quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Óbito suspeito de febre amarela ocorre em Cáceres

O trabalhador rural que morreu na tarde de sábado em um hospital de Cáceres pode ter sido vítima de febre amarela. O paciente, cuja identificação não foi fornecida, tinha 42 anos e morava na zona rural de São José dos Quatro Marcos, município a 315 quilômetros de Cuiabá.

Ele trabalhava como cortador de cana em uma usina da região e estava hospitalizado há dez dias, no isolamento do Hospital Regional. Na manhã do último sábado, foi transferido em estado grave para o hospital São Luiz, para fazer hemodiálise, pois seus rins haviam paralisado, mas ele foi a óbito no período da tarde. O comprometimento dos rins é um dos sintomas da doença.

O caso estava sendo mantido em sigilo pelos dois hospitais, com o objetivo de não levar pânico à população. Mas, com o vazamento da informação, os administradores dos hospitais se limitaram a confirmar a internação, a origem do paciente e o óbito. O resultado da autópsia deve sair nas próximas horas. Além da hipótese da causa da morte ter sido por febre amarela, os médicos trabalham ainda com as suspeitas de dengue hemorrágica e hepatite.

Ontem, o diretor do Pólo Regional de Saúde, Haroldo Luiz Marques, descartou a possibilidade de uma vacinação em massa e procurou. "É um fato isolado e ainda não confirmado", disse ele, informando que uma equipe da Vigilância Epidemiológica está em campo, em Quatro Marcos, fazendo bloqueio e vasculhando a área a procura de macacos mortos.

A Secretaria de Estado de Saúde afirmou que a principal suspeita é de hepatite. Contudo, diversas outras doenças estão sendo investigadas, inclusive febre amarela.

fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: