quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Denúncias de médicos irregulares mais que dobram em 2007 em SP

O número de denúncias referentes a falsos médicos e outros casos de exercício ilegal da medicina mais que dobrou entre 2006 e 2007, segundo o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo). Em 2006, houve 30 denúncias. Neste ano, houve 70.

Em relação a 2005, a diferença é ainda maior --naquele ano, houve só 19.

Das 70 denúncias registradas neste ano, 48 eram referentes a falsos médicos, ou seja, a pessoas que clonaram dados de profissionais --como nome e CRM-- para trabalhar --em alguns casos, os golpistas chegaram a ser contratados por empregadores-- ou para comercializar atestados e receitas.

Já entre as 22 denúncias de exercício ilegal da medicina, ainda de acordo com o Cremesp, estão casos de médicos estrangeiros com diplomas inválidos no Brasil; não-médicos que executaram atos privativos dos médicos, como prescrever medicamentos; e médicos que acobertaram alguma situação ilegal, como a atuação de um profissional irregular.

Para o Cremesp, o problema pode ser ainda maior, pois muitos casos são registrados pela Polícia Civil e encaminhados ao Ministério Público Estadual sem anuência do conselho.

fonte: UOL

Nenhum comentário: