segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Marcado para hoje as manifestações-relâmpago dos médicos do SUS de MT

O Movimento pela Valorização do SUS e do Trabalho Médico em Mato Grosso deve começar hoje o calendário de manifestações-relâmpago para o período de dezembro de 2007 à fevereiro de 2008 em todo o Brasil. Definido pela Comissão Nacional Pró-SUS da Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam), prevê um rodízio de protestos nas diversas unidades da federação, sempre com o propósito de conscientizar os cidadãos. A idéia é denunciar o caos que toma conta do SUS em virtude de falta de financiamento e dos problemas de gestão, entre outros, e os vis honorários a que os médicos são sujeitados.

As ações terão no máximo uma ou duas horas, pois os médicos não querem, sob hipótese alguma, que os pacientes sejam ainda mais penalizados. Nesses momentos, profissionais de medicina passarão informações à população e também distribuirão folderes e outros materiais.

O movimento marcado para hoje, 10 (segunda) a estende-se até sexta dia 14 de dezembro. Também fazem parte desta primeira parte das manisfestações os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Amazonas e Amapá.

Nestes estados caso, assim como nas demais regiões, os hospitais em que ocorrerão manifestações serão definidos pelas comissões estaduais e divulgados com antecedência para a imprensa e para a comunidade.

Em janeiro de 2008, de 14 a 18, será a vez dos estados de Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará, Roraima, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Já em fevereiro, de 18 a 22, os estados mobilizados serão São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Bahia, Acre e Rondônia. A mobilização tem como lema “a medicina brasileira exige respeito.

A categoria reivindica melhoramento no atendimento à população;

• tornar o serviço público eficiente na área da saúde;
• reajuste dos honorários médicos do SUS;
• remuneração piso de R$ 6.963,52 para 20 horas de trabalho. (conforme recomendação do último Enem);
• carreira de Estado e implantação de plano de cargos e salários para os médicos no SUS.

fonte: 24HorasNews

Nenhum comentário: