sábado, 23 de fevereiro de 2008

Estado divulga boletim da situação da dengue em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu um total de 2.571 notificações de casos de dengue até este sexta-feira, 22 de fevereiro. O Estado está investigando três casos de complicações da dengue: dois no município de Campos de Júlio e um no município de Várzea Grande. O único caso de óbito por dengue, em 2008, ocorreu na capital do Estado, Cuiabá. O laudo médico revelou que a morte foi causada por uma Síndrome de Choque da Dengue.

Dos outros casos que estavam sendo investigados como Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) o de Tangará da Serra foi encerrado como FHD com evolução para cura. Já o caso de Matupá foi confirmado como Dengue com Complicações e o paciente também evoluiu para a cura.

Segundos dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvsa), da SES, o Estado obteve uma redução de 40% dos casos notificados de dengue se comparados com o mesmo período do ano passado. No mês de janeiro de 2007, o Estado recebeu notificações de 3.226 casos de dengue. Já em janeiro de 2008 esse número caiu para 1.950 notificações. A superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Villa, ressaltou que esses dados são preliminares uma vez que o sistema de informações continua recebendo notificações referentes à janeiro de 2008.

“Mesmo com a queda percentual a SES continua em estado de alerta no monitoramento da dengue em Mato Grosso, pois por estarmos num período de chuvas constantes que oferece condições para o aumento de vetores da doença, a tendência é de que o número de notificações aumente. Por isso, com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, a SES continua investindo na capacitação, busca de casos, diagnóstico precoce e prevenção da Dengue”, explicou Conceição Villa.

Os municípios que apresentaram maior número de notificações foram: Barra do Garças com 319 casos notificados, Matupá e Cuiabá com 220 casos, Nova Canaã do Norte com 173 casos, Alta Floresta, onde foram notificados 146 casos, o município de Tangará da Serra com 47 casos e o município de Várzea Grande com 99 casos.

Conceição Villa disse que “o Estado trabalha junto às Vigilâncias Municipais com ações casadas envolvendo secretarias municipais do Meio Ambiente e Limpeza Urbana com a finalidade de diminuir as ocorrências da doença e acima de tudo eliminar as reservas naturais do criadouro do Aedes aegypti e nunca é demais reafirmar a importância da participação da população para conseguir diminuir a incidência da doença. Como diz a campanha da Saúde: Contra a Dengue só há uma coisa a fazer: Não deixe o mosquito nascer”.

PREVENÇÃO - A superintendente lembrou algumas atitudes simples que podem acabar com os focos de dengue nas casas, como encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de planta, lavar semanalmente, por fora e por dentro, com escova e sabão, tanques utilizados para armazenar água, jogar em sacos de lixo que serão fechados todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc.

O cuidado com os recipientes usados para guardar água inclui manter bem tampados tonéis e barris de água, lavar, principalmente por dentro e com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada e, se tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana.

Quanto aos sacos de lixo devem sempre estar bem fechados e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos e a lixeira deve ser mantida sempre bem fechada. Não se deve jogar lixo em terrenos baldios e sim remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas dos telhados de modo a que a água da chuva acumulada não fique sobre o telhado ou a laje.

A entrega de pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, a guarda dos mesmos, sem água, em local coberto e abrigado da chuva, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo e a lavagem dos pratinhos de plantas que acumularam água com escova e sabão, se não colocou areia neles, são outros hábitos que devem fazer parte do elenco de ações que contribuem para o êxito no enfrentamento da dengue.

fonte: ReporterNews

Nenhum comentário: