quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Vacinas contra Febre Amarela estão disponíveis em postos de saúde de Tangará

Apesar de Tangará da Serra não ter ainda nenhum registro de caso da febre amarela, a saúde pública orienta à população para que esteja em dia com a vacina. Diante de fatos como no Estado de Goiás, em que macacos morreram apresentando sintomas da doença, como também o caso de uma mulher que foi internada em Barra do Garças com suspeita da Febre, a população do município começa a procurar os postos para tomar a vacina.

A coordenadora da Unidade da Saúde da Família (USF) da Cohab Tarumã, Juliana Herrero da Silva, explica que não há casos da doença no município, mas que mesmo assim a saúde estará realizando mobilizações e campanhas, com data ainda não prevista, para que as pessoas tomem a vacina. Segundo Juliana, diante de informações da manifestação da doença em outras regiões, houve um grande aumento de pessoas na cidade na procura pela dose da vacina.

A coordenadora explica que a vacina deve ser tomada à partir dos nove meses de idade. “Daí em diante a vacina tem validade de dez anos, sendo que após isso reforços terão que ser feitos”, comenta Juliana. Ela diz que é importante também que as pessoas estejam em dia com o cartão de vacinação, principalmente se forem viajar para outros locais. Conforme a coordenadora, a vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as USF´S inclusive no Posto Central. Sendo que basta apenas o paciente procurar um destes locais e tomar a vacina.

SINTOMAS - Após ser contaminada a pessoa começa a apresentar uma série de sintomas, entre eles, febre alta, podendo chegar a 40 ou 42º, fortes dores de cabeça, vômitos, problemas no fígado e hemorragias. O nome da doença está relacionado à cor a qual a pele da pessoa fica após contraí-la. O doente fica com icterícia, pois ocorre o derramamento da bilirrubina em diversos tecidos do corpo. Quando espalha-se pela corrente sangüínea, a pessoa fica com uma cor amarelada na pele e também nos olhos. Esta doença infecciosa pode permanecer no corpo da pessoa doente por aproximadamente duas semanas, e pode levar a morte, em função de seu agravamento e dos danos provocados pelo vírus no corpo e nos órgãos.

CASOS - De 1992 a 2006 foram 22 casos de febre amarela em Mato Grosso, no total de 13 mortes. Em Tocantins, o governo do Estado também intensificou a vacinação. O Estado foi o segundo com mais cidades com registros de macacos mortos por suspeitas da doença em 2007, segundo o Ministério da Saúde.

fonte: ReporterNews

Nenhum comentário: