quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

SES requisita ao Ministério da Saúde 100 mil vacinas para MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) protocolou no Ministério da Saúde (MS) pedido de 100 mil doses por mês de vacina contra a febre amarela. O estoque mensal em Mato Grosso é de 60 mil doses. O MS, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, garantiu abastecimento para o Estado.

O secretario de Estado de Saúde, Augustinho Moro, determinou à Vigilância em Saúde do Estado passe a renotificar aos municípios em área de risco, apesar de todos os municípios já terem recebido a notificação no dia 28 de dezembro com instruções específicas quanto a medidas de intensificação da vigilância, procura por casos suspeitos em humanos, comunicação à classe médica, alerta para ocorrências de epizootias (morte de macacos) e manutenção da cobertura vacinal.

"O Estado de Mato Grosso está vigilante e em alerta para ocorrências de febre amarela, principalmente nas regiões de fronteira, nos municípios que fazem divisa com Goiás, região Sul, que recebe grande fluxo de pessoas vindas de outros Estados, e regiões de mata. A imunização é necessária porque é a única forma segura", disse Moro.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Gerson Penna,deu a garantia do abastecimento das vacinas para Mato Grosso e recomendou que pessoas que vão para áreas de turismo na mata e moradores da área rural devem ser vacinados com prioridade.

O superintendente em exercício da Vigilância em Saúde, Benedito Oscar de Campos, disse que casos suspeitos são caracterizados em pacientes que apresentem febre aguda, de até sete dias, que não tenha sido vacinado contra a doença.

fonte: Gazeta de Cuiabá

Nenhum comentário: