos EUA, podem esconder outros objetivos, como proteger a agricultura da abertura comercial.
A organização orientou os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) a aumentar os esforços a fim de reduzir as barreiras às importações de biocombustíveis, para permitir a entrada de países em desenvolvimento que têm sistemas ecológicos e climáticos mais adequados à sua produção.
Também aconselhou os governos a tentar reduzir a demanda por combustível nos transportes, em vez de incentivar a produção dos chamados combustíveis "verdes".
"Um litro de gasolina ou diesel conservado porque uma pessoa caminha, anda de bicicleta, pega carona ou ajusta o motor de seu carro muitas vezes é um litro de gasolina ou diesel economizado a um custo muito menor que subsidiar novas fontes ineficientes", disse o texto.
Os biocombustíveis, fabricados principalmente a partir de grãos, sementes e açúcar, vêm sendo responsabilizados pelo aumento nos preços dos commodities, junto com outros fatores como a menor produção.
Fontes
ps:
será esta mais uma manobra dos países produtores de petróleo para tentar manter a dependência dos demais?

TJMT acata denúncia contra prefeito Júlio César



clique no recorte do jornal para ver a notícia ampliada

fonte: Diário da Serra - Ed. 3134 (11/09/2007) - pág 7

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Será que a parceiria PR/ PT que se configura na esfera estadual se reproduzirá em Tangará?


Se isso acontecer, o cenário começará a clarear da seguinte forma:
  • DEM - PSDB: Fabinho/ Muraro e Saturnino
  • PR - PT: Júlio César e Jaconias/ José Pequeno

OBS: Dificilmente o PTB (Herman) deixará de apoiar Fábio. Caso Muraro bata o pé e ganhe as prévias, nada impede que a agremiação receba Fabinho e lance uma "chapa branca".

Sobram para a terceira via:
  • PP (Dona Ana) , PMDB (Renato Gama/ Edna Campos/ Thais Barbosa/ João Negão/ Dr. Amauri) e PDT (Idail Trubian), PSB (Idalina?), PC do B (Froio), PSOL, PSDC, PSC, e outros.
  • Supondo ainda que o Bloco da Verdade esteja junto também em Tangará, o PDT e o PSB formariam um grupo. PSOL e PC do B podem também, por questões ideológias (se é que isso ainda existe) se aproximar deste bloco.
  • Outra aproximação possível seria a da coligação PMDB (Renato Gama/ Edna Campos/ Thais Barbosa/ João Negão/ Dr. Amauri), PP (Dona Ana) e PSC.
Vamos aguardar um pouco mais como evoluem nos namoros nos bastidores de Tangará...

Cerca de 10% a 15% da população brasileira tem pressão alta

Distúrbio assintomático (raramente as pessoas se queixam de “cabeça vazia” ou tonteira), a importância da hipertensão arterial é subestimada pela maioria da população, embora um contingente que varia de 10% a 15% de brasileiros sofra do mal.
Segundo o cardiologista Ricardo Germano, é muito difícil fazer com o brasileiro invista na sua própria saúde. “Especialmente se ele não sente nada. É cultural mesmo. O ideal é encarar o risco e pensar: ´Tenho realmente a pressão que eu deveria ter?´”, comenta.
Dentro das diretrizes brasileiras de saúde, a pressão arterial considerada normal é de 120 por 80 milímetros de mercúrio, embora cada um reaja de forma diferente.
O especialista sugere que, depois dos 30 anos, as pessoas façam consultas periódicas e verifiquem a pressão arterial freqüentemente. “Há, inclusive, uma polêmica se as farmácias poderão medir a pressão de seus clientes. É preciso ficar atento aos aparelhos, porque muitos sofrem desgaste, perdendo a calibragem, e a pressão acaba sendo medida incorretamente.”
Uma das maiores preocupações dos especialistas, além do sedentarismo e do fumo, é o avanço da idade. “Se você envelhece, naturalmente o risco cardiovascular aumenta”, avisa. No caso das mulheres, a partir dos 45 anos elas perdem a proteção hormonal, o que contribui para o aumento da pressão.
No caso das crianças, o olhar dos pais deve ser dirigido para a obesidade. As complicações são diferentes e uma ida ao pediatra pode evitar quadros graves.
Ricardo Germano lembra ainda que um dos erros recorrentes dos hipertensos é começar a tomar remédio e, depois que apresentam melhora, a seqüência é interrompida. "Hipertensos geralmente usam medicamentos para o resto da vida, desde que sejam constantemente monitorados por seus médicos”, destaca.
Entre os medicamentos com resultado significativo está a olmesartana medoxomila, combinada ou não à hidroclorotiazida. A olmesartana atua bloqueando os receptores de angiotensina II (substância produzida pelo organismo, responsável por aumentar a pressão sangüínea) na musculatura dos vasos sangüíneos. Geralmente, a ação do medicamento se manifesta depois de uma semana do início do tratamento.

Deputado Carlos Bezerra processa advogado por calúnia

O deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT) ingressará na Justiça com uma ação criminal contra o advogado Bruno Lins, que o acusou em depoimentos à Polícia e a jornalistas, de ter recebido dinheiro para favorecer o BMG na época em que o parlamentar presidia o INSS.
De acordo com o deputado, as acusações são infundadas e a ação é o meio correto para reverter o quadro de desgaste enfrentado pela denúncia. Um escritório de advocacia de Cuiabá, capital do Mato Grosso, será o responsável pelo processo.
A expectativa de Bezerra é que a ação criminal de calúnia e difamação seja protocolada na justiça já nesta quarta-feira. O parlamentar disse esperar celeridade no processo, para que possa ter sua imagem pública resguardada o mais rapidamente possível.
Bezerra ainda reiterou nota de esclarecimento que enviou para a imprensa tão logo tomou conhecimento do depoimento de Lins, que envolvia seu nome. Segue abaixo cópia da nota.
Nota de esclarecimento abaixo
Em função de informações obtidas pela equipe de reportagem deste veículo de comunicação, referentes ao depoimento prestado pelo Sr. Bruno de Miranda Ribeiro Lins à Polícia Civil do Distrito Federal, faço os seguintes esclarecimentos:
· Não tenho contato com o Sr. Bruno Lins, sequer o conheço. Tomei conhecimento de seu nome através da imprensa. Fui informado da existência de um depoimento prestado por este cidadão à Polícia Civil do Distrito Federal envolvendo meu nome;
· Já contatei meu advogado para que tão logo seja publicada matéria com denúncias inverídicas, propaladas pelo Sr. Bruno Lins, sejam tomadas as medidas legais cabíveis contra este cidadão;
· Afirmo que jamais adquiri qualquer tipo de benefício visando privilegiar instituições que possuem vínculos ou prestam serviços para o Poder Público. Ações deste tipo não fazem parte de minha biografia e nunca o farão;
· Quanto à minha gestão frente ao INSS e ao credenciamento de bancos para empréstimos consignados de servidores faço ainda as seguintes explicações:
· A Medida Provisória 130 – que regulamentou os empréstimos consignados - foi editada, em 17/10/2003, eu sequer presidia o INSS;
· Convertida em lei, sua regulamentação ocorreu em 2004, por Decreto da Presidência da República, expedida, como de praxe, pela Casa Civil, sem qualquer participação da minha parte ou de outros dirigentes do INSS;
· A primeira instituição financeira a firmar convênio com a autarquia foi a Caixa Econômica Federal (CEF);
· Somente depois disso, mediante consulta e instrução do Banco Central, autoridade única com tal competência, e em atendimento a gestão oficial do sistema financeiro interessado, os serviços de empréstimos consignados foram expandidos às demais instituições, conforme o mesmo rigoroso modelo de convênio inicial;
· Quero deixar claro que a frente do INSS, nunca beneficiei uma única instituição financeira, seja o BMG ou qualquer outra. Todas se submeteram a regulamentação, reitero, efetivada em 2003 quando eu sequer presidia o INSS.
· Por fim, lamento que informações obtidas através de denúncias, sem provas e levianas, venham ganhar as páginas de jornais e atacar a honra de homens públicos.

Fonte: http://www.reporternews.com.br/listar.php?id=226996

Multinacionais lutam para entrar no mercado de etanol do Brasil, diz 'Wall St Journal'

Empresas multinacionais do ramo de biocombustíveis com sede no Estados Unidos estão tendo dificuldade de entrar no mercado brasileiro por causa da relutância de famílias proprietárias de vastas plantações em vender suas terras, de acordo com reportagem na edição desta segunda-feira do "Wall Street Journal"."Um punhado de potenciais investidores" foi ao Brasil, "inclusive gigantes de commodities, de fundos de hedge e empresas do ramo de energia", diz o jornal americano. "Até os fundadores da Google Inc. vieram dar uma olhada." Mas "estão se chocando com uma realidade concreta: famílias como a do Sr. Junqueira Franco, que controlam os recursos canavieiros há décadas, até séculos. Muitas não querem vender, outras estão pedindo preços estratosféricos por operações cheias de problemas.""O Sr. Junqueira Franco, um fundador da Companhia Açucareira Vale do Rosário (...), recebeu ofertas de vários interessados. Inclusive uma oferta de US$ 775 milhões por sua empresa da gigante das commodities Bunge Ltda, sediada em Nova York. Mas o Sr. Junqueira Franco, cuja família chegou ao Brasil por volta de 1700 (...) disse que nunca vai vender (as terras que possui em São Paulo)." Essas dificuldades estão impedindo que algumas grandes empresas estrangeiras "entrem no promissor mercado de etanol do Brasil através de aquisições, forçando-as a desenvolver seus próprios projetos do princípio"."Com vastas terras, baixos custos de produção e experiência na produção de etanol, o Brasil é visto por muitos como o país com maior capacidade para satisfazer a demanda mundial", diz a reportagem assinada por Antônio Regalado e Grace Fan, a partir de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. Os repórteres lembram que "os Estados Unidos e outros países esperam substituir até 15% de sua gasolina doméstica por etanol em uma década"."Mas a resistência a estrangeiros pode afetar a rapidez com que grandes quantidades de etanol brasileiro barato comecem a chegar à frota automotiva mundial", diz a reportagem.Entre os problemas apontados na reportagem para a entrada de estrangeiros no mercado brasileiro de biocombustíveis, está a forma como os engenhos são administrados."A indústria açucareira e de etanol é gerenciada informalmente e é altamente fragmentada", o que "não é ideal para o investidor estrangeiro"."Com freqüência, os engenhos não têm contabilidade confiável e enfrentam disputas fiscais e dívidas", disse a reportagem, atribuindo tal comentário a investidores estrangeiros.Disputas trabalhistas também seriam um obstáculo, diz "The Wall Street Journal". "A maior parte da cana-de-açúcar ainda é cortada manualmente -um trabalho exaustivo que enriqueceu donos de engenhos por séculos, mas pode expor companhias internacionais a processos judiciais.""Os donos de engenho do Brasil enfrentam alguma pressão política para não vender (suas propriedades)", diz a reportagem. "Aloizio Mercadante, um poderoso senador de São Paulo, chamou recentemente a ação dos donos de engenho que venderam (as propriedades) de 'incrível e incompreensível'." "Analistas dizem que o Brasil precisa de bilhões de dólares em investimentos para expandir a produção e construir dutos, portos e outras partes da infra-estrutura de que precisa para se tornar o fornecedor de etanol do mundo", afirma o artigo. "Grandes companhias, que possuem um melhor acesso a crédito e capital, também podem ajudar a consolidar, modernizar e expandir a indústria de etanol do Brasil", diz a reportagem do "Wall Street Journal".

Fonte: http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/bbc/2007/09/10/ult2283u999.jhtm

Coluna Medicina e Política - Por Aguiar Farina, presidente do CRM/ MT


(clique no recorte do jornal para ler a imagem ampliada)
fonte: A Gazeta - 10/09/2007

Mais uma semana sem previsão de chuvas para Tangará da Serra

Segundo informações do site http://www.climatempo.com.br/ , teremos mais uma semana seca em nossa Cidade. Aguardaremos as próximas previsões para saber se na semana seguinte nossos pulmões e gargantas terão um pouco de alívio.

Uma pessoa se suicida a cada 30 segundos no mundo, diz OMS

Cerca de 3.000 pessoas se suicidam por dia no mundo, ou seja, uma a cada 30 segundos, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta segunda-feira, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Além desse número preocupante, para cada pessoa que dá fim à própria vida, pelo menos 20 outras fracassam em sua tentativa. A organização destacou ainda que o trauma emocional causado por um suicídio ou tentativa de suicídio na família e nos amigos da pessoa pode durar vários anos.
"A porcentagem de suicídios aumentou de 60% no mundo durante os últimos 50 anos. O maior crescimento foi registrado nos países em desenvolvimento", acrescentou a OMS.
O suicídio é atualmente a terceira causa de mortalidade entre os 15 e os 34 anos, sendo cometido principalmente por adultos. A OMS também destacou como cada vez mais um número maior de idosos acaba com suas vidas.
Para lutar contra o suicídio e colocar em andamento estratégias de prevenção é importante, lembra a organização, acabar com os tabus e abordar o tema abertamente.
"É preciso que o suicídio não seja considerado um tabu ou o resultado de crise pessoais ou sociais, e sim um indicador de saúde que evidencia os riscos psicossociais, culturais e meio ambientais suscetíveis de prevenção", afirma a OMS.

domingo, 9 de setembro de 2007

Metade dos brasileiros é sedentária, diz pesquisa

Metade dos brasileiros não pratica atividade física, revela pesquisa inédita da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) com 2.012 pessoas entre os 18 e 70 anos. Segundo reportagem publicada na Folha deste domingo, o sedentarismo, associado à dieta inadequada, é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, que matam 300 mil por ano no país.
Realizado pelo Datafolha, o levantamento mostra que o índice de sedentarismo cresce conforme a pessoa envelhece. Dos 18 aos 24 anos, 39% dos brasileiros não praticam atividades físicas. Na faixa etária de 25 a 44 anos, a taxa de sedentarismo aumenta para 50%. Dos 45 aos 59 anos, passa para 53%. E entre os idosos de 60 a 70 anos chega ao seu ápice: 57% levam uma vida sedentária.
Da metade dos brasileiros que praticam exercícios, apenas 20% o fazem diariamente, forma considerada ideal pelos médicos. A pesquisa revelou que os homens se exercitam mais do que as mulheres: 60% contra 41%. A caminhada ou a corrida, ao lado do futebol, é o esporte preferido por 26% dos homens. Entre as mulheres, ela lidera absoluta: tem 31% das preferências.



fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u326873.shtml

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Corantes podem causar hiperatividade em crianças, diz estudo


Uma pesquisa feita pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, concluiu que corantes e conservantes encontrados em alimentos infantis e refrigerantes podem ser relacionados a hiperatividade e distúrbios de concentração em crianças.
O estudo - encomendado pela Food Standards Agency, a Vigilância Sanitária da Grã-Bretanha, e publicado na revista científica Lancet - oferecia três tipos diferentes de bebidas a um grupo de 300 crianças de três, oito e nove anos de idade.
Uma das bebidas continha uma forte mistura de corantes e conservantes, outra tinha a quantidade média de aditivos que as crianças ingerem por dia, e a última era um placebo, sem nenhum aditivo.
Os níveis de hiperatividade foram medidos antes e depois de as crianças beberem um dos líquidos aleatoriamente.

Coquetel de aditivos
O grupo que ingeriu a mistura A, com alto nível de aditivos, teve "efeitos adversos significativos" em comparação com o que bebeu o placebo.
O pesquisador responsável pelo estudo, Jim Stevenson, defendeu que algumas misturas de corantes artificiais e benzoato de sódio, um conservante usado em sorvetes e doces, estavam ligadas a um aumento de hiperatividade.
"No entanto, os pais não devem achar que é possível prevenir problemas de hiperatividade completamente apenas retirando esses aditivos da comida", explicou ele.
"Sabemos que há muitos outros fatores nessa questão, mas pelo menos este (a ingestão de aditivos) é um que a criança pode evitar."
Hiperatividade
Entre 5% e 10% das crianças em idade escolar sofrem algum tipo de desordem de atenção, com sintomas como impulsividade, dificuldade de concentração e atividade excessiva.
Mais meninos que meninas são diagnosticados com o problema e as crianças afetadas pela condição geralmente tem dificuldades acadêmicas, com um desempenho fraco na escola.
Médicos dizem que fatores como a genética, o nascimento prematuro, o ambiente e a criação também podem ser associados à hiperatividade.
.
Fonte: http://www.reporternews.com.br/listar.php?id=226636
.
.
PS: Prá nós neurologistas, a notícia não é nenhuma novidade, mas vale a pena divulgar pela importância do conhecimento público.

Parecis, por favor, dancem a dança da chuva!!!



Será que nossos Parecis sabem fazer a dança da chuva?

Bem que a tribo poderia fazer uma participação no palco da Exposserra para refrescar nossas moringas!!!

Até que seria uma boa, pois a previsão é que só venha a chover mais tarde este ano.

E com a ajuda que estamos tendo das queimadas e das obras pela cidade, a qualidade do ar está ainda pior.