sexta-feira, 16 de maio de 2008

Frase profunda

' Feliz daquele que transfere o que
sabe e aprende o que ensina'


Cora Coralina


Reflexão:
  • Nem todos conseguem aprender o que ensinam;
  • Transferir o que sabe mais profundo que ensinar;
  • Qualquer um pode tentar ensinar o que não sabe e não vive. Transferir só é possível quando se dispõe de vivência e experiência pessoal.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ruralistas não terão maiores facilidades com a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente

É o que se entende da entrevista dada pelo novo Ministro Carlos Minc, ex-guerrilheiro e ambientalista. Um dos fundadores do PV, atualmente filiado ao PT, Minc deu entrevista à Globo fazendo menção ao Governador Blairo Maggi, dizendo que este plantaria soja até nos Andes se pudesse.

Veja o vídeo da entrevista clicando aqui.


quarta-feira, 14 de maio de 2008

Novas regras para dispensação de medicamentos controlados deixam pacientes sem remédios em Tangará da Serra

O desespero começa a chegar aos pacientes que precisam de psicotrópicos em Tangará. Epiléticos, parkisonianos, ansiosos, deprimidos e outros usuários não coneguem adquirir seus medicamentos devido a uma nova regra de controle na venda dos medicamentos, uma vez que as farmácias não tiveram tempo hábil para se adequar. Parece que apenas uma farmácia da cidade está em dia com a VISA.

Piloto militar suiço consegue fazer vôo com asa dotada de motor


Veja o vídeo no Youtube clicando aqui

Acidentes de moto se proliferam em Tangará


Atendi com o Corpo de Bombeiros mais um acidente de moto em frente à clinica .
O fato foi noticiado pelo Diário da Serra de hoje, 14 de maio.
(clique no recorte para ver a matéria ampliada).

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Multas aplicadas pela justiça deixam veículos de comunicação sem assunto político

Promotores e Juízes de MT têm aplicado multas pesadas a políticos que abusam do poder econômico e da máquina administrativa do Estado para gerar promoção pessoal.
Ganha a comunidade em geral, que terá maior clareza no momento de selecionar seus candidatos. A reclamação dos assessores e profissionais de imprensa é geral.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Crianças amamentadas são mais inteligentes, diz estudo


Um estudo realizado por pesquisadores canadenses sugere que crianças que são amamentadas quando bebês são mais inteligentes.

Os cientistas, da Universidade de Montreal, acompanharam 14 mil crianças nascidas em 31 maternidades de Belarus, do nascimento até os 6 anos e meio.

Ao atingirem essa idade, elas foram submetidas a testes de QI. Os exames revelaram que as que haviam sido alimentadas exclusivamente com o leite materno marcaram 7,5 pontos a mais nas provas de inteligência verbal e 5,9 pontos a mais na pontuação geral.

As crianças que receberam só o leite materno também tiveram melhor desempenho em leitura, escrita e capacidade para solucionar equações matemáticas do que as tomaram leite em pó, acrescentaram os especialistas.

"Nosso estudo fornece fortes evidências de que a amamentação exclusiva e prolongada torna as crianças mais inteligentes", afirmou o autor da pesquisa, Michael Kramer.

Interação física

A pesquisa, publicada na revista especializada "Archives of General Psychiatry", confirma estudos anteriores, mas levanta questionamentos sobre se o leite materno, por si só, aumenta a inteligência, ou se fatores associados, como a interação mãe-bebê, também influenciam.

"Ainda não está claro se os efeitos cognitivos observados se devem a algum composto do leito materno e estão relacionados às interações físicas e sociais inerentes ao ato de amamentar", acrescentou Kramer.

O leite materno contém ácidos gordos de cadeia longa essenciais para a saúde e um composto químico similar à insulina que estimula o crescimento e, sozinho, poderia impulsionar a inteligência.

fonte: UOL

terça-feira, 6 de maio de 2008

Estudo indica que ibuprofeno pode reduzir risco de Alzheimer


O uso prolongado do remédio ibuprofeno pode reduzir o risco do mal de Alzheimer, segundo um estudo de pesquisadores da University School of Medicine, de Boston, nos Estados Unidos.

Dados de quase 250 mil pacientes mostraram que aqueles que usaram o remédio por mais de cinco anos tinham reduzido em mais de 40% a chance de desenvolver a doença.

O estudo, publicado no jornal "Neurology", também afirma que remédios do mesmo tipo, conhecidos como medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais (NSAIDs, na sigla em inglês) podem ter um efeito semelhante.

Especialistas afirmaram que os resultados são interessantes, mas alertaram que as pessoas não deveriam intensificar o uso do remédio com o objetivo de reduzir o risco de ter Alzheimer.

"Todos os NSAIDs têm efeitos colaterais que podem ser bem sérios. Nós ainda precisamos realizar testes para ter certeza de quais são os riscos e os benefícios", disse o líder da pesquisa, Steven Vlad.

NSAIDs

Não é a primeira vez que uma associação entre NSAIDs e a Alzheimer é estabelecida, mas os resultados têm sido conflitantes.

Pesquisadores da University School of Medicine afirmam que uma explicação para isso pode ser o fato de que diferentes NSAIDs têm efeitos distintos.

Os pesquisadores analisaram os dados de 49,3 mil pessoas com mais de 55 anos que desenvolveram a doença e de outras cerca de 200 mil que não tinham nenhuma forma de demência.

No geral, o uso de NSAIDs por cinco anos foi associado com uma redução de 24% no risco de desenvolver Alzheimer. Mas as maiores chances de redução, de 40%, foram constatadas no uso do ibuprofeno. Outros, como o celecoxib, não tiveram efeito.

O líder do estudo, Steven Vlad, disse que testes em laboratório haviam mostrado que o ibuprofeno reduz níveis de depósitos de uma proteína associada ao Alzheimer no cérebro.

Ele afirmou, no entanto, que os resultados se devem, em parte, ao fato de que o remédio é o mais usado dos NSAIDs.

fonte: UOL

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Respiração boca-a-boca não é mais essencial em infarto


A tradicional respiração boca-a-boca feita durante os primeiros socorros de uma parada cardíaca está com os dias contados. Novos estudos demonstraram que as compressões ritmadas no tórax são tão eficazes quanto a respiração boca-a-boca --que era intercalada com a massagem cardíaca.

As conclusões foram publicadas no mês passado em dois dos mais renomados periódicos de cardiologia ("Circulation" e "Resuscitation"). A recomendação é que, a partir de agora, só se faça as compressões torácicas ritmadas, de forma ininterrupta, por até oito minutos.

As novas orientações foram repassadas na quinta-feira (1º) aos cardiologistas brasileiros durante o congresso da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) pelo médico Sérgio Timerman, diretor-científico do comitê de emergência da Fundação Interamericana do Coração. O congresso acontece em São Paulo até amanhã.

Segundo Timerman, as pesquisas que embasaram a mudança de conduta verificaram que há falta de preparo das pessoas para fazer a massagem torácica e que 83% dos americanos não faziam respiração boca-a-boca por medo ou nojo.

"Os estudos concluíram que a respiração boca-a-boca não só constitui um fator preponderante para justificar a inércia das pessoas que abordam a vítima para prestar socorro imediato, como também não garante benefício durante as manobras de reanimação", afirma o médico, que dirige o departamento de treinamento e pesquisa em emergências do InCor (Instituto do Coração).

Essas conclusões vão passar a integrar as novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, segundo Timerman. "A idéia é disseminar isso para as sociedades médicas e a população em geral."

Para ele, no Brasil, ainda é precário o treinamento das pessoas para as emergências cardíacas e isso pode ser crucial no momento de salvar ou não uma vida. Um outro estudo norte-americano demonstrou que o treinamento da população aumentou o número de ressuscitações de 2% para 20%.

Seis em cada dez pessoas que morrem do coração são vítimas de infarto. Muitas mortes poderiam ser evitadas se o atendimento da vítima fosse feito nos dez minutos após o ataque.

fonte: UOL