quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Criadouro do Aedes aegypti renderá denúncia à Promotoria em Nova Mutum (MT)

Os moradores que forem relapsos e mantiverem possíveis criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em suas casas serão denunciados ao Ministério Público em Nova Mutum (MT).

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade decidiu aumentar o rigor em relação ao combate a dengue e vai intensificar as fiscalizações em casas, prédios e terrenos.

A secretária de Saúde, Anke Helga Schwabe, afirma que a população ainda não está completamente consciente da necessidade de limpeza dos locais. "Qualquer papel de bala pode vir a ser um criadouro do mosquito", afirma. O maior problema enfrentado é o acúmulo de lixo e água, segundo ela.

A secretária explica que antes da denúncia formal ao Ministério Público, o morador terá quatro chances de se redimir. Serão três notificações --com intervalo de uma semana entre uma e outra-- e por fim uma multa. "Nossa esperança é não ter de denunciar ninguém e que todos possam colaborar para evitar casos de dengue na cidade", afirma.

Febre amarela

Segundo Schwabe, a preocupação da administração municipal também é em relação a febre amarela, uma vez que o mosquito que transmite a dengue é o mesmo que transmite a doença.

Mato Grosso é classificado como região endêmica, pelo Ministério da Saúde, onde a circulação do vírus é constante e o risco permanente. Em 2008 foram feitas três notificações da doença e as três pessoas morreram. Em duas foi confirmada a febre amarela. Em boletim divulgado ontem o Ministério da Saúde informa que o terceiro caso está em investigação.

fonte: UOL

Nenhum comentário: