quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Janeiro é quando acontecem acidentes domésticos com crianças

Janeiro é o mês em que acontecem mais acidentes domésticos envolvendo crianças e adolescentes, que ficam m casa aproveitando a folga dos estudos. O coronel Arilton Ferreira Azevedo, comandante geral do Corpo de Bombeiros, explica que é normal as crianças ficarem sujeitas a atos inseguros nestes períodos de recesso escolar. " Elas passam mais tempo ociosas dentro de casa e os pais, muitas vezes, não estão presentes para fiscalizar. A faixa etária mais atingida é a de 3 a 12 anos".

Arilton aponta que a população de baixa renda sofre ainda mais por não ter condição de contratar uma babá ou matricular o filho em alguma colônia de férias. "Em algumas famílias, crianças são até responsabilizadas em cuidar das outras. Nestes casos, a possibilidade de ocorrer algum tipo de acidente é ainda maior".

De acordo com o comandante, os acidentes mais frequentes estão relacionados com materiais cortantes, choques elétricos e queda de nível, que são os tombos de cadeiras, entre outros. Para diminuir os riscos, os pais devem ficar mais atentos.

"Ocupar os filhos com atividades, procurar uma colônia ou contratar uma babá, quando possível".

Outras prevenções também são importantes. Medidas como colocar protetores nas tomadas, guardar materiais cortantes e produtos de limpeza em locais de difícil acesso e, principalmente, conversar com a criança e explicar sobre o perigo de manusear tais objetos. Enfim, a família deve dificultar a ocorrência de acidentes.

fonte: Gazeta de Cuiabá

Nenhum comentário: