quinta-feira, 20 de setembro de 2007

IBGE divulga resultados do CENSO em Tangará

Em entrevista à rádio comunitária, o Sr. Luis, responsável pelo recenseamento em Tangará da Serra informou que o município ainda não passou dos 75.000 habitantes.

Essa notícia causou insatisfação de várias pessoas que questionaram os resultados obtidos, dentre os quais, até o apresentador do programa Marcos Sanches.

Este informou acreditar que Tangará da Serra já teria passado dos 100.000 habitantes.

Estes dados sempre estão acompanhados de certa preocupação com relação ao aumento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), verba repassada do Governo Federal às cidades, e que é proporcional ao número de habitantes.

Infelizmente, ainda temos uma visão míope das estatísticas do IBGE, pois estas informações são muito mais relevantes para o planejamento das ações de políticas públicas que meramente um determinante do FPM.

Esquecem-se alguns que as cidades de população maior sempre acabam sofrendo com o aumento de problemas sociais como a criminalidade, desemprego e déficit habitacional. Juntamente com o aumento da população, a cidade precisa investir cada vez mais recursos em construções de mais postos de saúde e escolas.

Desta forma, acreditamos que a análise destes dados não devem apenas motivar lamentações sobre o volume reduzido de repasses do FPM, mas principalmente a busca de compreensão da dinâmica social do município, visando o planejamento das políticas públicas.