segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Em Tangará, 33,9% não votaria em Julio César de jeito nenhum

O governador Blairo Maggi, presidente regional do Partido da República, conta com praticamente um time de pré-candidatos a prefeito que estão em desvantagem nas pesquisas de intenções de voto e vão ter de suar bastante a camisa para sairem vitoriosos nas urnas de 2008. A rejeição e tanta que são classificados nos bastidores como candidatos do Partido dos Rejeitados, numa alusão ao recém-criado PR. Dos 10, com exceção de Sérgio Ricardo, em Cuiabá, e de Baiano Filho, em Sinop, os outros são prefeitos que estão dispostos a buscar a reeleição pelo partido de Maggi.
O time dos rejeitados do PR, com base nas pesquisas feitas desde o início do ano pelo instituto Mark, já está escalado, sob a liderança do prefeito várzea-grandense Murilo Domingos. Os demais são: Adilton Sachetti (Rondonópolis), Gilberto de Mello (Chapada dos Guimarães), Zeno Gonçalves (Rosário Oeste), Júnior do Pitucha (Alto Garças), Getúlio Viana (Primavera do Leste), Celso Banazeski (Colíder), Júlio Cesar Ladeia (Tangará da Serra), além de Baiano (Sinop). O PR conta até com um no banco de reserva. Trata-se de Carlos Brito, cujo nome é o mais rejeitado na Capital.
Em Várzea Grande, por exemplo, o prefeito Murilo Domingos, figura como o mais rejeitado dos pré-candidatos. Na pesquisa da Mark feita em junho, a rejeição ao nome de Murilo chegava a 46%. Outro aliado de Maggi que enfrenta resistência do eleitorado é o prefeito rondonopolitano Adilton Sachetti. Na sondagem feita nos últimos dias 5 e 6, nada menos que 37,3% disseram que não votariam de jeito nenhum em Sachetti. Em Chapada dos Guimarães, a rejeição ao nome do prefeito Gilberto de Mello estava em 47% no mês de maio.
A reeleição também não será fácil para o prefeito de Rosário Oeste, Zeno Gonçalves, que em abril enfrentava uma rejeição popular de seu governo superior a 50%. Em Alto Garças, Júnior do Pitucha, que trocou o DEM pelo PR, é o campeão em rejeição. Na pesquisa de junho, Júnior aparecia com 57,6% de rejeição do eleitorado.
O prefeito de Primavera do Leste, Getúlio Viana, também compõe o time do "Partido dos Rejeitados". Em julho, segundo a pesquisa Mark, o nome de Getúlio estava no topo do mais rejeitado, com 39,4%. Celso Banazeski teria dificuldades para reeleição em Colíder. Seu nome empata em rejeição com o ex-prefeito Jaime Marques (DEM). De acordo com os dados da pesquisa de junho, 16,5% da população de Colíder disseram que não votariam de jeito nenhum em Banazeski e em Marques.
Também está no olho do furacão o prefeito republicano Júlio César Ladeia, de Tangará da Serra. Seu nome é o que enfrenta a maior rejeição. Na amostragem de março, 33,9% não votariam em Ladeia de jeito nenhum. Em Sinop, o candidato do PR é o secretário estadual de Esportes e Lazer, Baiano Filho. Na sondagem de agosto, o nome de Baiano aparecia com a maior rejeição: 15,6%.
Na Capital, o pré-candidato a prefeito do PR, deputado Sérgio Ricardo, não é o nome mais rejeitado, mas seu eventual substituto, Carlos Brito, tido como espécie de candidato reserva e preferido do governador Blairo Maggi, empata em rejeição com a petista Serys Marly, conforme pesquisa feita no final do mês passado.
.
veja a pesquisa completa:

REJEIÇÃO

Em quem o sr(a) não votaria de jeito nenhum
para prefeito se as eleições fossem hoje e
os candidatos fossem estes?

Nomes Percentual
Júlio César Ladeia 33,9%
Jaime Muraro 13,1%
Thaís Barbosa 10,9%
João Negão 5,9%
Saturnino Masson 5,0%
Ana Monteiro 2,7%
Fábio Junqueira 1,8%
José Jaconias 1,8%
Wagner Ramos 0,9%
NS/NR 15,8%
Nenhum/branco/nulo 8,1%
Fonte: Mark Instituto de Pesquisa e Opinião

grifo nosso