quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

5% da população do mundo sofrem da apnéia obstrutiva do sono

Estudos publicados sobre problemas de distúrbios do sono apontam que cerca de 5% da população mundial sofrem com a Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). A doença, que atinge homens e mulheres de todas as idades, é caracterizada por interrupções breves e repetidas da respiração, que faz com que a pessoa acorde várias vezes, durante à noite, sem perceber. As consequências de um sono de má qualidade é a sensação de cansaço, sonolência e dificuldade de raciocínio.

O médico em Cuiabá e especialista em distúrbios do sono Lucas Bello informou que pessoas que apresentam obesidade, hipertensão, pescoço grosso ou alguma alteração na estrutura da garganta, que indica obstrução da passagem do ar, podem ser portadores da doença.

De acordo com o especialista, a nova resolução do Contran, irá garantir mais segurança aos motoristas e a sociedade. "Pesquisas revelam que aproximadamente 30% dos acidentes de trânsito são provocados por pessoas com sono. Se esses pacientes forem tratados, o perigo, nas ruas e nas estradas brasileiras, será menor".

O motorista que apresentar as características da doença, e após responder o questionário da Contran, revelar a possibilidade da síndrome, deverá realizar a polissonografia. O exame é feito em uma clínica especializada de sono, na qual o paciente dorme no local para ser examinado por meio de aparelhos que gravam o funcionamento do cérebro, do coração, respiração e oxigenação durante o sono. Para o médico, o preço do exame não é menor devido a complexidade do mesmo.

"É um dinheiro que deve ser visto como forma de evitar prejuízos maiores depois. Tanto que algumas empresas de ônibus já oferecem aos seus funcionários a realização deste tipo de exame".

fonte: Gazeta de Cuiabá

Nenhum comentário: