quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Fazer refeição em família ajuda jovens a evitar problemas

Conclusão é de estudo da Universidade de Minnesota, nos EUA.
Equipe americana analisou notas e hábitos de mais de 4 mil jovens.

“Família, família, janta junto todo dia, nunca perde essa mania...”, como diziam os Titãs. Pena que esse hábito esteja se perdendo, pois, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, as famílias que se reúnem em volta da mesa para comer afastam seus jovens de problemas.

Fazer as refeições em família protege os jovens do uso de drogas, envolvimento sexual de risco, além de ajudar a controlar o peso e levar aos bons hábitos dietéticos.


Foram mais de 4 mil jovens, com idade média de 15 anos, entrevistados sobre seus hábitos de vida, uso de drogas ou álcool, nível de auto-estima e depressão, além de suas notas na escola. Somente 28% dos entrevistados faziam sete ou mais refeições com a família durante a semana. Mais de 30% se reuniam com os outros membros da família duas vezes ou menos.

O número de refeições com a família era inversamente proporcional ao consumo de álcool, cigarro, depressão e notas baixas na escola. Os cientistas acreditam que as refeições em família fornecem aos jovens rotina, consistência de comportamento e oportunidade para troca de informações e treinamento social.

Mais uma vez a ciência comprova matematicamente o que a sociedade já sabe: a família é um ponto de segurança para os jovens e seu papel na educação e formação dos adolescentes deve ser discutido e incentivado.

fonte: G1

Nenhum comentário: