terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Noventa casos de malária são registradas em Lucas do Rio Verde

Em menos de 60 dias, foram registrados 90 casos de malária na região de "Recanto dos Macucos", em Lucas do Rio Verde (250 km de Cuiabá), mas o número pode ser ainda maior. Parte da área, formada por chácaras, foi invadida no mês de novembro e houve desmatamento desenfreado para construção que resultou na destruição do habitat do transmissor da doença. A malária é uma doença infecciosa grave, causada por parasitas (protozoários Plasmodium), transmitida de uma pessoa para outra pela picada do mosquito Anopheles. O mosquito é conhecido como "carapanã e "mosquito-prego".

Existe o risco que a doença se espalhe já que o local fica bem próximo do centro da cidade onde existe uma grande área verde. Ou seja, pode haver a migração para lá, o que acarretaria em um surto da doença. Chácaras vizinhas a região onde acontece o surto também viraram "alvos" em potencial do mosquito.

A coordenadora de doenças de média complexidade e atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Aparecida Boaventura, informou que a área de incidência da doença foi isolada e as famílias que ocuparam o terreno irregularmente foram retiradas. Para conter novas invasões, a prefeitura estampou com um outdoor informações sobre a doença no local. "Ali se construiu um loteamento, houve acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente nesse projeto. O problema é que houve a invasão de uma segunda parte da área". Ela explica que a meta agora é evitar a proliferação do animal, mas o problema é que existe o rio Lucas do Rio Verde. O mosquito gosta de áreas quentes e úmidas.

fonte: Gazeta de Cuiabá

Nenhum comentário: