terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Hospital recruta voluntários para tratamento contra dor nas costas em SP

Um estudo do HC (Hospital da Clínicas) de São Paulo quer comprovar o efeito benéfico da acupuntura para o tratamento da lombalgia, nome técnico para a dor na região baixa das costas. O Centro de Acupuntura, da Faculdade de Medicina, começou a recrutar voluntários para o estudo.
Os pesquisadores procuram pessoas com dor na faixa das costas que vai da altura do umbigo até a bacia, sem restrição de idade ou sexo. Os trabalhos começarão assim que o número de voluntários for alcançado --cerca de 120-- e terão duração de três semanas.
Uma triagem vai selecionar pacientes com lombalgia que não têm origem de problemas na coluna vertebral. "As causas mais comuns das dores são desvios de postura, obesidade e esforço físico mal executado", explica o médico João Amadera.
O médico Wu Tu Hsing, coordenador da pesquisa, utiliza a acupuntura para tratamento de dores há mais de 20 anos. Sua experiência revela que a técnica alivia progressivamente a dor. A intenção do pesquisa é validar as descobertas da prática cotidiana.
De acordo com Amadera, o efeito benéfico das agulhas é comprovado cientificamente: vêm da liberação de substâncias naturais do organismo que auxiliam no tratamento. "Falta mostrar que a acupuntura é confiável para tratar as lombalgias e pode ser utilizada sem preconceitos", afirma.
Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato pelo telefone 0/xx/11/3069-8141, das 8h às 18h.
fonte: UOL

Nenhum comentário: