quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Em 1 ano, País tem 41 casos de dengue neurológica

Um total de 41 casos de dengue neurológica foram notificados no País no ano passado, segundo balanço inédito do Ministério da Saúde divulgado ontem. O Estado de São Paulo, que registrou a maior epidemia de dengue de sua história em 2007, lidera o número de notificações, com 9 casos, seguido de Pará (6), Piauí (6) e Paraná (4), Estado que também teve epidemia, além de Alagoas (3), Maranhão (2) e Rio Grande do Norte (2). Registraram um caso cada um Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco - este com epidemia -, além da Bahia, Espírito Santo, Minas, Rio e Mato Grosso do Sul. Esses dois últimos também tiveram explosão de casos de dengue em 2007.

A dengue neurológica é uma manifestação grave e rara da doença, que vem registrando vítimas no Brasil nos últimos anos no rastro de epidemias, como informou o Estado na segunda-feira. Ela causa problemas como dificuldades para andar e comer, paralisias, convulsões e mudanças de comportamento e é relacionada a uma resposta exacerbada do sistema imunológico de alguns doentes e a mutações do vírus da doença. De janeiro a novembro de 2007, 536.519 casos suspeitos de dengue ocorreram no Brasil.

Segundo o diretor técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, Fabiano Pimenta, 2007 foi o primeiro ano em que o sistema de notificações da pasta colheu separadamente os casos de dengue neurológica - antes, os casos entravam em uma categoria geral chamada dengue com complicações e tinham de ser buscados nas notificações. Apesar de rara, a modalidade preocupa porque demanda uma assistência adequada para se evitar a continuidade dos sintomas.

O governo de São Paulo não se manifestou. Um melhor sistema de notificações também pode explicar os casos do Estado.

FEBRE AMARELA

Dos 43 casos de reação à vacina contra a febre amarela, 19 resultaram em hospitalizações. Até agora, 19 casos da doença foram confirmados no País.

fonte: RepórterNews

Nenhum comentário: