sexta-feira, 28 de março de 2008

Portaria acaba com obrigatoriedade do cartão do SUS em Cuiabá

A Portaria nº 15/08 da Secretaria Municipal de Saúde, assinada hoje (27/03) pelo titular da pasta, Luiz Soares, desobriga os servidores de quaisquer unidades de saúde de Cuiabá a exigir o Cartão SUS do usuário para ter acesso aos serviços da rede. A portaria ainda estabelece que cabe ao servidor orientar o usuário a procurar os postos de emissão do cartão, sem pressa, para requerer o documento.

Em 2004, a Secretaria de Saúde de Cuiabá, atendendo determinação do Ministério da Saúde, investiu cerca de R$ 800 mil no cadastramento de usuários. O município atingiu a meta dos 65% de cadastros exigidos, condição para que fossem enviados imediatamente os cartões magnéticos e as máquinas de confecção do documento.

Diante dessa proposta, também ficou estabelecido que a partir do dia 1º de julho de 2008 nenhum usuário poderia ser atendido sem o referido cartão. Como nem os cartões e nem as máquinas chegaram ao município, não há como exigir o documento do usuário para que ele tenha acesso aos serviços. Portanto, a população pode ficar tranqüila.

Hoje o secretário determinou o fechamento do posto de emissão do Cartão SUS que funcionava na rua Major Gama, centro de Cuiabá. A partir de amanhã o usuário deverá se dirigir ao prédio da Central de Regulação, na esquina da Prainha com a Avenida do Bosco, para tirar o cartão. Por outro lado, a Secretaria de Saúde de Cuiabá está preparando novos postos nas policlínicas para facilitar a vida do usuário e negociando, com o Governo do Estado, a instalação de um posto do Cartão SUS no Ganha Tempo da Praça Ipiranga.

fonte: 24horasnews

Nenhum comentário: