terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Febre amarela mata um a cada três dias no País

O Ministério da Saúde confirmou, ontem, mais uma morte por febre amarela, o que eleva para 16 o número de mortos pela doença no País. Isso representa uma média de um morto pela doença a cada três dias, em 2008. Este ano, ao todo, o Brasil tem 31 casos confirmados da enfermidade.

De acordo com o órgão, a morte ocorreu em dezembro e estava entre os casos em investigação. A vítima da doença foi contaminada em uma área silvestre do estado do Mato Grosso, segundo o ministério. É o segundo caso de morte pela febre contraída no Estado.

Até ontem, o ministério registrou 57 notificações de casos suspeitos de febre amarela. Destes, 23 casos foram descartados e três estão sendo investigados. Os prováveis locais de infecção dos casos confirmados ocorreram nas áreas rurais de Goiás 61% (19 casos), Mato Grosso do Sul 19% (seis), Distrito Federal 13% (quatro) e Mato Grosso 7% (dois).


Vacina


De dezembro de 2007 até ontem, foram distribuídas cerca de 13 milhões de doses de vacina contra febre amarela para todo País, segundo o Ministério da Saúde. Foram aplicadas 7,3 milhões de doses e destas, 6,8 milhões de doses foram aplicadas em janeiro.

Os critérios para a distribuição de vacinas obedece a ocorrência de casos da doença em humanos e em macacos.

Entre os casos de pessoas vacinadas contra a febre, 52 apresentaram reações adversas. Vinte e três precisaram ser hospitalizadas. Ainda não foi confirmado se duas mortes em São Paulo foram mesmo causadas por febre amarela vacinal - desencadeada pela dose de imunização que contém vírus vivo.

fonte: Portal Médico

Nenhum comentário: