quinta-feira, 3 de abril de 2008

Prefeito de Alto Araguaia é o único do PR com popularidade alta

O prefeito de Alto Araguaia (a 426 km ao Sul da Capital), Maia Neto (PR), é o único dos 67 atuais prefeitos do PR que apresentam um elevado índice de aprovação popular. Ele está no segundo mandato e, mesmo na reta final de concluir os 8 anos de gestão, tem respaldo de nada menos que 99% dos alto-araguaianos. É o que revela a pesquisa Mark, feita no último dia 16. O mais curioso é o prefeito do PR do governador Blairo Maggi não é nem citado nas opções ruim e péssimo. Apenas 1% considera a atual administração como regular positiva.

A margem de erro da amostragem é de 4% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o número 205 junto à 8ª Zona Eleitoral, sob o juiz Carlos Augusto Ferrari. Enquanto Maia Neto virou quase unanimidade, outros gestores do PR, inclusive de cidades pólos, como Adilton Sachetti (Rondonópolis), Murilo Domingos (Várzea Grande) e Júlio Cesar Ladeia (Tangará da Serra), enfrentam alto índice de rejeição popular.

Dos 205 entrevistados, 50,7% consideram a gestão Maia Neto boa, enquanto 44,9% classificam-na como ótima. Para 3,4% o prefeito faz um governo regular positivo. Apesar de não haver essa constatação na pesquisa Mark, alguns entendem que a popularidade de Maia Neto se deve ao incremento de receitas com a chegada no município dos trilhos da ferrovia Senador Vicente Vuolo, proporcionando ao gestor maiores investimentos nos setores essenciais, como saúde, educação e infra-estrutura. A ferrovia liga três Estados (SP-MS-MT). Em solo mato-grossense, está nas regiões de Alto Taquari e Alto Araguaia e tende a avançar rumo a Rondonópolis. Hoje, porém, as obras estão paralisadas por falta de recursos.

Apesar da aprovação, o prefeito republicano se vê impedido de disputar novo mandato por força da legislação eleitoral. Maia Neto faz mistério sobre quem será o seu candidato. Está no páreo hoje 10 "prefeituráveis" - leia mais aqui.

Trabalho de campo

A Mark Instituto de Pesquisa e Opinião fez o trabalho de campo em 12 bairros de Alto Araguaia. Dos entrevistados, 53,2% são do sexo masculino e, 46,8%, do feminino. Quanto à renda familiar, 3,4% ganham até um salário mínimo; 75,1% de um a cinco salários mínimos; 15,6% (5 a 10); 4,9% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários mínimos e, 1%, ganha mais de 20 mínimos.

Sobre o nível escolar, 13,7% dos que opinaram são analfabetos ou fizeram apenas o ensino fundamental incompleto; 26,3% têm fundamental completo e/ou ensino médio incompleto; 33,2% disseram que cursaram o ensino fundamental e o/ou médio incompleto, enquanto 20% concluiu o médio e o/ou superior incompleto. Possuem o terceiro grau 6,8% dos pesquisados.

Em relação à idade, 4,9% têm entre 16 e 17 anos; 16,1% de 18 a 24; enquanto 22% variam de 25 a 34 anos e, 24,9%, entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 21% e, com mais de 60 anos, 11,2%. Dos pesquisados, 90,7% residem na zona urbana de Alto Araguaia, enquanto 9,3% na zona rural. (Pollyana Araújo)

fonte: RDNews

Um comentário:

Avaliando o Renato Gama disse...

Quer ver um blogg interessante?

http://avaliandorenatogama.blogspot.com/