quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Brasileiro usa mais a internet, mas prefere o lazer na rede a usá-la como ferramenta de trabalho

Cinco horas para trocar "scraps" e xeretar a vida alheia e uma hora e 40 minutos para mandar e ler e-mails por mês. Foi esse o tempo que o brasileiro com internet em casa --e usuário destes dois serviços-- gastou em média no Orkut e no e-mail em 2007, respectivamente.

O tempo gasto na rede social do Google foi três vezes maior que o utilizado para o correio eletrônico neste ano. Em 2006, o Orkut tomava pouco menos de quatro horas dos internautas residenciais.

Reprodução

Página do Orkut, site de relacionamentos do Google, mostra que brasileiros são maioria no serviço, seguidos pelos indianos Os dados, revelados pelo Ibope/NetRatings com exclusividade à Folha Online, mostram o que enfrentarão as novas redes sociais que tentam ganhar espaço no país, como MySpace e Facebook.

O fato de o Orkut estar mais arraigado no dia-a-dia virtual do brasileiro do que a própria conta de e-mails expõe ainda um traço comportamental importante do internauta ".br". O e-mail, quem diria, está virando um instrumento sisudo e protocolar.

"Com o avanço das comunidades e mensageiros instantâneos, impulsionados pelos jovens, os e-mails se consolidam como uma ferramenta mais formal, com mais afinidade com os adultos", pondera José Calazans, analista do Ibope. "Os jovens utilizam e-mails, até porque para cadastrar-se no Orkut e no MSN é preciso ter uma conta de e-mail, mas o uso maior é mesmo dos mais velhos."

O levantamento foca os 12 milhões de internautas que usam os dois serviços, considerando usuário de e-mail aquele que usa qualquer conta "web-based", daquelas que podem ser acessadas pelo navegador.

O Brasil tem 20 milhões de pessoas que entram na internet de casa ao menos uma vez ao mês e 30,1 milhões que acessam a rede de qualquer lugar, como do trabalho e de lan-houses.

Segundo dados de outubro, aproximadamente 2 milhões de pessoas acessaram o Orkut de casa sem olhar sua conta de e-mail. O Ibope também conseguiu traçar qual é o perfil do usuário mais tarado pela ferramenta: garotas de 12 a 17 anos. As adolescentes abrem, em média, 2.400 páginas por mês do Orkut de casa. É o público que mais circula pela rede de relacionamentos do Google.

fonte: RepórterNews

Nenhum comentário: