quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

MT envia manuais sobre como antecipar tratamento à dengue

Dezesseis escritórios regionais de saúde (ERS) receberam 1 mil manuais educativos para o diagnóstico e manejo clínico de pacientes com dengue. Os folhetos contêm informações sobre a dengue preparadas especialmente para médicos e serão distribuídos às secretarias Municipais de Saúde pelos ERS, que também estarão entregando aos municípios 750 roteiros para multiplicação das capacitações dos médicos.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, disse que o material foi elaborado para aprimorar o atendimento ao paciente com a doença, desde a atenção básica até os procedimentos de alta e média complexidade. O objetivo é fazer a detecção oportuna de casos e o manejo adequado da doença e evitando os óbitos".

A ação é uma rotina de preparação para a campanha anual de combate à dengue, visando o diagnóstico precoce da doença e a diminuição do número de óbitos ocorridos no Estado.

Paralela à essa ação da SES, o Ministério da Saúde também celebrou uma parceria com o Conselho Federal de Medicina para a produção e distribuição de um kit que deverá ser entregue a cada médico do Estado, por meio do Conselho Regional de Medicina (CRM), com o objetivo de auxiliá-los com informações úteis sobre a Dengue. O kit é composto de um folheto, um folder e um CD-Rom.

No folheto são encontradas informações sobre a epidemiologia da doença e o comportamento da doença no país. São abordados, também, os mitos e erros mais comuns sobre a dengue, orientações de como deve ser o manejo do paciente e um texto sobre a organização de serviços de saúde.

fonte: Gazeta de Cuiabá

Nenhum comentário: