terça-feira, 1 de abril de 2008

Pacientes com plano de saúde recorrem às tendas militares para tratar dengue no Rio

Clientes de planos de saúde buscaram nas tendas militares o atendimento médico contra a dengue que não encontraram nos hospitais e clínicas particulares. Os três hospitais de campanha montados pelas Forças Armadas começaram a funcionar ontem em três pontos do Rio. Neles, os pacientes aguardam em média 30 minutos, passam por uma triagem no terminal rodoviário Alvorada e, então, são levados de ônibus até o local de atendimento.

No hospital de campanha é feita a coleta de sangue e, se necessário, o paciente é encaminhado para um leito para receber hidratação.

O resultado do exame demora cerca de dez minutos para ser entregue ao paciente. Bem diferente do que a aposentada chilena Berta Iturra Parada, 74, disse ter encontrado na clínica São Bernardo, na Barra da Tijuca (zona oeste).

"Aqui foi tudo rapidinho. Estive ontem [anteontem] na clínica São Bernardo e esperei três horas para um resultado de plaquetas", disse.

Berta não apresentou sintomas da doença, mas foi orientada a fazer acompanhamento e optou pelo hospital da Aeronáutica. A Folha não conseguiu localizar ninguém na clínica São Bernardo, até a noite de ontem, para comentar a demora no atendimento.

A professora Rogéria Motta de Santana, 47, também levou a irmã Angélica, 42, às barracas da Aeronáutica para fugir das filas em hospitais particulares.

"Levei meu filho na semana passada para um hospital público e demorou muito. Tenho plano de saúde classe A, mas esperei duas horas só para ser atendida na recepção. Mais duas horas para o exame ficar pronto. Até o atendimento, demorou umas cinco horas", diz.

O hospital da Aeronáutica conta com 40 leitos para hidratação e dois na UTI, mas não possui internação. Caso um paciente esteja em estado grave, é transferido para um hospital convencional.

Mortes

Mais 13 mortes por dengue foram confirmadas ontem no Rio. Com isso, chega a 44 o número de mortes pela doença na cidade e a 67 no Estado.

Também na segunda-feira, o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, anunciou que vai começar a recrutar pediatras da rede pública de outros Estados do Brasil para ajudar no atendimento a crianças com suspeita de dengue na cidade do Rio.

Ele afirmou ter apresentado a proposta ao Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde, pedindo que sejam encaminhados quantos pediatras puderem ser deslocados de seus Estados de origem. A secretaria informou que arcará com as despesas de passagem, hospedagem e o custo de diárias e plantões dos médicos.

fonte: UOL

Nenhum comentário: