quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Uma máquina parecida com uma balança caseira é a mais nova arma contra a osteoporose

leia o texto na íntegra em clicando aqui

Justiça manda Estado e prefeitura de Tangará da Serra providenciarem UTI para paciente

A Prefeitura de Tangará da Serra e o Estado de Mato Grosso deverão fornecer, solidariamente, até esta quinta-feira (31 de janeiro), um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) a uma paciente que sofreu um aneurisma cerebral e encontra-se em coma, sob efeito de sedativos e respirando com ajuda de aparelhos. A mulher, que corre risco de morte, precisa passar por tratamento cirúrgico a fim de melhorar sua condição de saúde. A liminar foi concedida ontem (30 de janeiro) pelo juiz Jamilson Haddad Campos, em substituição na Quarta Vara Cível da Comarca de Tangará da Serra. Foi estipulada multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento da decisão judicial (Processo nº. 16/2008).

O magistrado concedeu liminar nos autos da Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Antecipação de Tutela Específica, interposta pela Defensoria Pública. Segundo o juiz, a Prefeitura e o Estado devem fornecer todos os meios indispensáveis para realizar o tratamento de saúde da paciente, em leito de UTI de hospital especializado em avaliação e tratamento neurocirúrgico, assumindo todas as despesas do tratamento, tanto em hospital no Estado quanto em outra unidade da Federação. Todas as despesas do tratamento clínico e cirúrgico deverão ser pagas periodicamente, conforme exigência do hospital, no caso de internação particular em instituição credenciada ou não pelo Sistema Único de Saúde.

Atualmente, a paciente está internada na UTI do Hospital das Clínicas de Tangará da Serra e, diante do grave estado de saúde, precisa ser transferida para ambiente especializado a fim de que seja submetida à intervenção neurocirúrgica, o que não é possível em Tangará.

Na liminar, o juiz Jamilson Haddad destacou que o artigo 5º da Constituição Federal prevê a inviolabilidade do direito à vida, consolidando-o como um dos direitos fundamentais do homem. "Infere-se, assim, que o direito à vida, inserido no contexto dos direitos fundamentais, tais como os demais, traz as prerrogativas de: imprescritibilidade (não se perde pelo decurso do prazo); inalienabilidade (inexiste possibilidade de transferência); irrenunciabilidade (não pode ser objeto de renúncia); inviolabilidade (impossibilidade de desrespeito); universalidade (engloba todos os indivíduos); efetividade (o Poder Público deve atuar para garantir a sua implantação) e indivisibilidade (não deve ser analisado isoladamente)", assinalou o magistrado.

Ele ressaltou também os artigos 196 e 198 da CF, que preceituam, respectivamente, que saúde é direito de todos e dever do Estado (...) e o atendimento de serviço público de saúde deve ser integral.

"Dentro desse contexto, importante salientar a notória e visível hipossuficiência da autora, que pela profissão que exerce, em contrapartida ao valor do tratamento, em hipótese alguma conseguirá custear as despesas exigidas pela intervenção neurocirúrgica pleiteada", observou.

"Conclui-se, portanto, que cabe aos entes federados, solidariamente responsáveis, no que tange à saúde, não só a sua promoção e proteção, mas também, a sua recuperação", frisou o magistrado, que para conceder a liminar levou em consideração o risco de agravamento do estado de saúde da paciente já acometida pelo aneurisma. Ele lembrou que a vítima pode morrer caso não seja submetida à intervenção neurocirúrgica.

Em caso de descumprimento da ordem judicial, o magistrado determinou que seja feita cópia a partir da decisão liminar, a ser encaminhada ao Ministério Público para adoção das providências legais pertinentes no que tange à responsabilização civil e criminal da autoridade descumpridora.

fonte: Só Notícias

Fazer refeição em família ajuda jovens a evitar problemas

Conclusão é de estudo da Universidade de Minnesota, nos EUA.
Equipe americana analisou notas e hábitos de mais de 4 mil jovens.

“Família, família, janta junto todo dia, nunca perde essa mania...”, como diziam os Titãs. Pena que esse hábito esteja se perdendo, pois, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, as famílias que se reúnem em volta da mesa para comer afastam seus jovens de problemas.

Fazer as refeições em família protege os jovens do uso de drogas, envolvimento sexual de risco, além de ajudar a controlar o peso e levar aos bons hábitos dietéticos.


Foram mais de 4 mil jovens, com idade média de 15 anos, entrevistados sobre seus hábitos de vida, uso de drogas ou álcool, nível de auto-estima e depressão, além de suas notas na escola. Somente 28% dos entrevistados faziam sete ou mais refeições com a família durante a semana. Mais de 30% se reuniam com os outros membros da família duas vezes ou menos.

O número de refeições com a família era inversamente proporcional ao consumo de álcool, cigarro, depressão e notas baixas na escola. Os cientistas acreditam que as refeições em família fornecem aos jovens rotina, consistência de comportamento e oportunidade para troca de informações e treinamento social.

Mais uma vez a ciência comprova matematicamente o que a sociedade já sabe: a família é um ponto de segurança para os jovens e seu papel na educação e formação dos adolescentes deve ser discutido e incentivado.

fonte: G1

Caos no trânsito de Tangará da Serra

Está instalada uma grande confusão no nosso tráfego urbano.
Placas de sinalização novas se misturam com antigas, muitas vezes apontando informações antagônicas.
O risco de acidentes com a sinalização confusa aumenta com a chuva que cai há dias sobre a cidade.
A população se queixa de que não houve campanha publicitária prévia para informar quais seriam as modificações.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

imagens interessantes na net

Uma homenagem àqueles que variam seu humor com as fases da lua.

Municípios do Norte de MT assombrados com a reputação que lhes foi atribuída

Depois de figurar na lista dos campeões na destruição do meio ambiente, municípios do nortão como Colniza amargam a citação, nos noticiários nacionais, como sendo dos municípios mais violentos do Brasil.
Uma das preocupações é que esta reputação abalada acabe por comprometer os investimentos na região.

Vacina contra febre amarela provoca mais internações que a própria doença

Uma mulher de 43 anos está internada em coma no Hospital Geral de São Mateus, zona leste de São Paulo, com suspeita de febre amarela vacinal.

Imunizada no dia 17 de janeiro, em uma Unidade Básica de Saúde da zona leste, ela foi internada no último sábado em estado grave no hospital e respira com a ajuda de aparelhos.

Ao todo, já são 43 os casos de reações adversas à vacina contra a febre amarela no país --em 19 dos quais as vítimas tiveram de ser hospitalizadas.

O número de reações é muito maior do que os registros confirmados da doença. Segundo o Ministério da Saúde, desde dezembro, foram confirmados 19 casos, com dez mortes.

Há suspeita de que um vigia da Universidade Federal de Goiás tenha morrido em razão da imunização indevida, mas o Ministério da Saúde não confirma o caso.

Na semana passada, a Secretaria da Saúde de Goiás estimou que 975 mil pessoas tenham tomado a vacina contra a febre amarela duas vezes. O número é baseado na diferença entre as doses distribuídas da vacina e as pessoas imunizadas.

Levantamentos retrospectivos sobre a vacina mostram mais de 400 efeitos adversos pós-vacinal (EAPV). São listados sintomas como febre alta, vômito, enrijecimento dos músculos, alergia e problemas neurológicos. Segundo os especialistas, quando tomada em seu devido tempo, os efeitos adversos são mínimos.

As dez mortes causadas pela doença desde dezembro superam os números dos últimos anos. Em 2007, foram registradas cinco mortes (excetuada a morte ocorrida no dia 30 de dezembro, mas só confirmada neste mês); em 2006, duas; em 2005 e 2004, três mortes cada.

Só 2003 teve um quadro pior do que o deste ano, até agora: 64 casos de febre amarela silvestre confirmados, com 23 mortes.

fonte: UOL

Estímulos elétricos podem 'melhorar a memória', diz estudo

Um estudo conduzido por pesquisadores canadenses apontou que estímulos elétricos em áreas profundas do cérebro podem melhorar a memória.


Uma equipe de médicos do Toronto Western Hospital fez a descoberta por acaso, quando tratava de um paciente obeso de 50 anos que sofria de diabetes tipo 2.


Após tentar vários tratamentos em vão, como dieta, medicamentos e ajuda psicológica, os médicos decidiram experimentar uma estimulação cerebral profunda.


Testes anteriores realizados em animais mostraram que a estimulação elétrica cerebral, que envolve a implantação de eletrodos no cérebro, poderia ter um impacto no apetite.


A técnica também já havia sido utilizada para tratar pacientes com Mal de Parkinson, dores crônicas, enxaquecas e até depressão.


Situações passadas


Os médicos implantaram os eletrodos a uma região do cérebro conhecida como hipotálamo, responsável pelo controle do apetite.


Ao sentir os estímulos, o paciente começou a ter sensações de "déjà vu", ou a impressão de já ter visto ou passado por aquela situação anteriormente.Em seguida, ele teve sensação de que estava em um parque, quando tinha 20 anos, acompanhado de amigos e da namorada. Ele relatou que se sentia um observador da cena, que era bastante nítida e visualizada em cores.


Numa segunda experiência, realizada meses depois, o paciente teve as mesas sensações.


Após três semanas de constantes estímulos, o paciente teve um ótimo desempenho em testes de memória. Um ano depois, os mesmos estímulos foram realizados e ele novamente respondeu bem aos testes, mas não tão bem quanto antes.


Para o coordenador da pesquisa, Andres Lozano, os resultados sugerem que seja possível usar estimulação cerebral profunda para melhorar a memória.


"Nós soubemos imediatamente que a experiência era uma descoberta importante. E agora estamos intrigados para saber se o tratamento poderá trazer benefícios para pacientes que tem problemas de memória", disse Lozano.


A equipe de especialistas está agora realizando um estudo piloto para saber se a técnica pode abrir caminho para novos tratamentos para doenças como o Mal de Alzheimer. Seis pacientes já estão envolvidos nos testes iniciais.


As descobertas dos pesquisadores canadenses foram publicadas na revista especializada Annals of Neurology.

fonte: G1

Em 1 ano, País tem 41 casos de dengue neurológica

Um total de 41 casos de dengue neurológica foram notificados no País no ano passado, segundo balanço inédito do Ministério da Saúde divulgado ontem. O Estado de São Paulo, que registrou a maior epidemia de dengue de sua história em 2007, lidera o número de notificações, com 9 casos, seguido de Pará (6), Piauí (6) e Paraná (4), Estado que também teve epidemia, além de Alagoas (3), Maranhão (2) e Rio Grande do Norte (2). Registraram um caso cada um Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco - este com epidemia -, além da Bahia, Espírito Santo, Minas, Rio e Mato Grosso do Sul. Esses dois últimos também tiveram explosão de casos de dengue em 2007.

A dengue neurológica é uma manifestação grave e rara da doença, que vem registrando vítimas no Brasil nos últimos anos no rastro de epidemias, como informou o Estado na segunda-feira. Ela causa problemas como dificuldades para andar e comer, paralisias, convulsões e mudanças de comportamento e é relacionada a uma resposta exacerbada do sistema imunológico de alguns doentes e a mutações do vírus da doença. De janeiro a novembro de 2007, 536.519 casos suspeitos de dengue ocorreram no Brasil.

Segundo o diretor técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, Fabiano Pimenta, 2007 foi o primeiro ano em que o sistema de notificações da pasta colheu separadamente os casos de dengue neurológica - antes, os casos entravam em uma categoria geral chamada dengue com complicações e tinham de ser buscados nas notificações. Apesar de rara, a modalidade preocupa porque demanda uma assistência adequada para se evitar a continuidade dos sintomas.

O governo de São Paulo não se manifestou. Um melhor sistema de notificações também pode explicar os casos do Estado.

FEBRE AMARELA

Dos 43 casos de reação à vacina contra a febre amarela, 19 resultaram em hospitalizações. Até agora, 19 casos da doença foram confirmados no País.

fonte: RepórterNews

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Maconha causa mais câncer que cigarro, diz estudo

Fumar um cigarro de maconha equivale a um maço de cigarros de tabaco em termos de risco de câncer de pulmão, disseram cientistas da Nova Zelândia, alertando para uma "epidemia" de câncer de pulmão associada à maconha. Estudos já haviam demonstrado que a maconha causa câncer, mas poucos estabeleceram um vínculo forte entre o uso da droga e o real incidência do câncer de pulmão.

Em artigo publicado na revista European Respiratory Journal, os cientistas disseram que a maconha lesa mais as vias aéreas porque sua fumaça contém o dobro de substâncias cancerígenas, como os hidrocarbonetos poliaromáticos, em relação aos cigarros de tabaco.

Também a forma de consumo aumenta o risco, já que os "baseados" são normalmente fumados sem um filtro adequado e até a ponta, o que aumenta a quantidade de fumaça inalada. O fumante de maconha traga mais longa e profundamente, o que facilita o depósito das substâncias cancerígenas nas vias aéreas.

"Os fumantes de maconha terminam com cinco vezes mais monóxido de carbono na corrente sanguínea [do que os tabagistas]", disse por telefone o coordenador do estudo, Richard Beasley, do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia.

"Há concentrações mais altas de substâncias cancerígenas na fumaça de maconha. O que nos intriga é que haja tão pouco trabalho feito a respeito da maconha e tanto trabalho sobre o tabaco."

Os pesquisadores entrevistaram 79 pacientes de câncer de pulmão, na tentativa de identificar os principais fatores contribuintes, como tabagismo, histórico familiar e ocupação. Os pacientes responderam sobre o consumo de álcool e maconha.

Neste grupo de alta exposição, o risco de câncer de pulmão cresceu 5,7 vezes para pacientes que fumaram mais de um "baseado" por dia durante dez anos, ou dois "baseados" por dia durante 5 anos -- isso já levando em conta outras variáveis, como o tabagismo.

"Embora nosso estudo abranja um grupo relativamente pequeno, mostra claramente que o consumo de maconha por longo prazo aumenta o risco de câncer de pulmão", escreveu Beaseley.

"O uso da maconha já pode ser responsável por um em cada 20 casos de câncer de pulmão diagnosticados na Nova Zelândia", acrescentou ele.

"No futuro próximo, podemos ver uma epidemia de câncer de pulmão ligado a esta nova substancia cancerígena. E o risco futuro provavelmente se aplica a muitos outros países, onde o crescente uso da maconha entre os jovens adultos e adolescentes está se tornando um grave problema de saúde pública."

fonte: RepórterNews

Frase do dia

"A gente precisa divulgar que o futsal feminino não é só para homens!"

Atleta tangaraense em entrevista à TV sobre o preconceito da prática do futebol por mulheres.

Cacau reassume Sport Clube Tangará

Na tarde de ontem, o técnico do Sport Clube Tangará Paulo Roberto, protocolou em definitivo o seu pedido de demissão. De acordo com informações da diretoria, o técnico teria deixado o cargo por receber uma melhor proposta de um clube de Curitiba, onde mora os familiares do mesmo Paulo Roberto deixou a equipe de Tangará justificando poder trabalhar mais próximo de sua família.

Com a saída do treinador, Carlos Antônio Dumonti, mais conhecido como Cacau, reassume a equipe profissional do Sport Clube Tangará, juntamente com o preparador físico Luizinho, como auxiliar técnico.

Cacau, que iniciou os trabalhos na equipe há mais de seis meses e assumiu a direção de futebol do Clube, logo após a chegada do ex-técnico, dará continuidade ao trabalho com a equipe, visando seu crescimento no campeonato Mato-grossense. “Faremos um trabalho puxado esta semana como preparação, para que a equipe possa no próximo jogo conquistar mais três pontos e quem sabe assumir a liderança da chave A no campeonato”, declara Cacau.

Contratações – Deve chegar ainda na manhã de hoje mais um reforço para o elenco profissional do Sport Clube Tangará. O jogador Wagner, de 24 anos, atacante, vem de Portugal e já teve duas grandes passagens em sua carreira, que foi no time Vitória de Setubal e Beira Mar, ambos de Portugal.

Parceria – O Sport Clube Tangará fechou mais uma grande parceria, que é com o Neurologista Renato Gama, que passará a acompanhar os atletas lesionados do clube. Essa é mais uma conquista, pois agora a equipe do Tangará conta com mais um grande especialista na área, dando mais segurança e assistência aos jogadores.

Próximo Jogo – Tangará joga no próximo domingo, às 16h, no estádio Municipal Mané Garrincha, contra a equipe Nova Ubiratã.

fonte: Diário da Serra

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Delmondes acusa Paulinho Porfírio de tê-lo ameaçado de morte

A acusação aconteceu durante o programa apresentado por Delmondes na TV Vale.
Na edição de hoje, o apresentador afirmou já ter feito denúncia na polícia. Disse também que teria notícias de que Paulinho Porfírio estivera armado à sua procura.

PMDB promove capacitação de mediadores municipais

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), através da Fundação Ulysses Guimarães, realizou no último sábado, 26, no Ceprotec, o treinamento dos mediadores municipais do Médio Norte para o curso básico de formação política ´Ulysses Guimarães´.

O curso, elaborado pela Universidade de Brasília (UnB), e promovido pelo PMDB, tem o objetivo de possibilitar aos militantes do partido e de outros a formação histórica e teórica política a democracia brasileira, bem como o marketing político, objetivando com isso a construção de uma nação soberana e a consolidação de um regime democrático, pluralista e socialmente justo.

Assim, os mediadores, voluntários e filiados ao partido peemedebista, serão os responsáveis pela interlocução entre aluno e professor, através da metodologia de ensino a distância. “O curso será realizado simultaneamente em todo Brasil, a partir do dia 15 de março, e o mediador, em sua cidade, será responsável por coordenar e mediar sua turma”, explicou o coordenador do curso de Ensino a Distância (EaD) no Mato Grosso, professor e peemedebista Versides Sebastião de Moraes e Silva.

Na região do médio norte, em que Tangará da Serra é sede, o curso será realizado em 17 cidades. As aulas serão realizadas uma vez por semana, com quatro horas de duração, sistema tele-presencial e em locais e horários a serem definidos por cada mediador. “A partir do dia 15 de fevereiro todas as pessoas interessadas em participar do curso, que é gratuito, poderão se inscrever com os mediadores responsáveis pelas turmas de Tangará”, disse a Mediadora Regional do curso, Azenate Fernandes de Carvalho. As inscrições podem ser feitas no endereço Rua Alziro Zarur, nº 39-S ou com os mediadores municipais Renato Gama, Wesley Torres, Márcia Carvalho, Professora Verinha, Sebastião Medina, Celton Vieira e Elias Horácio.

fonte: Diário da Serra

Curso de psicopedagogia da ITEC - Módulo de Neuropsicologia da Aprendizagem


Foi bastante proveitoso (além de prazeroso) o contato com os estudantes de pós- em psicopedagogia.
Tive a oportunidade de facilitar o desenvolvimento deste novo grupo de amigos.
Na foto, uma lembrança da turma.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Delmondes dispara fogo amigo contra secretariado de Júlio César

Em seu recém-lançado programa Balanço Geral, o apresentador e empresário disparou críticas ontem contra o secretário da Saúde Toninho Iporã, o qual chama de "muito ruim".
Hoje, a vítima foi o secretário de infra-estrutura Paulo Porfírio.
Expondo as cenas um cidadão revoltado que xingava o secretário de obras, após ter ficado atolado com seu carro em uma rua esburacada nas proximidades do bosque municipal. "Desse jeito, vou ter que vender o carro e comprar um trator de esteira", gritava o cidadão.
Delmondes não economizou: "ou trabalha, ou sai da moita". "O trabalho da SINFRA é muito mal feito!", completou.

E a plantação de notícias continua...

Depois do anúncio da candidatura de Dona Thais Barbosa, o novo boato espalhado por segmentos da imprensa de Tangará da Serra é que o PT estará assumindo a secretaria de educação. Falei pessoalmente com o presidente do diretório do PT em Tangará, que negou a notícia.
Felizmente, trata-se de uma minoria de repórteres que praticam tal atentado contra a profissão que abraçaram, bem como contra a credibilidade que desfrutam na sociedade.
O objetivo de tais factóides certamente é criar confusão na cabeça dos militantes e do eleitorado em geral.

Primo do governador Blairo Maggi utiliza trabalho degradante

O grupo móvel do Ministério do Trabalho libertou 41 trabalhadores rurais submetidos a condições degradantes em uma fazenda de Tapurah (477 km de Cuiabá) arrendada pelo grupo Bom Futuro para o plantio de soja e algodão, que tem como um de seus donos Eraí Maggi, primo do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (MT-PR).

O grupo encontrou trabalhadores em alojamentos precários, usando banheiros em péssimas condições higiênicas e manipulando produtos químicos sem proteção. Quando o agrotóxico era jogado por aviões sobre as plantações, os funcionários eram atingidos.

O Bom Futuro deve ser autuado pelas irregularidades, o que gerará multa e um processo administrativo, no qual a empresa pode se defender. Se for considerada culpada, ela é incluída na chamada "lista suja", índice que concentra as propriedades onde foi encontrado trabalho análogo à escravidão.

José Pedro dos Reis, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso, participou da ação em Tapurah no último dia 18 e afirmou que, apesar de a empresa "ser bem estruturada", havia uma "discriminação" entre os funcionários. Os que ficavam na fazenda tinham boas condições para trabalhar, diferentemente dos que iam para o campo --como os libertados.

"Eles dormiam numa construção de madeira, uns dez homens enfiados num cubículo, deitados em colchões velhos e podres, uma salinha muito abafada e com um cheiro muito ruim", afirmou. "Até os representantes da empresa ficaram abismados com o que viram, mal conseguiram entrar no alojamento devido ao fedor."

Quando estavam na frente de trabalho, para cumprir jornadas de até 12 horas diárias, arrancando raízes ou descarregando cargas, esses funcionários eram obrigados a usar a mata como banheiro e se limpavam com o que havia à mão.

Na hora de comer, afirmou Reis, muitas vezes abriam suas marmitas com as mãos ainda sujas de agrotóxicos. Eles não usavam luvas ou botas ao manipular o produto. Uma vez terminada a jornada, tomavam banho em locais imundos, tomados por lodo e dejetos. "Eles reclamaram muito também da falta de proteção e de lugar para comer", disse Pedro dos Reis. Alguns libertados ficaram na região. Outros voltaram a seus Estados (Maranhão e Piauí).

O procurador afirmou que a empresa está com "boa vontade" e considerou a situação uma "negligência dos administradores". "Já vimos lugar muito pior." O procurador disse que foram pagos R$ 110 mil aos libertados, pelos direitos trabalhistas e por danos morais.

O Bom Futuro é um dos maiores produtores de soja e algodão do Estado. Eraí Maggi disse que o grupo já fez diversas melhorias no local. A Amaggi, uma das maiores beneficiadoras de grãos do mundo e da família do governador, disse não poder esclarecer a relação entre as duas empresas. Blairo não soube dizer se sua empresa faz negócios com o primo.

fonte: UOL

Sai o mapa do desmatamento em Mato Grosso

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O Profundo significado da Oração do Pai Nosso

Quem de nós nunca recitou em sua igreja, ou mesmo numa cerimônia externa a um templo, a conhecida Oração do Pai Nosso? Muito mais do que uma formalidade, uma praxe litúrgica, este ensinamento de Jesus possui significado profundo, e foi ensinada num contexto muito especial.
Quando Jesus ensinou os discípulos sobre a oração, Ele estava pronunciando o Sermão da Montanha. E Ele ensinava a respeito de amar os inimigos, dar a outra face se o cristão fosse agredido, a caminhar uma segunda milha com alguém que o obrigasse a caminhar uma única.
E neste contexto, Jesus ensina a dizer: “Santificado seja o Teu nome”. Para muitos de nós, esta fala pode parecer estranha, pois o nome de Deus já é naturalmente santificado. Acontece que, momentos antes, Jesus tinha ensinado que os cristãos são o sal da terra e a luz do mundo. E que devemos manter acesas nossas luzes, para clarear com a luz divina, os caminhos dos nossos semelhantes. E que devemos ter as propriedades do sal para temperar e conservar, mantendo o mundo com sabor especial e não permitindo que a sociedade se apodreça. Jesus queria dizer com aquela frase: que a santidade do nome de Deus seja manifesta na minha vida.
“Seja feita a Tua vontade” foi uma das frases que Jesus pronunciou em seguida. Infelizmente com muita freqüência somos egoístas e pedimos apenas benefícios para nós mesmos. Pouco antes, Jesus tinha ensinado a amar ao próximo, ajudando-o inclusive em suas necessidades materiais. E por não entender o significado de “seja feita a Tua vontade”, com freqüência pedimos a Deus que seja propício a nós mesmos, sem nos preocupar com o que Ele mesmo deseja. Fazemos às vezes, como se Deus fosse nosso empregado, dizendo, Deus, eu exijo isso ou aquilo. Ledo engano!
“O pão nosso de cada dia, nos daí hoje”: Muitas vezes pedimos muito mais do que o pão do dia, mas queremos o melhor pão, uma casa nova, um carro zero quilômetro, bastante conforto e regalias, e de preferência antecipadamente. Que diferença do que Jesus ensinou! Ao contrário disso, o novo testamento nos ensina em outro trecho: “pedis e não recebeis porque pedis mal, para o gastardes em vossos próprios deleites”.
“Perdoa as nossas dívidas, assim como temos perdoado a quem nos ofende”. Chega ser perigoso falar algo do tipo se não perdoamos genuinamente àqueles que nos prejudicam. Será que temos condição de pedir que Deus nos trate com o mesmo perdão que tratamos nossos inimigos?
Sejamos nós praticantes conscientes dos ensinamentos de Jesus, e não meros repetidores dos textos bíblicos. Aprendamos a profundidade dos ensinamentos do nosso Senhor.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Começamos nossas atividades na equipe médica do Sport Clube Tangará


Na foto, realizando o primeiro exame dos atletas, que partem amanhã para enfrentar o Luverdense

Prefeitos do PR estão se sentindo ''abandonados''

Lideranças municipais do Partido da República (PR) estão se sentindo abandonados desde o anúncio, nos bastidores, da saída do governador Blairo Maggi da presidência do partido, e muitos dos que são candidatos à reeleição já pensam em desistir da disputar da eleição de outubro, pois sentem a "falta de comprometimento político" do chefe do executivo estadual.

Avaliam, mesmo que de forma prematura, que já podem não mais contar com o apoio do partido de forma efetiva nas eleições de outubro e ainda se sentem desprestigiados com a falta de discussão interna a respeito da sucessão municipal.

"Eles (os líderes do interior) não estão discutindo ou questionando a indicação de quem será o presidente do diretório regional do partido, mas sim o 'esvaziamento e o abandono' do partido com as bases, gerado pela falta de discussão da cúpula republicana", disse .

O que preocupa os prefeitos e lideranças do interior é a letargia da cúpula. Enquanto os demais partidos já discutem, nos encontros regionais, propostas para solucionar os problemas dos municípios e a política de alianças, além de candidaturas próprias, o PR, que ainda é um partido em formação, ainda sequer definiu a sua executiva regional.

Um prefeito ouvido pelo Olhar Direto, agora há pouco, por telefone, disse claramente que o "partido entrou num marasmo há cerca de três meses" e a falta de diálogo internamente é preocupante.

"Eu falo com líderes de outros partidos, discuto os problemas de minha cidade até com um ex-deputado federal, que já me ajudou, mas não consigo manter um diálogo franco com os líderes de meu partido", declarou um segundo prefeito da Baixada Cuiabana, ouvido pelo Olhar.

"Quero ouvir de nossos líderes uma palavra de apoio e saber como podemos conduzir as discussões com as bases", disse o segundo prefeito.

Segundo fontes do PR, esse não é só um caso isolado, porque a insatisfação é um sentimento gerado pela pressão dos pré-candidatos a vereador e dos aliados, que cobram definições desde já. O PR tem 67 prefeitos, dos quais 46 devem disputar a reeleição, segundo apurou o site.

fonte: RepórterNews

Na terra da agricultura também se planta notícia

E o terreno é fértil.
A estratégia agora é a de confundir os eleitores com a suposta candidatura de Dona Thais.
Até que não era má idéia, não - contando que seja (ou fosse) verdade.

PMDB promove curso básico de formação política ´Ulysses Guimarães´

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) promove a partir do mês de março, em todo Mato Grosso, especialmente em Tangará da Serra, o curso básico de formação política ´Ulysses Guimarães´.

O curso, elaborado pela Universidade de Brasília (UNB), e promovido pelo PMDB, tem o objetivo de possibilitar aos militantes do partido e de outros a formação histórica e teórica política a democracia brasileira, bem como o marketing político, objetivando com isso a construção de uma nação soberana e a consolidação de um regime democrático, pluralista e socialmente justo.

No Mato Grosso o curso será realizado em praticamente todos os municípios, que foram divididos em 16 regiões, onde o objetivo é capacitar 16 mil pessoas. Na região do médio norte, em que Tangará da Serra é sede, o curso será realizado em 17 cidades. “Para isso iremos realizar no dia 26 de janeiro, em Tangará da Serra, uma capacitação para os mediadores de cada município, para darmos início aos trabalhos de inscrição do curso”, explicou a Mediadora Regional do curso, Azenate Fernandes de Carvalho, ressaltando que os mediadores locais serão voluntários e militantes do Partido Peemedebista.

As aulas serão realizadas uma vez por semana, com quatro horas de duração, sistema tele-presencial e em locais e horários a serem definidos por cada mediador. “Não haverá rigor quanto a localidade e horário das aulas, para podermos com isso formar o maior número de turmas em horários diferenciados, possibilitando a participação de todos”. O curso é gratuito, sendo todo o material fornecido pela Fundação Ulysses Guimarães e elaborado pela UNB. Em sua grade curricular estão temas como Formação do Estado; sistema de governo; partidos políticos e sistemas eleitorais ; história dos partidos políticos brasileiros; municipalismo e políticas públicas; corrupção e política; marketing político e eleitoral; liderança eleitoral; entre outros.

Serão mediadores locais em Tangará da Serra os militantes Renato Gama, Wesley Torres, Márcia Carvalho, Professora Verinha, Medina, Celton Vieira e Elias Horácio. “No final do curso, em junho, serão emitidos certificados pela UNB àqueles que tiverem 70% de presença”, finaliza.

SOBRE A FUNDAÇÃO - A Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para constituir-se num centro de estudos de ciências políticas e sociais capaz de dar suporte teórico a um parlamento brasileiro independente, fundamentado em valores políticos, cuja base é formada pelo exercício da democracia e da livre expressão.

fonte: Diário da Serra

Nossa coluna no Jornal de Domingo

(clique na imagem para ver a notícia ampliada)

Mário Lemos recua e Toninho Iporã retorna para a pasta saúde

Parabéns ao Mário Lemos.
Evidências indicam que o PMDBista tenha repensado sua decisão de ser secretário municipal de saúde.
Toninho Iporã retorna à pasta sob críticas do apresentador da Rede Record Silvio Delmondes que o caracterizou como "muito ruim" e "boca dura". Delmondes criticou também o prefeito Ladeia pela decisão de trazer Iporã de volta após a saída de Mário e completou: "- O prefeito precisa aprender a ouvir mais o povo".

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

boatos ainda são forte instrumento de manipulaçao política

Hoje o rádio anunciou pela manhã: a candidata a prefeita pelo PMDB será Dona Thais Barbosa.
Ontem num telefonema, tentaram de dissuadir da idéia da candidatura, argumentando que o caminhão de Dona Thais já está até sendo pintado para a campanha.
Hoje pela manhã, falei com uma pessoa muito ligada a ela.
Demos boas gargalhadas da história e ela me disse que o caminhão já foi até vendido.
Certamente trata-se de uma manobra de um grupo político oponente, que ficou bastante preocupado com o crescimento do PMDB durante a última semana.
Procuram desestabilizar os candidatos e a opinião pública a respeito da candidatura.
O tempo mostrará que o projeto do PMDB se baseia em propostas sólidas e programáticas, e não numa luta individual por interesses pessoais.
À vitória, PMDB. Seja com Dona Thais, Edna Campos, com Renato Gama, ou com qualquer outro filiado que abrace o Movimento Democrático Brasileiro como ideal de vida!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Ator global morre por aneurisma cerebral

Veja porque os neurologistas se preocupam tanto com dores de cabeça.
Pode ser uma enxaqueca? um mal-estar inespecífico.
Até um stress emocional.
Mas pode ser tumor.
Pode ser aneurisma cerebral.

Consumo de cafeína pode dobrar risco de aborto, diz estudo

  • Um estudo conduzido por cientistas americanos sugere que o consumo de cafeína durante a gravidez pode dobrar as chances de aborto.

A pesquisa, publicada na revista científica American Journal of Obstetrics, afirma que a ingestão de 200 mg de cafeína por dia – o equivalente a pouco mais de duas xícaras de café – já pode ser o suficiente para provocar o término da gravidez.

Os especialistas entrevistaram 1.063 mulheres, às quais pediram que dessem detalhes sobre o consumo de cafeína até a 20ª semana de gestação.

Eles descobriram que 102 mulheres já tinham abortado quando o questionário foi aplicado, enquanto que outras 70 perderam os bebês nos dias que se seguiram.

Entre as 264 mulheres que disseram não ter consumido cafeína, a porcentagem de aborto foi de 12,5% e entre as 164 que disseram ter ingerido 200 miligramas ou mais de cafeína por dia, 24,5% abortaram.

Abstinência

O coordenador do estudo, De-Kun Li, aconselha que as gestantes se abstenham de café nos três ou quatro primeiros meses da gravidez.

“Se por alguma razão for impossível deixar de tomar café, elas deveriam tomar apenas uma xícara por dia ou então tomar a versão descafeinada”, disse.

O especialista enfatiza que o aumento do risco de aborto foi associado diretamente à cafeína e não a outros fatores de risco, como idade da gestante ou cigarro.

Estudos anteriores mostraram que a cafeína pode atravessar a placenta, mas ainda não está claro como a substância pode afetar no desenvolvimento do feto.

fonte: ReporterNews

Estado deve fornecer remédio que não está em lista do Ministério da Saúde

O fato de o remédio que o paciente necessita não estar na lista de medicamentos expedida pelos órgãos de saúde competentes não pode constituir óbice ao seu fornecimento, visto que a vida do paciente é o bem maior que não pode ser suprimido por um suposto interesse público, principalmente quando o medicamento em discussão se mostra o mais adequado para o tratamento da doença. Esse é o entendimento do juiz Wanderlei José dos Reis, em substituição legal na 3ª Vara da Comarca de Sorriso, que determinou que o Estado de Mato Grosso providencie a uma paciente com câncer, no prazo máximo de 15 dias, o medicamento Trastuzumab Herceptin, na quantidade indicada na prescrição médica, sob pena de pagamento de multa diária de R$500 (processo nº. 367/2007).



O Ministério Público ingressou com Ação Civil Pública de Preceito Cominatório cumulada com pedido de antecipação de tutela e multa cominatória em favor da paciente. Sustentou que a mulher é portadora de câncer e que a utilização do medicamento é necessária para impedir o avanço da enfermidade, além de ser obrigação do Estado o fornecimento do produto, principalmente quando a paciente não tem condições de adquiri-lo, sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família.



De acordo com o magistrado, cabe ao Estado providenciar o fornecimento do medicamento eficaz para o combate à doença, por ser uma obrigação garantida pela Constituição Federal. Segundo ele, aos autos foi acostada prova inequívoca das enfermidades que afligem a requerente, bem como da gravidade de tais doenças.



O juiz Wanderlei dos Reis destacou ainda que existe o receio de dano irreparável ou de difícil reparação, pois o medicamento é necessário para a manutenção da saúde da paciente, e seu fornecimento não pode ser postergado ao exame final do litígio sob pena de se impor à requerente situação de insustentável degradação, "fator que, ressalte-se, afasta a irreversibilidade do provimento, mormente quando a antecipação pretendida tem caráter de proteção à vida, que se sobrepõe a qualquer outro em qualquer escala de valores", acrescentou.



O magistrado lembrou ainda que é obrigação do Estado promover políticas sociais e econômicas que visem à redução de doenças e de outros agravos à saúde, não sendo crível admitir que o interesse econômico seja imposto ao direito à saúde dos cidadãos. Para ele, é injustificável a negativa do ente público em fornecer o medicamento perseguido sob o argumento de que o mesmo não consta de listas de medicamentos, principalmente quando o próprio Estado afirma ter consultado seus farmacêuticos, obtendo informação de que não existe outro medicamento que possa substituir o pretendido pela autora, que, por sua vez, não tem condições de adquiri-lo por conta própria, haja vista seu elevado custo.

fonte: 24HorasNews

Fim de semana interessante

Fiz um curso de recursos físicos aplicados à acupuntura.
Aprefeiçoamos nossos conhecimentos sobre como usar eletricidade (corrente farádica) e raio laser na acupuntura.
Benefícios são esperados para nossos clientes.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Ladeia ignora desgaste político e vai à reeleição em Tangará



O deputado estadual Wagner Ramos avisa que, apesar de figurar em vantagem nas pesquisas sobre intenções de voto, deve ceder espaço para o prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia (PR), disputar a reeleição. Wagner assumiu a condição de titular na Assembléia, com a renúncia do deputado Humberto Bosaipo, que virou conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Agora, não demonstra mais tanto ânimo para encarar a sucessão municipal.

Wagner Ramos foi orientado pelo governador Blairo Maggi para continuar na AL e, ao mesmo tempo, ajudar Ladeia a se recuperar administrativamente. Esse entendimento levou Wagner e Ladeia a um acordo. Até então, ambos eram adversários políticos ferrenhos. Mesmo com o recuo do deputado, ainda existe uma incógnita sobre quem dos dois será o candidato à sucessão municipal pelo PR. Acontece que Wagner apresenta melhor desempenho eleitoral. O PR, com Ladeia, corre o risco de ser derrotado.

“Não posso correr o risco de perder uma eleição, sendo que acabo de me tornar titular na AL. Eu não posso dar o pulo do gato”, observa Wagner Ramos.

Já Ladeia acredita que deve ganhar maior visibilidade com inauguração de obras nos próximos meses. São projetos nas áreas de saneamento básico. Está previsto também a inauguração do Hospital Municipal em prédio próprio e pavimentação asfáltica. Ladeia não acredita em desgaste e até faz comparativo com gestões anteriores - confira aqui o relatório das ações do prefeito.

“Na política todo mundo sofre desgaste. Mas posso dizer que sou o melhor gestor que Tangará já teve nos últimos 12 anos. Tenho dados de uma pesquisa que mostra isso. Só não posso responder quanto à infra-estrutura da cidade, pois me faltaram dados". Quanto às demais áreas, diz o prefeito, "os tangaraenses sabem que fiz um bom trabalho e tenho muito a fazer. Depois virá o reconhecimento natural”.

O mapa político de Tangará da Serra a ser desenhado para as eleições de 5 de outubro ainda precisa de contornos para ser apresentado com precisão. No PR, continua o impasse entre Ladeia e Wagner, apesar da tendência da confirmação do nome do atual prefeito. O único adversário que Ladeia tem como certo é o ex-prefeito tucano Saturnino Masson, que no próximo mês assume provisoriamente cadeira de deputado federal no lugar de Thelma de Oliveira. O PT precisa decidir entre dois nomes: Ana Monteiro e o presidente da Câmara, José Jaconias. O DEM tem o ex-prefeito Jaime Muraro e o ex-vice-prefeito Fábio Junqueira. Já o PMDB deve lançar de vez o vereador João Negão, mas o médico Renato Gama também concorre internamente.

Simone Alves
RD News

fonte: ReporterNews



Comentário enviado ao Editor:
Prezada Simone, gostei muito de sua matéria, exceto pelas últimas linhas, que cita que o PMDB deverá lançar João Negão. Não Houve nenhum fato ou declaração que o coloque em predileção do PMDB para ser lançado em detrimento de nossa candidatura. Outra observação é que Ana Monteiro é do PP, e não do PT conforme publicado.
Atenciosamente,
Renato Gama.

A diferença entre a "finta" e o boi de piranha

Após uma semana de intensos debates na imprensa sobre minha pessoa e o nosso partido, quero deixar claros alguns pontos:
  1. Não fui autorizado a falar em nome da direção do PMDB. Não o fiz. Falei do que eu tenho convicção;
  2. Não considero que debater assuntos internos do partido de forma pública seja um equívoco. Quem tenta esconder os erros não demonstra desejo de acertar. Debater com transparência denota boa fé;
  3. Não acredito que alguém que deseja sinceramente concorrer a uma prefeitura queira ajudar um futuro adversário nos momentos mais delicados do jogo. Por isso, não creio que João Negão esteja realmente disposto a concorrer à prefeitura. Isso está claro pra qualquer pessoa que queira ver;
  4. Em conseqüência disso, não vejo motivos para o PMDB postergar a definição entre os 2 pré-candidatos, uma vez que um deles já se dispõs ajudar o adversário;
  5. Após horas e horas de análise da situação, só me resta imaginar que o retardo em definir o nome possa se dever a uma estratégia de jogar 2 pré-candidatos pra distrair a opinião pública, e lançar uma terceira candidatura no final do jogo.
  6. Não gostaria de crer que isso se passa pela cabeça de nossa equipe. Até porque, eu aceitaria tranquilamente "fazer a finta" para outra pessoa dar a cortada. Bastaria que isso me fosse claro, e eu faria isso como estratégia do grupo, sem problemas. Mas ficar pulando na esperança de dar a cortada desgastando-se ao extremo, tendo sido previamente combinado que a bola não irá nunca para o "finta", já não se chama "finta". Isso é melhor conhecido como boi de piranha. Aquele que vai ao sacrifício para beneficiar o restante da boiada. Disso eu não estou afim. Tenho uma reputação a zelar.
  7. Quanto ao Mário Lemos, tenho grande admiração por ele. Muito respeito. Por isso mesmo gostaria que ele estivesse conosco. Entendo que ele tem um compromisso com o prefeito. Nada mais digno que cumprir o compromisso. Isso se chama lealdade. No entanto, uma vez que ele tem um compromisso com a lealdade pessoal ao Júlio, este compromisso o coloca em situação de inviabilizar sua filiação partidária (meu ponto de vista).
  8. Quanto à nossa executiva, acredito que está passando por um processo de fortalecimento. E precisa urgentemente se fortalecer cada vez mais. Até porque permitir que filiados ocupem cargos de importância e usem estes cargos como bem entenderem, mesmo que em desacordo com os projetos do grupo pode parecer à opinião pública que o timoneiro não tem controle sobre o barco.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Sucessão Municipal - PMDB

(clique no recorte de jornal para ver a imagem ampliada)

fonte: Diário da Serra, 17 de janeiro de 2008

Fidelidade partidária vai além do troca-troca de partidos - Parte 2


(clique no recorte para ler a matéria ampliada)

Fonte: Jornal do Vale, 17 de janeiro de 2008



Isso me faz lembrar de dois textos bíblicos:
  • Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um, e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. (Mateus 6:24)
  • Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. (Luc 11:17)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Fidelidade partidária vai além do troca-troca de partidos


Na iminência de uma candidatura própria, entendo que o Mário Lemos é peça fundamental, pelo seu caráter e capacidade, na execução do projeto do PMDB para o pleito de 2008.

fonte da imagem: Jornal do Vale, 16 de janeiro de 2008

TRE inclui o nome de João Negão em lista de julgamentos por infidelidade partidária

PMDB em Tangará da Serra - Jornal do Vale 16 de janeiro de 2008

(clique no recorte de jornal para ler a matéria ampliada)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Comentários do Reporter Dorjival Silva ao momento do PMDB

Não creio que a pretensão do prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia (PR), ao convidar o vereador João Negão (PMDB) para sua liderança na Câmara Municipal, tenha sido para "puxar" o tapete do médido Renato Gama (PMDB) que sonha em seu candidato à sucessão municipal nas próximas eleições.

Muita gente pode até pensar o contrário. Mas vejo a ida de João Negão para a base aliada do prefeito como um fato político em favor do Município.

O vereador, que já fez oposição ferrenha à atual Administração, reconheceu o trabalho e esforços do prefeito para fazer de Tangará um lugar melhor para se viver. Unindo-se à Administração, João Negão está declarando publicamente que também pretende continuar ainda mais servindo as comunidades locais com seu trabalho.

Quanto ao médido, é mais que natural que se espernei neste momento e até começe a ver a areia tornar-se movediça. Mas isso é algo muito natural em política.

Não creio Gama estivesse pensando que emplacar uma candidatura a prefeito de Tangará da Serra fosse a coisa mais fácil do mundo.

Todavia, é bom deixar claro que, João Negão na base aliada do prefeito Júlio César não significa que o PMDB tenha sido desestruturado. Para Gama pode ter sido. Para muita gente não. Aliado ao prefeito, o PMDB até ganha mais vulto e visibilidade neste momento pré-eleitoral.

Nossos comentários:

Não sei se estamos falando do mesmo partido, amigo Dorjival.
O PMDB não precisa se escorar no PR. Basta que se fale do tempo na TV. Em épocas quando os showmícios praticamente acabaram e com as grandes restrições ao uso de santinhos, camisetas, etc, ficou basicamente a TV. Quanto tempo tem o PR na TV?
O PR tem ministros? quantos senadores tem? dá pra comparar com a estrutura do PMDB?
Com todo o respeito que devemos ao PR, ele ainda é um partido pequeno frente ao PMDB.
Definitivamente, o PMDB não está "pedindo esmolas" ao PR.
O PMDB não precisa se escorar no prefeito para ganhar vulto e visibilidade. Já temos vulto, por sinal, o maior vulto do País.

Respeito sua opinião ao achar que a decisão do companheiro João contribui para o município.
Mas dentro do sistema partidário brasileiro, decisões deste porte precisam passar pelo crivo do partido. Caso hajam cargos em negociação, precisam ser colocados à disposição do partido, não de um filiado a um outro partido, ao bel sabor do articulador.

Mas com uma coisa eu concordo. A ida de João Negão não compromete o PMDB, pois o mesmo certamente tomará suas medidas para coibir condutas que não se alinhem com o programa e o estatuto do partido.
Não se desestrutura o maior partido do Brasil com a decisão equivocada de um vereador. Estamos confiantes que o próprio companheiro irá rever sua posição e caminharemos juntos novamente após o ajuste que se fizer necessário.

PS: seu editor de texto está com o mesmo problema do computador da Assessoria de imprensa do prefeito. Troca a palavra médico por medido. Tenho um amigo técnico de informática que pode dar uma reconfigurada no word, se desejarem. Entre em contato, e passarei o telefone dele, ok?

Comentário de Diego Soares - Repórter


Jornal QUESTÃO DE OPINIÃO disse...

É o fim da picada mesmo né...
Dorjival, meu colega, até ontem vc criticava duramente as ações do vereador João Negão, e agora se tornou seu mais ativo defensor...sinceramente, nao te entendo...vc começou tão bem na imprensa e agora está se rendendo a essas pessoas...lamentável.


Diego Soares...repórter.


Prefeitos dos pólos "patinam" rumo à reeleição

O instituto da reeleição pode representar um tiro no pé dos prefeitos das cidades-pólos mato-grossenses. Se as eleições fossem hoje, a maioria não reconquistaria o mandato. Numa análise simplória, parece que o eleitor começa a externar a vontade de, nas urnas, optar por renovação.

Em Cuiabá, o prefeito Wilson Santos (PSDB), apesar de ter adversários tidos como fracos do ponto de vista pragmático, patina na segunda colocação e, em algumas pesquisas, aparece até em terceira posição. Se as eleições fossem hoje, o deputado Walter Rabello (PP) conquistaria o Palácio Alencastro. Até mesmo o presidente da Assembléia, Sérgio Ricardo (PR), surge como incômodo ao tucano Santos.

Murilo Domingos (PR), em Várzea Grande, e Zózimo Chaparral (PC do B), em Barra do Garças, acumulam tamanha impopularidade em seus mandatos que chegam a impressionar. São tão rejeitados pela população que nem mesmo quem está prestes a concluir o segundo mandato detém tanta desvantagem nas pesquisas sobre intenções de voto. A situação não é diferente em Cáceres, com Ricardo Henry (PP), e em Tangará da Serra, com Júlio César Ladeia (PR).

Mesmo tendo o governador Blairo Maggi como principal cabo eleitoral, o rondonopolitano Adilton Sachetti (PR) seria derrotado hoje nas urnas. Está em larga desvantagem sobre o deputado Zé do Pátio (PMDB). Getúlio Viana (PR), de Primavera do Leste, figura também na lista daqueles gestores com dificuldades de reconquistar mandato. Em Chapada dos Guimarães, o prefeito Gilberto de Mello (PR), também patina.

A prefeita de Alta Floresta, Izaura Alfonso (PDT), percebeu que terá dificuldades de reeleição e já escalou o seu secretário de Finanças, Júlio Giacomin, como opção à sucessão municipal.


fonte: ReporterNews

PMDB em Tangará da Serra

(clique no recorte de jornal para ler a notícia ampliada)

domingo, 13 de janeiro de 2008

O Direito de alguém termina onde começa do direito dos outros


Enquanto dirigia pela cidade, encontrei este desrespeito grosseiro ao direito dos outros.

Este cidadão fez da via pública o seu depósito de material de construção e seu canteiro de obras. Observe que a areia ocupa mais da metade da largura da pista.

comentário de Alex:
Dr. Renato
Caso essa foto seja da rua 28, provavelmente esquina com a rua 5 A, a obra não é de um cidadão, mas de todos. O material depositado é para colocação de meio-fio, feito pela prefeitura. Posso estar enganado, mas foi o que entendi quando passei pelo local.
Obrigado.
Alex Andrade

Resposta:
Alex, obrigado pela participação.
Segundo levantamento do Jornal do Vale, a obra fica na rua 3.
Se for obra da prefeitura, ainda pior, né? Eles sabem melhor do que ninguém que há necessidade da devida sinalização do material para evitar acidentes. Pelo que lembro do material que estudei recentemente para renovar minha habilitação, o indicado seriam cavaletes pintados em vermelho e branco.
Abraços.


sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

População comemora a saída de Toninho Iporã da Secretaria da Saúde

Nem vou comentar. só posso adiantar que estamos comemorando.

CAMPINAS REDUZ 12,5% NO USO DE ANTIINFLAMATÓRIOS COM CURSOS DE MICROSISTEMAS DE ACUPUNTURA PARA OS MÉDICOS DO SUS

Os países do primeiro mundo conseguiram crescer por meio das parcerias da iniciativa privada com o serviço público. No Brasil, onde os sistemas de saúde têm grandes deficiências, não pode ser diferente. A maioria da população não tem acesso a medicamentos, planos de saúde e seguradoras, é mal atendida nos estabelecimentos públicos e muitos privados, além das péssimas condições de trabalho dos profissionais da saúde, principalmente os médicos. Esse arsenal de problemas fez com que a Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA), levasse à frente um projeto de capacitação profissional em Acupuntura, junto com a Coordenadoria de Saúde Integrativa de Campinas (SP), cujos desdobramentos tornaram o plano um exemplo a ser seguido em todo o pais.

No final de 2005, essa parceria promoveu um curso para treinamento de médicos na prática da Craniopuntura de Yamamoto – Yamamoto New Scalp Acupuncture (YNSA), um sistema criado em meados de 1970 pelo médico Toshikatsu Yamamoto. Essa técnica aplica agulhas menores em um microssistema localizado na cabeça do paciente e que representa o corpo todo. É indicada para diversos tipos de dor e seqüelas neurológicas de AVC’s como hemiplegia, paraplegia, paralisia facial e parestesias. O sistema é interessante porque substitui as macas por cadeiras ou poltronas, com ganho de espaço nos consultórios e ambulatórios.

Dessa forme, ainda em 2005, houve a oportunidade para que 60 médicos já capacitados pudessem participar do Simpósio Internacional Brasil/Japão, na cidade de São Paulo, com a presença do Dr. Toshikatsu Yamamoto. Em seguida, no início de 2006, Campinas criou o primeiro ambulatório para controle da dor e outras moléstias baseado nessa técnica.

REDUÇÃO DE ANTIINFLAMATÓRIOS

O uso de medicamentos para alívio da dor é sempre um problema por causa dos efeitos colaterais, como gastrites, lesões hepáticas e renais. Em Campinas, durante 2003, o consumo mensal de antiinflamatórios foi de 534.336 comprimidos de diclofenaco de sódio; em 2004, a média mensal foi de 601.856, e em 2005 de 644.366.

Em 2006, o consumo mensal esperado era de 700.000 comprimidos de antiinflamatórios. Mas, a média mensal ficou em 570.000 comprimidos. O fato mostra a redução de 74.336 comprimidos ou 12,5% em relação ao ano passado, uma resposta direta à maior utilização da craniopuntura.

De acordo com o coordenador de Saúde Integrativa, Dr. Willian Hyppolito Ferreira, o sucesso e os bons resultados do projeto devem-se à iniciativa levada adiante em conjunto com a AMBA, que ministrou diversas aulas para os médicos de Campinas. E, também, à dedicação dos que estão realizando a técnica nas Unidades Básicas de Saúde e outros locais. A iniciativa reduziu a dor dos pacientes, enquanto realizam as hipóteses diagnósticas necessárias, e os respectivos tratamentos de cada doença.

Hoje, 95 médicos da cidade já utilizam essa técnica nos quadro dolorosos de seus pacientes, correspondendo a 10% por cento de médicos da rede municipal de saúde local.

Segundo o presidente da AMBA, Dr. Ruy Tanigawa, outro trabalho semelhante foi realizado recentemente em Piracicaba (SP). “Pretendemos estender a realização deste e outros cursos em várias regiões do Estado de São Paulo e do Pais”. Com isso, a AMBA dá um suporte mais eficiente à saúde da população, e a custos menores em função do menor uso de medicamentos. Além disso, trata-se de uma de atualização técnica gratificante para o médico, que constata uma recuperação mais rápida de seus pacientes”, disse o Dr. Ruy.

A maioria dos pacientes das redes públicas de saúde e até uma boa parcela da rede privada, deixa os tratamentos por causa do mau atendimento e custos elevados dos medicamentos. E, por conseqüência, deixa de procurar o médico por este mesmo motivo. Passado algum tempo, esse paciente retorna, muitas vezes com outro médico, mas seu quadro clínico está agravado por causa da evolução da doença. Daí a necessidade premente do estabelecimento de políticas públicas de saúde realísticas, onde todos tenham oportunidades. E, principalmente, com respeito à hierarquia e funções do médico. Afinal, saúde é um direito do cidadão e não massa de manobra política ou favor como querem alguns governantes.

fonte: AMBA

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Frase do dia


"O homem que trabalha somente pelo que recebe, não merece ser pago pelo que faz."

Abraham Lincoln

MT envia manuais sobre como antecipar tratamento à dengue

Dezesseis escritórios regionais de saúde (ERS) receberam 1 mil manuais educativos para o diagnóstico e manejo clínico de pacientes com dengue. Os folhetos contêm informações sobre a dengue preparadas especialmente para médicos e serão distribuídos às secretarias Municipais de Saúde pelos ERS, que também estarão entregando aos municípios 750 roteiros para multiplicação das capacitações dos médicos.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, disse que o material foi elaborado para aprimorar o atendimento ao paciente com a doença, desde a atenção básica até os procedimentos de alta e média complexidade. O objetivo é fazer a detecção oportuna de casos e o manejo adequado da doença e evitando os óbitos".

A ação é uma rotina de preparação para a campanha anual de combate à dengue, visando o diagnóstico precoce da doença e a diminuição do número de óbitos ocorridos no Estado.

Paralela à essa ação da SES, o Ministério da Saúde também celebrou uma parceria com o Conselho Federal de Medicina para a produção e distribuição de um kit que deverá ser entregue a cada médico do Estado, por meio do Conselho Regional de Medicina (CRM), com o objetivo de auxiliá-los com informações úteis sobre a Dengue. O kit é composto de um folheto, um folder e um CD-Rom.

No folheto são encontradas informações sobre a epidemiologia da doença e o comportamento da doença no país. São abordados, também, os mitos e erros mais comuns sobre a dengue, orientações de como deve ser o manejo do paciente e um texto sobre a organização de serviços de saúde.

fonte: Gazeta de Cuiabá

SES requisita ao Ministério da Saúde 100 mil vacinas para MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) protocolou no Ministério da Saúde (MS) pedido de 100 mil doses por mês de vacina contra a febre amarela. O estoque mensal em Mato Grosso é de 60 mil doses. O MS, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, garantiu abastecimento para o Estado.

O secretario de Estado de Saúde, Augustinho Moro, determinou à Vigilância em Saúde do Estado passe a renotificar aos municípios em área de risco, apesar de todos os municípios já terem recebido a notificação no dia 28 de dezembro com instruções específicas quanto a medidas de intensificação da vigilância, procura por casos suspeitos em humanos, comunicação à classe médica, alerta para ocorrências de epizootias (morte de macacos) e manutenção da cobertura vacinal.

"O Estado de Mato Grosso está vigilante e em alerta para ocorrências de febre amarela, principalmente nas regiões de fronteira, nos municípios que fazem divisa com Goiás, região Sul, que recebe grande fluxo de pessoas vindas de outros Estados, e regiões de mata. A imunização é necessária porque é a única forma segura", disse Moro.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Gerson Penna,deu a garantia do abastecimento das vacinas para Mato Grosso e recomendou que pessoas que vão para áreas de turismo na mata e moradores da área rural devem ser vacinados com prioridade.

O superintendente em exercício da Vigilância em Saúde, Benedito Oscar de Campos, disse que casos suspeitos são caracterizados em pacientes que apresentem febre aguda, de até sete dias, que não tenha sido vacinado contra a doença.

fonte: Gazeta de Cuiabá

Janeiro é quando acontecem acidentes domésticos com crianças

Janeiro é o mês em que acontecem mais acidentes domésticos envolvendo crianças e adolescentes, que ficam m casa aproveitando a folga dos estudos. O coronel Arilton Ferreira Azevedo, comandante geral do Corpo de Bombeiros, explica que é normal as crianças ficarem sujeitas a atos inseguros nestes períodos de recesso escolar. " Elas passam mais tempo ociosas dentro de casa e os pais, muitas vezes, não estão presentes para fiscalizar. A faixa etária mais atingida é a de 3 a 12 anos".

Arilton aponta que a população de baixa renda sofre ainda mais por não ter condição de contratar uma babá ou matricular o filho em alguma colônia de férias. "Em algumas famílias, crianças são até responsabilizadas em cuidar das outras. Nestes casos, a possibilidade de ocorrer algum tipo de acidente é ainda maior".

De acordo com o comandante, os acidentes mais frequentes estão relacionados com materiais cortantes, choques elétricos e queda de nível, que são os tombos de cadeiras, entre outros. Para diminuir os riscos, os pais devem ficar mais atentos.

"Ocupar os filhos com atividades, procurar uma colônia ou contratar uma babá, quando possível".

Outras prevenções também são importantes. Medidas como colocar protetores nas tomadas, guardar materiais cortantes e produtos de limpeza em locais de difícil acesso e, principalmente, conversar com a criança e explicar sobre o perigo de manusear tais objetos. Enfim, a família deve dificultar a ocorrência de acidentes.

fonte: Gazeta de Cuiabá

Comer em família 'evita distúrbio alimentar', diz estudo

Segundo o estudo, os distúrbios alimentares – que incluem comer desordenadamente e provocar o vômito para perder peso – se tornam mais comuns na passagem da adolescência para a vida adulta, e as refeições familiares podem ajudar a evitá-los.

“Distúrbios alimentares estão associados a uma série de conseqüências comportamentais, físicas e psicológicas danosas, que incluem uma dieta de qualidade inferior, ganho de peso, obesidade, sintomas de depressão e os próprios distúrbios”, dizem os autores do artigo.

“Por isso, é importante identificar estratégias para evitar esses distúrbios.”

Refeições frequentes

A médica e nutricionista Dianne Neumark-Sztainer e sua equipe estudaram 2.516 adolescentes em 31 escolas do Estado de Minnesota.

As participantes completaram dois questionários - um na escola, em 1999, e outro pelo correio, em 2004 – respondendo perguntas sobre com que frequência elas comiam com a família, seu índice de massa corporal, relação com a família e distúrbios alimentares.

Entre as adolescentes, aquelas que compartilhavam pelo menos cinco refeições por semana com o resto da família em 1999 tinham tendência significativamente menor a reportar o uso de medidas extremas para controlar seu peso em 2004, independentemente de suas características sócio-demográficas, índice de massa corporal ou relação com a família.

Entre os meninos, no entanto, as refeições familiares não tinham influência sobre os distúrbios alimentares cinco anos depois. Os autores do estudo, no entanto, não conseguiram identificar o porquê da diferença.

“As refeições familiares podem oferecer mais benefícios às meninas porque elas podem ser mais sensíveis, e provavelmente mais influenciáveis, pelos relacionamentos familiares e interpessoais do que os adolescentes do sexo masculino”, dizem os autores.

Eles também acreditam que elas, provavelmente, estariam mais envolvidas na preparação dos alimentos, aprendendo a preparar uma refeição balanceada.

Os distúrbios alimentares, no entanto, são muito mais comuns entre mulheres do que homens, e com as conclusões deste e de outros estudos, os autores recomendam que as autoridades encontrem meios de ajudar as famílias a comerem juntas.

fonte: ReporterNews

Vacinas contra Febre Amarela estão disponíveis em postos de saúde de Tangará

Apesar de Tangará da Serra não ter ainda nenhum registro de caso da febre amarela, a saúde pública orienta à população para que esteja em dia com a vacina. Diante de fatos como no Estado de Goiás, em que macacos morreram apresentando sintomas da doença, como também o caso de uma mulher que foi internada em Barra do Garças com suspeita da Febre, a população do município começa a procurar os postos para tomar a vacina.

A coordenadora da Unidade da Saúde da Família (USF) da Cohab Tarumã, Juliana Herrero da Silva, explica que não há casos da doença no município, mas que mesmo assim a saúde estará realizando mobilizações e campanhas, com data ainda não prevista, para que as pessoas tomem a vacina. Segundo Juliana, diante de informações da manifestação da doença em outras regiões, houve um grande aumento de pessoas na cidade na procura pela dose da vacina.

A coordenadora explica que a vacina deve ser tomada à partir dos nove meses de idade. “Daí em diante a vacina tem validade de dez anos, sendo que após isso reforços terão que ser feitos”, comenta Juliana. Ela diz que é importante também que as pessoas estejam em dia com o cartão de vacinação, principalmente se forem viajar para outros locais. Conforme a coordenadora, a vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as USF´S inclusive no Posto Central. Sendo que basta apenas o paciente procurar um destes locais e tomar a vacina.

SINTOMAS - Após ser contaminada a pessoa começa a apresentar uma série de sintomas, entre eles, febre alta, podendo chegar a 40 ou 42º, fortes dores de cabeça, vômitos, problemas no fígado e hemorragias. O nome da doença está relacionado à cor a qual a pele da pessoa fica após contraí-la. O doente fica com icterícia, pois ocorre o derramamento da bilirrubina em diversos tecidos do corpo. Quando espalha-se pela corrente sangüínea, a pessoa fica com uma cor amarelada na pele e também nos olhos. Esta doença infecciosa pode permanecer no corpo da pessoa doente por aproximadamente duas semanas, e pode levar a morte, em função de seu agravamento e dos danos provocados pelo vírus no corpo e nos órgãos.

CASOS - De 1992 a 2006 foram 22 casos de febre amarela em Mato Grosso, no total de 13 mortes. Em Tocantins, o governo do Estado também intensificou a vacinação. O Estado foi o segundo com mais cidades com registros de macacos mortos por suspeitas da doença em 2007, segundo o Ministério da Saúde.

fonte: ReporterNews

Mato Grosso e mais estados estão em alerta contra a febre amarela

Os Estados de Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso estão convocando a população para ser vacinada contra a febre amarela. A medida já havia sido adota em Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Apesar de ainda não haver caso confirmado da doença, o alerta foi provocado pela presença de animais mortos em alguns desses estados e pela internação de pessoas com suspeita da doença nos três últimos.

Esses Estados ficam nas regiões consideradas endêmicas e são focos históricos do vírus amarílico – que causa a doença. A vacina tem efeito por dez anos e a imunização é garantida dez dias após a aplicação da injeção.

Entre 1996 e 2007 foram constatados 349 casos de febre amarela em todo o Brasil, com 161 mortes.

fonte: 24HorasNews

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Coisas legais na net: Vc fala e Deus responte...

You say, "It's impossible."
God says, "All things are possible."
(Luke 18:27)

You say, "I'm too tired."
God says, "I will give you rest."
(Matthew 11:28-30)

You say, "Nobody really loves me."
God says, "I love you."
(John 3:16 & Jeremiah 31:3)

You say, "I can't go on."
God says, "My grace is sufficient."
(II Corinthians 12:9 & Psalm 91:15)

You say, "I can't figure things out."
God says, "I will direct your steps."
(Proverbs 3:5-6)

You say, "I can't do it."
God says, "You can do all things."
(Philippians 4:13)

You say, "I'm not able."
God says, "I am able."
(II Corinthians 9:8)

You say, "It's not worth it."
God says, "It will be worth it."
(Romans 8:28)

You say, "I can't forgive myself."
God says, "I forgive you."
(I John 1:9 & Romans 8:1)

You say, "I can't manage."
God says, "I will supply all your needs."
(Philippians 4:19)

You say, "I'm afraid."
God says, "I have not given you a spirit of fear."
(II Timothy 1:7)

You say, "I'm always worried and frustrated."
God says, "Cast all your cares on me."
(I Peter 5:7)

You say, "I'm not smart enough."
God says, "I give you wisdom."
(I Corinthians 1:30)

You say, "I feel all alone."
God says, "I will never leave you or forsake you."
(Hebrews 13:5)

Frase do dia



"O que domina aos outros é forte; o que se domina a si mesmo é poderoso." Lao-Tse

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Hospital recruta voluntários para tratamento contra dor nas costas em SP

Um estudo do HC (Hospital da Clínicas) de São Paulo quer comprovar o efeito benéfico da acupuntura para o tratamento da lombalgia, nome técnico para a dor na região baixa das costas. O Centro de Acupuntura, da Faculdade de Medicina, começou a recrutar voluntários para o estudo.
Os pesquisadores procuram pessoas com dor na faixa das costas que vai da altura do umbigo até a bacia, sem restrição de idade ou sexo. Os trabalhos começarão assim que o número de voluntários for alcançado --cerca de 120-- e terão duração de três semanas.
Uma triagem vai selecionar pacientes com lombalgia que não têm origem de problemas na coluna vertebral. "As causas mais comuns das dores são desvios de postura, obesidade e esforço físico mal executado", explica o médico João Amadera.
O médico Wu Tu Hsing, coordenador da pesquisa, utiliza a acupuntura para tratamento de dores há mais de 20 anos. Sua experiência revela que a técnica alivia progressivamente a dor. A intenção do pesquisa é validar as descobertas da prática cotidiana.
De acordo com Amadera, o efeito benéfico das agulhas é comprovado cientificamente: vêm da liberação de substâncias naturais do organismo que auxiliam no tratamento. "Falta mostrar que a acupuntura é confiável para tratar as lombalgias e pode ser utilizada sem preconceitos", afirma.
Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato pelo telefone 0/xx/11/3069-8141, das 8h às 18h.
fonte: UOL

Hábitos saudáveis podem estender vida em 14 anos, diz estudo

Da BBC Brasil

Uma pesquisa britânica aponta uma fórmula que pode estender a vida em até 14 anos: fazer exercícios físicos, ter uma alimentação rica em frutas e verduras, beber álcool moderadamente e não fumar.Pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Conselho de Pesquisa Médica de Norfolk afirmam que as pessoas que não seguem nenhum destes quatro preceitos têm quatro vezes mais chances de morrer. Além disso, os resultados da pesquisa permaneceram inalterados quando foram estudadas pessoas mais pobres ou mais gordas.
O estudo foi realizado com cerca de 20 mil homens e mulheres de Norfolk com idades entre 45 e 79 anos, sendo que nenhum tinha câncer ou problemas cardiovasculares no início da pesquisa, em 1993.
Pontuação
As pessoas recebiam um ponto para cada um dos seguintes hábitos: não fumar, consumir entre uma e 14 unidades de álcool por semana (o equivalente a meio e sete copos de vinho), ingerir cinco porções de frutas ou verduras por dia e não ser fisicamente inativo. Este último hábito foi definido como ter uma profissão sedentária e realizar meia hora de exercício por dia ou ter um emprego não-sedentário, como o de enfermeira ou encanador.
De acordo com os resultados, os pesquisadores afirmam que o grupo que marcou quatro pontos tinha menos risco de morrer e que uma pessoa com 60 anos com zero ponto tinha o mesmo risco de morrer que uma pessoa de 74 anos com quatro pontos. "Sabemos que isoladamente medidas como não fumar e praticar exercícios podem ter um impacto na longevidade, mas esta é a primeira vez que olhamos para todos os hábitos ao mesmo tempo", disse o professor Kay-Tee Khaw, chefe da pesquisa.
"Também descobrimos que a classe social e o IMC (Índice de Massa Corporal) realmente não têm nenhuma influência", acrescentou. "Isso significa que uma grande parte da população realmente pode perceber benefícios na saúde com mudanças moderadas." As descobertas foram mais acentuadas na redução das mortes por doenças cardiovasculares: pessoas com nenhum ponto tinham cinco vezes mais risco de morrer do que aquelas com quatro pontos.