segunda-feira, 31 de março de 2008

PCC quer se infiltrar na política e financiar campanhas

A cúpula do crime organizado quer ter representação política. Depois de entrar no tráfico internacional de drogas, o Primeiro Comando da Capital (PCC) quer se aproximar dos partidos políticos e financiar campanhas eleitorais. Seus líderes consideram que a 'família' pode garantir muitos votos aos seus escolhidos e têm capacidade de mobilização em 10 Estados. "Muitos partidos políticos não têm essa força", afirmou Daniel Vinícius Canônico, o Cego, porta-voz do líder máximo da organização, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Em um diálogo interceptado pela inteligência do governo estadual, Canônico e o segundo homem na hierarquia do PCC, Julio Cesar Guedes de Moraes, o Carambola, conversam com o advogado Sérgio Wesley da Cunha. Eles começam tratando da manifestação patrocinada pela facção em frente do Congresso Nacional, ocorrida em 28 de novembro. "Doutor, sabe qual a intenção dessa passeata?", pergunta Canônico. É o próprio porta-voz de Marcola quem responde: "Era pra mostrar para aqueles deputados que nós temos força política." A organização criminosa fretou ônibus em 10 Estados para levar centenas de manifestantes até Brasília com o objetivo de fazer um protesto contra o descumprimento da Lei de Execuções Penais.

No meio da conversa, Wesley defende que o PCC deve ter representação política. "Eu sempre falei pro Marcos (Marcola), uma vez que eu conversei com ele longamente, só na grade, olho no olho: "Marcos, a gente precisa ter uma representação política! O IRA (Exército Republicano Irlandês) que está bem pra cacete lá na Irlanda (do Norte), eles têm o Sinn Fein, que é um partido de representação política!"

Em seguida, Carambola e Canônico questionam o advogado sobre qual candidato a prefeito de São Paulo a facção deveria apoiar. Wesley conta quem são os pré-candidatos de partidos como DEM, PSDB e PT. Nesse trecho, a interceptação do diálogo ficou truncada. Aparentemente, os criminosos discutem como se aproximar dos partidos, doando dinheiro aos tesoureiros para financiar campanhas - há quem desconfie que a facção estaria pensando em se apossar do dinheiro das doações dadas aos partidos.

Essa não é a primeira vez que o PCC tenta entrar na política. Em 2002, a facção quis lançar o advogado Anselmo Neves Maia candidato a deputado federal pelo PMN. Maia acabou preso. Em 2006, outro advogado suspeito, Paulo Bravos, teve sua candidatura recusada pelo PV. Naquele ano, a facção planejava eleger um deputado estadual e um federal em São Paulo. O plano fracassou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

fonte: UOL

sexta-feira, 28 de março de 2008

Portaria acaba com obrigatoriedade do cartão do SUS em Cuiabá

A Portaria nº 15/08 da Secretaria Municipal de Saúde, assinada hoje (27/03) pelo titular da pasta, Luiz Soares, desobriga os servidores de quaisquer unidades de saúde de Cuiabá a exigir o Cartão SUS do usuário para ter acesso aos serviços da rede. A portaria ainda estabelece que cabe ao servidor orientar o usuário a procurar os postos de emissão do cartão, sem pressa, para requerer o documento.

Em 2004, a Secretaria de Saúde de Cuiabá, atendendo determinação do Ministério da Saúde, investiu cerca de R$ 800 mil no cadastramento de usuários. O município atingiu a meta dos 65% de cadastros exigidos, condição para que fossem enviados imediatamente os cartões magnéticos e as máquinas de confecção do documento.

Diante dessa proposta, também ficou estabelecido que a partir do dia 1º de julho de 2008 nenhum usuário poderia ser atendido sem o referido cartão. Como nem os cartões e nem as máquinas chegaram ao município, não há como exigir o documento do usuário para que ele tenha acesso aos serviços. Portanto, a população pode ficar tranqüila.

Hoje o secretário determinou o fechamento do posto de emissão do Cartão SUS que funcionava na rua Major Gama, centro de Cuiabá. A partir de amanhã o usuário deverá se dirigir ao prédio da Central de Regulação, na esquina da Prainha com a Avenida do Bosco, para tirar o cartão. Por outro lado, a Secretaria de Saúde de Cuiabá está preparando novos postos nas policlínicas para facilitar a vida do usuário e negociando, com o Governo do Estado, a instalação de um posto do Cartão SUS no Ganha Tempo da Praça Ipiranga.

fonte: 24horasnews

quinta-feira, 27 de março de 2008

Anestésico pode apagar memórias ruins, diz estudo

Drogas anestésicas podem bloquear a formação de memórias ruins, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, publicado pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os pesquisadores trataram um grupo de voluntários com doses baixas do anestésico inalatório Sevoflurano e outro grupo com um placebo.

Eles foram expostos então a 36 imagens diferentes, algumas delas banais, como a foto de uma xícara de café, por exemplo, e outras mais fortes e impressionantes, como a de uma mão amputada.

Uma semana depois, os voluntários tinham que enumerar as imagens de que se recordavam. Os que receberam o placebo disseram lembrar de 29% das imagens fortes e de 12 por cento das comuns.

As pessoas que inalaram o anestésico (a dose usada é um décimo da concentração necessária para deixar os pacientes inconscientes) se lembravam apenas de 5% das imagens chocantes e de 10% das banais.

Usando exames de diagnóstico por imagem, foi possível ver que o Sevoflurano interfere na comunicação entre as áreas do cérebro que controlam as emoções e as memórias de longo prazo.

Os pesquisadores esperam que, uma vez que se descubra como este bloqueio impede a formação das lembranças, seja possível criar um tratamento que apague memórias indesejáveis logo após uma experiência traumática, evitando a Síndrome de Estresse Pós-Traumático.

Eles explicam, no entanto, que manipular lembranças antigas é muito mais complicado.

fonte: ReporterNews

terça-feira, 25 de março de 2008

Novo programa humorístico na TV brasileira


O CQC, novo programa humorístico da BAND, começou a ser transmitido na semana passada e já desponta como grande destaque no humor inteligente.
Liderado por Marcelo Taz, traz no elenco um grupo de jovens comediantes que se destacam no estilo "stand up comedy" como Rafinha Bastos, Danilo Gentili e Oscar Filho.
Dentre os quadros mais engraçados está o Reporter Inexperiente. Gretchen foi a primeira entrevistada e o Padre Marcelo Rossi foi o de ontem.
Os videos do Reporter Inexperiente podem ser assistidos no Youtube clicando nos links:

Paciente garante tratamento na Justiça

Depois de 2 anos lutando na Justiça, M.M.J, portadora de diabetes, conseguiu na Justiça o direito de receber o medicamento Insulina Lantus de forma ininterrupta, na quantidade e tempo prescritos por seu médico. Esta é mais uma decisão do Tribunal de Justiça que resguarda o direito constitucional do cidadão à saúde e que tem sido comum.

A paciente ingressou com a ação em novembro de 2005. Cinco dias depois conseguiu a primeira vitória. A Justiça concedeu a tutela antecipada para que ela recebesse o remédio. A paciente juntou aos autos todos os exames que comprovavam o estado de saúde e a necessidade deste medicamento específico, já que outros medicamentos não tinham feito o efeito esperado.

A ação foi movida contra o governo do Estado e a prefeitura municipal de Cuiabá. Ambos recorreram na primeira instância e depois no Tribunal de Justiça. Em junho do ano passado a Justiça considerou o pedido da paciente procedente e determinou multa de R$ 2 mil por dia caso o medicamento não fosse fornecido.

No recurso ao Tribunal de Justiça, Estado e município perderam novamente e agora têm que cumprir a determinação. O Estado alegou que a prescrição de medicamentos ou tratamentos, sejam de caráter excepcional ou não, tem natureza jurídica de ato médico, não podendo ser imposto ao Estado. Disse que a paciente deveria ser avaliada por profissionais credenciados no Sistema Único de Saúde.

No entanto, o relator do recurso, desembargador Evandro Stábile, avaliou que é incontestável o direito da paciente em receber do Estado o medicamento necessário ao seu tratamento, pois cabe ao mesmo possibilitar os meios necessários ao fornecimento urgente da medicação, mesmo porque a saúde é direito de todos e dever do Estado, efetivamente garantido pela Constituição Federal.

Andréia Fontes

Fonte: Gazeta de Cuiabá

segunda-feira, 24 de março de 2008

Casamento de feio com bonita 'tem mais chance de dar certo'

Um estudo de cientistas americanos indicou que casamentos têm mais chance de dar certo quando a mulher é mais bonita que o homem.

A pesquisa, conduzida por uma equipe de psicólogos da Universidade do Tennessee, analisou como a diferença entre o "nível de atratividade" dos parceiros se relaciona com a satisfação de um casal.

Através de entrevistas com cerca de 80 casais recém-casados, os cientistas perceberam que a beleza teve efeitos "robustos e universalmente positivos" no início dos relacionamentos.

Mas, nos casamentos que se seguiram, "os homens mais bonitos estavam menos satisfeitos", eles escreveram, em um artigo publicado na revista científica Journal of Family Psychology.

"Os homens mais bonitos que suas parceiras demonstraram tendência a oferecer menos apoio emocional e prático às suas mulheres", avaliou o professor James McNulty, que coordenou o estudo, segundo o jornal britânico Daily Mail.

"Homens mais bonitos têm à disposição mais possibilidades de relacionamentos de curto prazo, o que os torna menos satisfeitos e comprometidos com o relacionamento." No artigo, os pesquisadores afirmam que níveis similares de beleza foram importantes no início do relacionamento - mas foram perdendo importância à medida que a relação evoluía.

Segundo eles, "ambos os parceiros se comportaram mais positivamente em relacionamentos em que as mulheres eram mais atraentes que seus maridos, e negativamente nos relacionamentos em que os homens eram mais atraentes que suas mulheres".

fonte: UOL

quinta-feira, 20 de março de 2008

TUDO DE NOVO: Prefeito de Tangará decide cancelar licitações do PAC

O prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia (PR), anulará o processo licitatório feito pelo município no valor de R$ 61,3 milhões para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Também assinará um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se compromete com o Ministério Público Estadual (MPE) a realizar uma nova licitação.

fonte: Diário de Tangará

TCE multa prefeito de Tangará da Serra por contrato ilegal


Júlio Ladeia foi multado em 300 UPFs por ter causado danos aos cofres públicos
O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso multou, em 300 UPF´s/MT, o prefeito de Tangará da Serra, Julio César Davoli Ladeia por contratação e despesas ilegais de serviços jurídicos. O voto do relator, conselheiro Alencar Soares, acompanhou parecer do Ministério Público.

De acordo com o voto, a Prefeitura contratou, mediante o procedimento de inexigibilidade de licitação, a empresa “Borba & Gallindo Advogados e Associados” para a elaboração e acompanhamento de todos os atos da licitação a ser realizada para a contratação de uma instituição financeira.

Tal atribuição é um serviço corriqueiro e essencial à administração do Poder Público, não caracterizando, portanto, a singularidade da prestação de serviço contratado. O acompanhamento de eventuais recursos administrativos ou judiciais poderia ter sido prestado pela própria Procuradoria do município.

Para o TCE, o contrato causou dano de 378 mil reais ao erário municipal, valor relativo ao pagamento de honorários advocatícios por esses serviços prestados de consultoria.

Leia abaixo a íntegra da decisão:

SÍNTESE DO VOTO

No presente caso, a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra contratou, mediante o procedimento de inexigibilidade de licitação n. 04/CPL/2007, a empresa “Borba & Gallindo Advogados e Associados” para a elaboração e acompanhamento de todos os atos da licitação a ser realizada para a contratação de uma instituição financeira a fim de movimentar a conta única e arrecadar recursos públicos municipais, por meio da concessão de uso.

A Prefeitura Municipal pagou pelo contrato, R$ 378.000,00, relativo aos honorários advocatícios por esses serviços prestados de consultoria, sem se preocupar que a própria Administração Pública Municipal dispõe de um quadro de pessoal de assessoramento jurídico junto à Procuradoria, capaz de realizar tal trabalho. Ante a escassez de recursos públicos, os atos administrativos de um agente político, em qualquer esfera administrativa, devem ser norteados pelo princípio da razoabilidade e proporcionalidade.

Isto posto, acompanhando o Parecer n. 4.943/2007 da Procuradoria de Justiça junto a esta Corte de Contas, VOTO no sentido de julgar PROCEDENTE a presente Representação, julgando a sua despesa ILEGAL face à existência de irregularidades que ofenderam ao princípio da legalidade, legitimidade, proporcionalidade, razoabilidade e economicidade, e comino ao contratante Prefeito Municipal de Tangará da Serra, Sr. Julio César Davoli Ladeia, a multa pecuniária de 300 UPF´s/MT face à prática de atos de gestão ilegal, ilegítimo e antieconômico que resultaram dano ao erário municipal, a serem recolhidas com recursos próprios aos cofres públicos do FUNDECONTAS.

Nos termos do artigo 228, parágrafo único da Resolução n. 14/2007, encaminhem-se fotocópias de todo o processado ao Ministério Público Estadual para providências que entender necessárias.

É o voto.

II- DAS RAZÕES DO VOTO

Admitida a presente Representação de natureza interna formalizada pela equipe técnica da Subsecretaria de Controle de Organizações Municipais desta 4ª Relatoria em face da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, em obediência às formalidades regimentais previstas no artigo 46 da Lei Complementar n. 269/2007 (Lei Orgânica - TCE), artigo 224 e seguintes da Resolução n. 14/2007 (Regimento Interno -TCE), passo à análise do mérito pontuando as razões fáticas e legais acerca dos fatos denunciados.

Primeiramente, importante aqui se faz apontar os requisitos legais necessários a permitir a contratação direta pela inexigibilidade de licitação. A Lei de Licitações em seu artigo 25, inciso, II, determina a observância de dois requisitos cumulativos, uma relativa ao objeto e, outra, ao sujeito contratado, quais sejam a singularidade do objeto e a notória especialização do profissional, além da inviabilidade de competição.

Para fins de elucidação, transcrevo os termos do artigo mencionado:

Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

... II – para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação. ...

§ 1º Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.

No caso vertente, a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra contratou, mediante o procedimento de inexigibilidade de licitação n. 04/CPL/2007, a empresa “Borba & Gallindo Advogados e Associados” para a elaboração e acompanhamento de todos os atos da licitação a ser realizada para a contratação de uma instituição financeira a fim de movimentar a conta única e arrecadar recursos públicos municipais, por meio da concessão de uso.

Quanto ao requisito legal da existência de notoriedade da empresa, trata-se de um requisito a ser analisado através de um processo de dedução. Por meio da documentação apresentada no procedimento licitatório, é que se irá inferir a dimensão dos conhecimentos jurídicos de uma sociedade advocatícia. Compete à Administração Pública a análise de qual empresa, dentre os participantes, que irá melhor satisfazer o objeto contratual.

Quanto ao requisito da singularidade do objeto, a equipe técnica, com muita propriedade, demonstrou que o objeto contratual não foi dotado desse requisito essencial e que, portanto, não poderia a Administração Pública de Tangará da Serra celebrar contrato sob a inexigibilidade de licitação.

Segundo elucidações de Diógenes Gasparini em sua obra Direito Administrativo, “por natureza singular do serviço há de se entender aquele que é portador de uma tal complexidade que o individualiza”. E ainda, de acordo com Celso Antonio Bandeira de Mello, “serviços singulares são os que se revestem de análogas características. De modo geral são singulares todas as produções intelectuais, realizadas isolada ou conjuntamente - por equipe – sempre que o trabalho a ser produzido se defina pela marca pessoal ou (coletiva), expressada em características científicas, técnicas e/ou artísticas”.

Os serviços prestados pela sociedade de advocacia contratada, tais como elaboração de edital, minuta de contrato, acompanhamento das etapas da licitação, são serviços atribuídos a uma Comissão de Licitação. Além disso, o acompanhamento de eventuais recursos administrativos ou judiciais, poderia ter sido prestado pela própria Procuradoria do Município.

A atribuição de elaborar os atos necessários ao procedimento de uma licitação é um serviço corriqueiro e essencial à administração do Poder Público que contrata com terceiros os serviços, obras, compras e alienações. Não está aqui, portanto, caracterizada a singularidade da prestação de serviço contratado pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra com a sociedade de advocacia através da inexigibilidade de licitação.

Além disso, houve o dispêndio pela Prefeitura Municipal do valor de R$ 378.000,00 (trezentos e setenta e oito mil reais) relativo ao pagamento de honorários advocatícios por esses serviços prestados de consultoria, sem olvidar que a própria Administração Pública Municipal dispõe de um quadro de pessoal de assessoramento jurídico junto à Procuradoria. Ante a escassez de recursos públicos, os atos administrativos de um agente político, em qualquer esfera administrativa, devem ser norteados pelo princípio da razoabilidade e proporcionalidade.

Ainda que se trate de serviços técnicos especializados, não tendo um parâmetro para atribuir-lhe um valor, sobre o qual entendo que não se aplica a tabela de honorários a esse tipo de contrato de assessoria e consultoria, tem-se que o valor pago pela Administração Pública de Tangará da Serra à sociedade de advocacia contratada não foi razoável, proporcional, e, ainda, feriu ao princípio da economicidade e legitimidade que rege as finanças públicas.

Apesar do contrato celebrado pelo Poder Executivo de Tangará da Serra com a empresa Borba & Gallindo Advogados e Associados já ter exaurido seus efeitos legais diante da finalização de sua prestação de serviço, ao Tribunal de Contas, na fiscalização de contrato celebrado pela administração pública municipal, uma vez constatada a irregularidade na sua formação, e, conseqüente de sua despesa, compete a aplicação de sanções regimentais cabíveis, nos termos do artigo 75, inciso II da Lei Complementar n. 269/2007 e artigo 289, inciso II da Resolução n. 14/2007. Além de sujeitar também o agente público às providências judiciais a serem adotadas pelo Ministério Público em eventuais ações judiciais, nos termos do § 4º do artigo 37 da Constituição Federal, artigo 12 da Lei n. 8.429/1992 e Decreto-Lei n. 201/1967. Neste diapasão, concluo, portanto, invocando as razões fáticas e legais que integram este voto, que o Contrato n. 60 de 01/03/2007, decorrente do procedimento de inexigibilidade de licitação n. 04/CPL/2007, celebrado pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra com a empresa Borba & Gallindo Advogados e Associados, não preencheu os requisitos disciplinados pelo artigo 25, inciso II da Lei de Licitações n. 8.666/1993, contrariando o princípio da legalidade, legitimidade, proporcionalidade, razoabilidade e economicidade.

III- DO DISPOSITIVO:

Isto posto, acompanhando o Parecer n. 4.943/2007 da Procuradoria de Justiça junto a esta Corte de Contas, e nos termos do artigo 1º, inciso XV da Lei Complementar n. 269/2007 (Lei Orgânica -TCE/MT), artigo 29, inciso IX e artigo 227, § 4º da Resolução n. 14/2007 (Regimento Interno - TCE/MT), VOTO no sentido de julgar PROCEDENTE a Representação acerca do Contrato n. 60 de 01/03/2007, decorrente do procedimento de inexigibilidade de licitação n. 04/CPL/2007, celebrado pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra com a sociedade advocatícia “Borba & Gallindo Advogados e Associados”, julgando a sua despesa ILEGAL face à existência de irregularidades que ofenderam ao princípio da legalidade, legitimidade, proporcionalidade, razoabilidade e economicidade, a seguir representadas:

I) não preenchimento do requisito legal para a realização de contratação direto, sob a inexigibilidade de licitação, previsto no artigo 25, inciso II da Lei de Licitação n. 8.666/1993, relativo à singularidade do objeto;

II) valor atribuído ao contrato celebrado eivado de características de ilegitimidade, desproporcionalidade, arrazoabilidade e anti-econômico (14% de honorários advocatícios sobre o valor da empresa vencedora da licitação, perfazendo o montante pago de R$ 378.000,00 – trezentos e setenta e oito mil reais).

Nos termos do inciso II do artigo 75 da Lei Complementar n. 269/2007 e inciso II do artigo 289 da Resolução n. 14/2007, comino ao contratante Prefeito Municipal de Tangará da Serra, Sr. Julio César Davoli Ladeia, a multa pecuniária de 300 UPF´s/MT face à prática de atos de gestão ilegal, ilegítimo e antieconômico que resultaram dano ao erário municipal, representados pelas impropriedades acima elencadas, a serem recolhidas com recursos próprios aos cofres públicos do FUNDECONTAS, conforme competência prevista no artigo 78 da Lei Complementar n. 269/2007, no prazo de 15 (quinze) dias contados a partir da publicação desta decisão, devendo o responsável remeter os respectivos comprovantes a este Tribunal dentro deste mesmo prazo.

Decorrido o prazo cominado sem a devida comprovação do recolhimento da multa ou sem a interposição de recurso, proceder a anotação do nome do referido gestor municipal da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra no Cadastro de Inadimplentes/CADIN perante este Tribunal, e, após, siga o trâmite processual previsto no artigo 226 da Resolução n. 14/2007.

Nos termos do artigo 228, parágrafo único da Resolução n. 14/2007, encaminhem-se fotocópias de todo o processado ao Ministério Público Estadual para providências que entender necessárias.

É o voto que submeto a este Egrégio Plenário.

Gabinete do Conselheiro Alencar Soares, 18 de março de 2008.

Conselheiro Alencar Soares

Relator

fonte: ReporterNews



Coluna Xeque Mate se equivoca novamente

(clique na imagem para ler a notícia na íntegra)
fonte: Jornal do Vale, 20 de março de 2008

  • Acertos:
  1. O PMDB e o PT têm se reunido regularmente, planejando consolidar a terceira via.
  2. Uma boa dupla conquista o Palácio Tangará, como disse Diego Soares ao fim de sua matéria.
  • Erros:
  1. O prefeito pode até ter um bom relacionamento com o vice-governador. Isso é salutar. Mas o fato de terem se encontrado num clima amistoso não significa que Silval irá determinar de forma autoritária que o PMDB de Tangará da Serra retire sua proposta de candidatura própria. Não é o estilo de Silval, nem é esta a tradição do PMDB.
  2. Nunca afirmei que o vereador Jaconias será meu vice. Até porque nem fizemos as prévias para definir quem será o candidato do PMDB.
  3. O PMDB não flerta com o PR. Já decidiu em reunião da executiva que terá candidatura própria, coisa que já foi amplamente divulgada.
  4. Não atropelo a executiva. Não falo em nome da executiva em nenhum momento sem ser autorizado a fazê-lo. Respeito profundamente as orientações da executiva, e de forma especial a presidente, Dra. Edna Campos.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Terceira Via Já!!!

A chamada terceira via política de Tangará da Serra começa a ganhar corpo.
O PT que já tinha o compromisso do PSB, e o PMDB que já tinha o compromisso do PPS, se uniram nesta empreitada.
A espectativa é unir o PP de Dona Ana, o PDT do engenheiro Idail Trubian, o PSC de Pr. Jonas Moreira, ao grupo, além de outros grupos como o PC do B, e o PSOL.

terça-feira, 18 de março de 2008

Interferência originada no Centro de Tangará impede o sinal da rádio Nova Horizonte FM

Ao que tudo indica, trata-se de uma transmissão proposital de ruído, com o objetivo de prejudicar a transmissão do sinal da emissora.

Se isso for confirmado, há que se confirmar que interesses existem que a rádio saia do ar.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Exercícios aeróbicos podem combater a depressão, sugere estudo americano

  • Grupo do Texas investigou efeito da malhação não-combinada com medicamentos.
    Gastar energia cinco vezes por semana reduziu sintomas da doença pela metade.

Segundo pesquisadores americanos a prática de exercícios aeróbicos regulares pode diminuir a depressão pela metade. O estudo, realizado pelo Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, é o primeiro a avaliar os exercícios como tratamento isolado da depressão, sem associação com medicamentos.

Foram 80 pacientes, acompanhados durante três anos, quando foram selecionados para treinamento aeróbico três ou cinco vezes por semana ou faziam exercícios de alongamento somente. O grupo que praticou exercícios aeróbicos cinco vezes por semana reduziu seus sintomas em 47% após três meses de treinos. O grupo que se exercitava três vezes por semana melhorou seus sintomas em 30%.

A chave do benefício parece estar nos efeitos que o exercício físico de moderado a intenso, feito de maneira continuada por 30 minutos a 35 minutos, exerce sobre o organismo humano. A pesquisa abre espaço para que novas modalidades de tratamento de depressão possam ser estabelecidas, já que muitos pacientes não buscam ajuda por conta do estigma social da doença. As estimativas são de que somente 23% das pessoas que sofrem de depressão recebem atenção adequada.

Caminhar 30 minutos com a roupa do trabalho já melhora saúde do coração

  • Especialista diz: não é preciso equipamentos especiais e muito tempo para ser saudável.
    Dançar à noite e caminhar por alguns minutos na hora do almoço já ajudam bastante.

Acabou a desculpa para não levar uma vida saudável. Doutor em educação física, Luiz Guilherme Porto afirma: bastam 30 minutos de caminhada por dia e sua saúde já agradece. E mais: não precisa ir para a loja de material esportivo e comprar aquele tênis especial projetado pela Nasa: você pode caminhar com a roupa do dia-a-dia, rumo ao trabalho ou na hora do almoço, e os resultados já aparecem.

“É muito comum as pessoas responderem que a principal barreira ao aumento da prática de atividade física é o tempo. Isso demonstra o desconhecimento em relação às recomendações médicas atuais”, afirmou Porto ao G1.

De acordo com ele, bastam 30 minutos diários acumulados de atividade física moderada para melhorar a saúde cardiovascular, a mobilidade e a pressão arterial e para reduzir o risco de câncer, de diabetes, de derrame cerebral, de depressão e de ansiedade.

Como são “acumulados”, você pode ou caminhar 30 minutos direto, ou três vezes por dez minutos, ou qualquer forma que agrade mais. “Caminhando 15 minutos pela manhã, de forma moderada, e dançando outros 15 à noite, eu consigo cumprir o mínimo recomendado e assim ter benefícios para a saúde”, diz Porto.

O que as pessoas não parecem entender, segundo o especialista, é que “exercício” é diferente de “atividade física”. “Atividade física se considera todo e qualquer movimento com gasto energético superior ao repouso, diferentemente do exercício, que se caracteriza por uma atividade formal, com controle de intensidade, duração e freqüência”, explica ele.

A melhor opção, de acordo com ele, é caminhar. “A caminhada moderada é provavelmente a modalidade mais democrática de atividade física”, conta Porto. “Não exige preparação prévia, roupas especiais ou gastos extras. Para a maioria da população é de baixíssimo risco, com benefícios potenciais muito grandes”, diz ele.

Apesar disso, é preciso cuidado. Fumantes e pessoas com histórico familiar de problemas cardiovasculares, diabetes ou hipertensão arterial podem precisar de uma avaliação médica prévia. “É bom lembrar que, mesmo nos casos de presença de doenças, uma vez a condição acompanhada e controlada, a prática regular de atividades físicas continua sendo um fator fundamental na promoção da saúde”, explica.

Se você quer ter uma vida mais saudável, não precisa se preparar para “suar a camisa”. Para melhorar a maioria dos quesitos de saúde, não é preciso fazer esforço –- basta se movimentar. No entanto, se quiser melhorar o colesterol, você vai precisar aumentar a intensidade e suar um pouquinho.

Luiz Guilherme Porto fez seu doutorado na Universidade de Brasília (UnB), onde sugeriu que estimular a população a se exercitar por 30 minutos diários deve ser parte das políticas públicas de saúde do governo, para reduzir os gastos na área.

“Há uma urgente necessidade da adoção de políticas públicas de promoção da atividade física. A eliminação de barreiras arquitetônicas, a iluminação pública e a segurança, entre outros, são fatores que tem grande impacto no nível de sedentarismo de uma comunidade”, afirma ele.

O pesquisador entregou um medidor de passos para 19 voluntários homens e acompanhou os resultados que a caminhada teve na saúde deles. O trabalho comprovou a melhoria no funcionamento cardiovascular com a caminhada de 30 minutos.

fonte: G1

sexta-feira, 14 de março de 2008

Tangará da Serra vira destaque no UOL - pena que por notícias ruins

A operação 'Cola', deflagrada nesta sexta-feira pela PF (Polícia Federal) em 14 Estados brasileiros contra a venda de diplomas universitários falsos via Internet, prendeu um suspeito de liderar o esquema: Tiago Francisco Vieira Pereira. Ele é acusado de fabricar os diplomas falsos a pedido de clientes e distribuí-los pela Internet.

Tiago, que tem 21 anos, foi preso em Tangará da Serra, no interior de Mato Grosso. Com o acusado, foi apreendida grande quantidade de material para a fabricação dos diplomas, informou a PF.

A operação foi deflagrada para cumprir 34 mandados de busca e apreensão, em 54 endereços nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão, Acre, Pará e Bahia.

Os diplomas falsos seriam vendidos a preço médio de R$ 1.800 cada, a diversos clientes, em todo o país, que os solicitavam via Web.

As equipes estão recolhendo os diplomas falsos, documentos, e computadores utilizados na falsificação e comercialização dos mesmos em endereços residenciais e comerciais dos suspeitos.

fonte: UOL

quinta-feira, 13 de março de 2008

Medir a cintura abdominal ou pesar


No Brasil, mais de 40% da população adulta apresenta sobrepeso ou obesidade, e que
em 30 anos o Brasil poderá liderar a mortalidade mundial por doenças cardiovasculares, a custos sociais impagáveis, se não houver uma conscientização de toda a sociedade em relação ao assunto. Esse perigo não se mede mais pelo índice do peso em relação a altura. Agora o principal marcador de alerta não se encontra no peso em si, mas principalmente na circunferência cintura-quadril. Quanto maior a cintura abdominal,
maior o risco de doença cardíaca. Existe um consenso médico de que o limite deve ser de 103 cm para homens e de 88 cm para mulheres. A balança cedeu lugar para medir os perigos para saúde para a fita métrica. A denominada síndrome metabólica ou adiposidade visceral, além de ser um fator de risco em si, quando associada à diabetes potencializa o risco, passando de 8,7% para 19,2%. Os aspectos étnicos também devem
ser levados em conta. Isso significa que essa medida pode nem estar alterada no caso dos
orientais, por exemplo, e por isso não se deve perder de vista os demais fatores de risco
individualmente. O acumulo de gordura na cintura abdominal é um “agravante de risco”. A atividade física é fundamental para a diminuição da cintura abdominal, como a caminhada de 60-90 minutos durante cinco dias por semana ou três sessões de caminhada de 10 minutos darão resultados iguais a uma sessão contínua de 30 minutos. Andar de bicicleta é uma alternativa mais gostosa e muito eficiente. W.Sterry e colaboradores, da Universidade Livre de Berlim afirmam que pacientes portadores de artrite e psoríase tendem a ser obesos. O mesmo ocorre com os pacientes que tem artrite reumatóide e também psoríase tem a serem obesos, além de terem todos os sinais da síndrome metabólica, com hipertensão, alterações do colesterol e resistência a insulina. Há uma relação direta quanto mais grave a artrite maior e a sua obesidade, e maior os riscos de um ataque cardíaco. Os médicos estão tentando incluir as artrites como fatores de risco cardiovascular.

Fonte :: Br J Dermatol. 2007 Oct;157(4):649-55.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Acupuntura é destaque na imprensa tangaraense

(clique no recorte para ler a notícia na íntegra)
fonte: Jornal do Vale, 12 de março de 2008

"Ralo da corrupção" leva 10% dos investimentos públicos em Mato Grosso

Redação 24 Horas News

A coordenação do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) distribuiu nota nesta segunda-feira manifestando apoio ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Ministério Público Federal (MPF) apoiando a iniciativa de investigação sobre as verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Mato Grosso. A razão é simples: 10% dos recursos de uma Prefeitura se esvaem no ralo da corrupção, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Até aqui, foram propostas ações contra o PAC em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Tangará da Serra

Fora isso, o MCCE manifesta que Mato Grosso “tem um alto histórico de roubalheira de recursos públicos”. Cita como exemplo os escândalos das ambulâncias, a chamada “Máfia dos Sanguessugas”, a prosperidade do jogo do bicho, entre outros. “Estranho é o interesse das empreiteiras (de propriedade de políticos) em atacar o MP que usa de sua prerrogativa de fiscalizar, em nome do interesse público” – frisou o coordenador do MCCE, Antônio Cavalcanti Filho..

Ele disse que o MCCE é uma das entidades que acompanha o desenrolar das licitações das obras de saneamento, casas populares e tratamento de água. “Graças a questionamentos de técnicos do Tribunal de Contas da União e Caixa Econômica, procuradores federais e promotores de Justiça do Estado ingressaram com ações visando impedir corrupção e fraudes nas licitações das obras que têm alto interesse social” – reforçou o ativista na nota distribuída à imprensa.

Cavalcanti lembra que tanto a Justiça Federal quanto a Justiça Estadual constataram sérios indícios de irregularidades e determinaram à suspensão das licitações. Em Cuiabá, foram encontradas falhas no edital. Em Várzea Grande, há indícios de favorecimento e superfaturamento. Já em Rondonópolis o PAC foi suspenso por terem sido encontrados pelo Tribunal de Contas da União um total de 10 irregularidades no processo licitatório marcado pela fragilidade na concorrência pública. Em Tangará, as suspeitas são as mesmas e a empresa vencedora da concorrência já tendo sido declarada inidônea por causa de falhas em outras obras públicas.

Dados divulgados recentemente em Florianópolis, na abertura do 4º Seminário de Perícias de Engenharia Civil, revelam 1.400 laudos sobre obras nas quais o Governo investiu R$ 102,6 bilhões. Estes documentos revelados por peritos engenheiros da Polícia Federal apontaram desvios de R$ 3, 22 bilhões em 320 obras contratadas com recursos públicos da União. O levantamento, com base em laudos da PF aponta entre outros ilícitos, superfaturamento, falta de projeto básico planilhas fraudadas em obras de saneamento, drenagem, elétricas, pontes e estradas.

“Não é raro vermos por aqui, notícias veiculadas na grande mídia acerca de escândalos envolvendo as esferas da administração pública federal estadual e municipal. Sejam escândalos de desvio de verbas, nepotismo, fraudes em licitação e tantos outros” – observou o ativista do MCCE, ao frisar que “o Ministério Público está certíssimo em acompanhar atentamente, com diversas entidades, todos os processos de licitações de obras envolvendo a aplicação de uma soma altíssima de dinheiro público”. Segundo Cavalcanti Filho, “quem tem medo da transparência é porque tem algo a esconder”.

terça-feira, 11 de março de 2008

Maggi quer reduzir ação do Ibama em Mato Grosso

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a retirada das cidades do Estado da lista dos 36 municípios que mais desmatam no país. Ontem, a Operação Arco de Fogo da Polícia Federal chegou a mais duas cidades de Mato Grosso para combater o desmate na Amazônia.

Maggi contesta os dados do governo federal, coletados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) entre outubro e dezembro de 2007 e divulgados em janeiro, que apontaram 19 cidades do Mato Grosso entre as 36 que mais desmatam no país.

Segundo um relatório elaborado por técnicos do governo de Mato Grosso, dos 505 pontos de desmatamento apresentados pelo Inpe no Estado, apenas 6,5% são recentes. Parte das áreas é resultado de incêndio florestal, de acordo com o governo estadual. Maggi também afirma que 14% da área não foi desmatada.

O governador pretende levar o relatório contestando os dados do Inpe ao presidente e à ministra Marina Silva (Meio Ambiente) na próxima semana. Após a divulgação dos dados do Inpe, as cidades ficaram impedidas de desmatar.

Arco de Fogo

Agentes da PF, fiscais do Ibama e membros da Força Nacional de Segurança chegaram ontem a Sinop e Alta Floresta, no norte de Mato Grosso.

Sinop é o principal pólo madeireiro do Estado, com 18% das atividades do setor, segundo o Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso). Os dois municípios vão servir de base para ações em cidades vizinhas, segundo a PF.

De acordo com os sindicatos dos madeireiros das duas cidades, as ações começaram nas empresas dos presidentes de ambas as entidades. O presidente do sindicato em Alta Floresta, Lindomar Bela Justina, afirma que os agentes foram à sua empresa para inspecionar o estoque de madeira.

O presidente do Cipem, Jaldes Langer, diz considerar a postura do governo federal "constrangedora e intimidatória". Segundo ele, a Arco de Fogo age contra empresários legalizados, enquanto deveria focar pontos de desmatamento.

Langer afirma que não existe na região desmatamento ilegal, mas teme as conseqüências da ação. "Operação da Polícia Federal e do Ibama na região significa desemprego."

Sinop tem 608 empresas do ramo, segundo a prefeitura, o que gera mais de 3.000 empregos diretos. Em Alta Floresta, o sindicato local diz que há 3.000 empregados diretos e indiretos.

fonte: UOL

segunda-feira, 10 de março de 2008

Novas ocupações de áreas urbanas em Tangará da Serra durante o fim de semana

Em entrevista, o prefeito Júlio César afirmou que tratava-se de manobra política e que os sem-teto estariam sofrendo manipulação por parte da oposição.
No entanto, é preciso entender que a prefeitura tem sua parcela de culpa no fato, pois uma vez que se definiu que quem estiver em situação irregular tem preferência para os terrenos populares, a ocupação passou a ser a porta de entrada para o financiamento imobiliário facilitado.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Coluna O Espaço é Seu - Tribuna de Tangará

(clique no recorte para ver a imagem ampliada)
Fonte: Tribuna de Tangará

Chevrolet Blazer considerada nos Estados Unidos entre os piores carros do mercado

matéria na íntegra no UOL Carros

quinta-feira, 6 de março de 2008

Fundação Ulysses Guimarães em Tangará da Serra

(clique na imagem para ver o recorte ampliado)
fonte: Diário da Serra, 06/mar/2008

quarta-feira, 5 de março de 2008

Células tronco e desconforto diplomático tomam cena na imprensa brasileira

As células tronco prometem ser a cura de doenças consideradas atualmente incuráveis. O problema é que as melhores células tronco são as de embriões, consideradas por alguns como seres humanos.

No campo diplomático, queda de braço entre Colômbia e Equador e a Venezuela dando sua participação, colocando lenha na fogueira.

Vamos acompanhando qual o desfecho de cada conto.

terça-feira, 4 de março de 2008

Caos aéreo deixa de ser culpa apenas dos controladores de tráfego brasileiros

Durante esta semana, vimos sobre avião que caiu no RJ por suposto abastecimento com combustivel errado (querosene ao invés de gasolina).
Outro na Alemanha, bailou na pista igual a uma moto de corrida desgovernada, em conseqüência de chuvas e ventos fortes. Este, apesar do susto, acabou arremetendo, e pousou posteriormente sem maiores complicações.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Com todo o respeito que tenho à imprensa, acho que desta vez um veículo se superou!

Publicar uma matéria de capa dizendo que a eleição está praticamente definida para um dos candidatos, faltando 6 meses para as eleições, sem nenhum respaldo em pesquisas!

Depois reclama-se da falta de credibilidade...

Rã do Pantanal pode trazer cura para diabetes, diz estudo

Secreções da pele de uma rã sul-americana (da espécie Pseudis paradoxa, um tipo de rã aquática presente na região do Pantanal) podem ser usadas para o tratamento de diabetes tipo-2, de acordo com pesquisa anunciada nesta semana na Conferência Anual da organização britânica Diabetes UK, em Glasgow, na Escócia.

Cientistas das universidades do Ulster (Irlanda do Norte) e dos Emirados Árabes Unidos testaram uma versão sintética do composto pseudin-2, que protege a rã de infecções, e descobriram, em testes de laboratório, que ele estimula a secreção de insulina em células do pâncreas.

A experiência não registrou a presença de efeitos colaterais.

A versão sintética mostrou-se mais eficaz no estímulo de insulina do que o composto natural, abrindo caminho para seu potencial desenvolvimento como um medicamento para o tratamento de diabetes.

A diabetes tipo-2 costuma ser associada à obesidade e se desenvolve porque o organismo não produz insulina suficiente, ou quando a insulina produzida não trabalha de maneira adequada.

Com isso, o paciente não consegue regular os níveis de glicose no seu sangue de maneira apropriada.

O chefe da pesquisa, Yasser Abdel-Wahab, da Universidade do Ulster, disse que foram feitas várias pesquisas com moléculas bioativas de secreções da pele de anfíbios. Um estudo recente desenvolveu um medicamento para a diabetes a partir de um hormônio da saliva de um lagarto encontrado no sudoeste dos Estados Unidos e norte do México.

A espécie Pseudis paradoxa é conhecida por sua alteração de tamanho com o passar do tempo. Os indivíduos começam a vida como girinos de até 27 centímetros antes de encolher para cerca de 4 centímetros quando adultos.

fonte: 24HorasNews