quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

SES alerta sobre doenças que chegam com as chuvas em MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população em áreas de risco de enchentes para os cuidados com a saúde. O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, explicou que enchentes e inundações, em resultado do aumento das chuvas, são desastres naturais que podem causar danos à saúde e ao patrimônio e que aumentam os riscos de contaminação por várias doenças como a leptospirose, febre tifóide, doenças diarréicas, hepatite A e E, tétano e cólera.

Para evitar esses danos a recomendação é de que moradores que habitam áreas de risco não fiquem muito tempo em contato com as águas da inundação ou com a lama de enchentes, evitando a contaminação com alguma doença. Sob nenhuma hipótese se deve permitir que crianças brinquem com água ou lama de enchentes.

Se o morador tiver que manter contato com lama ou águas de enchentes, é recomendável que proteja pés e mãos com luvas e botas ou que esses membros sejam envolvidos por sacos plásticos que impeçam o contato da água e lama com a pele.

"Os alimentos devem ser protegidos de roedores, insetos e outros animais. Toda vez que moradores forem lidar com alimentos devem lavar cuidadosamente as mãos", lembrou Oberdan.

Outra medida divulgada é a correta lavagem dos depósitos de água potável. Primeiro deve ser retirada toda a água do recipiente, fazendo-se a limpeza das paredes e do fundo do recipiente.

A seguir deve-se usar uma solução de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) de 1/1.000 (ou seja, um litro de água sanitária para 1.000 litros de água) e encher a caixa d"água com essa solução.

fonte: Gazeta de Cuiabá

Nenhum comentário: