terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Com suspeita de febre amarela, mulher é internada em MT

Uma mulher de 22 anos está internada em Barra do Garças (509 km de Cuiabá) com suspeita de febre amarela.

Segundo a Secretaria da Saúde de Mato Grosso, desde 4 de janeiro a paciente está sob cuidados médicos no pronto-socorro municipal. A mulher passou o mês de dezembro em uma fazenda na cidade de Caiapônia (GO), região em que macacos morreram com suspeita de febre amarela. Quando retornou a Mato Grosso, ela estava com febre, cefaléia (dor de cabeça), vômitos e calafrios.

Segundo o superintendente interino da Vigilância Epidemiológica, Benedito Oscar de Campos, na data da internação a secretaria coletou sangue da paciente e enviou amostra para o laboratório de análises em Belém (PA). "Os sintomas mostram que ela pode estar com febre amarela, dengue ou outra doença. Só teremos certeza depois que tivermos o resultado dos exames em mãos." A análise demora até 15 dias.

O diretor do pronto-socorro municipal, Manoel Antônio Carreiro, disse que a paciente, que pediu para ter o nome preservado, não corre risco de morte. A secretaria ainda não iniciou uma campanha específica para prevenir a doença.

De 1992 a 2006 foram 22 casos de febre amarela em Mato Grosso --13 mortes. No Tocantins, o governo do Estado também intensificou a vacinação. O Estado foi o segundo com mais cidades com registros de macacos mortos por suspeitas da doença em 2007, segundo o Ministério da Saúde.

fonte: UOL

Nenhum comentário: