sábado, 13 de outubro de 2007

Paulo Autran morreu por causa do cigarro, diz viúva

O ator Paulo Autran, que morreu nesta sexta-feira (12) aos 85 anos, era usado como exemplo de que era possível uma pessoa fumar e viver muitos anos. Mas, segundo sua viúva, a atriz Karin Rodrigues, o marido "queria que todos soubessem que ele morreu por causa do cigarro".
A afirmação de Karin foi feita no final da noite desta sexta durante o velório de Autran, que começou por volta das 22h na Assembléia Legislativa de São Paulo. O velório é aberto ao público e vai até às 11h deste sábado (13). Fãs, artistas e parentes estiveram no velório. O corpo de Autran deve ser cremado no crematório da Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo, ainda na manhã deste sábado.
Segundo Karin Rodrigues, a causa da morte de Paulo Autran foi insuficiência respiratória em decorrência de enfisema pulmonar. Ela lembrou que o marido, que sofria de câncer no pulmão, fumou por muitos anos e acreditava que, se não fosse fumante, poderia ter mais dez anos de vida. Com a doença, disse ela, o ator diminui o consumo de cigarros.
A viúva disse que o ator estava nos últimos tempos com dificuldade para respirar. "Ele queria ir embora porque não conseguia mais respirar, porque sem respirar é difícil viver. É muito triste, mas ao mesmo tempo é um alívio."
Para Karin, o marido em casa era o mesmo dos palcos. "Ele era inteligente, alegre, irônico, culto, com vocação, com talento. Ele tinha tudo."
Segundo Karin, em seus últimos momentos, o ator pediu que ela se despedisse de pessoas queridas por ele. "Ele mandou beijo para a empregada dele, a Iolanda, e para o motorista dele, o Armando."
"O teatro brasileiro ficou mais pobre e a minha vida também. Ele é insubstituível e vai fazer muita falta", disse.