segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Silval Barbosa volta otimista da Bolívia

O governador em exercício, Silval Barbosa (PMDB), retornou otimista da sua viagem a Bolívia, onde discutiu, junto com autoridades dos governos brasileiro e boliviano, a volta do fornecimento de gás para o Brasil e, em especial, para a termoeléctrica de Cuiabá. "Estou otimista que o fornecimento de 2,2 milhões de metro cúbicos/dia de gás a Mato Grosso será retomada pela Bolívia", enfatizou.

Sival Barbosa disse que as conversações estão evoluindo e que o entendimento final deverá acontecer em uma nova reunião, em local a ser definido, entre os representantes dos dois países com a presença da Petrobrás. Para ele, a retomada do fornecimento do gás para a termoelétrica é fundamental para o Estado assegurar o seu abastecimento de energia. "Nesse primeiro momento, estamos reivindicando o fornecimento de 50% do que prevê o contrato, o que é o suficiente para que a usina volte a funcionar em toda a sua capacidade", destacou.

A Bolívia cortou o fornecimento de gás para a termoelétrica alegando falta de capacidade para cumprir o contrato com a Enron, proprietária da usina. Depois da nacionalização das riquezas naturais pelo presidente Evo Morales, a Bolívia priorizou apenas o abastecimento previsto no contrato com a Petrobrás.

Silval Barbosa observou que não existe mais nenhum risco do fornecimento do gás pela Bolívia a Petrobrás. O problema de Mato Grosso, conforme explicou, é em razão do contrato ser direto entre a Enron e o governo boliviano, não passado pela estatal brasileira. Em razão disso, há necessidade de uma nova reunião, agora com a participação da Petrobrás, para assegurar o fornecimento do gás", ressaltou.

De acordo com o governador em exercício, a discussão será feita na presença dos Ministros de Minas e Energia do Brasil e de Hidrocarburos da Bolívia. "Até agora a Bolívia se mostrava reticente a qualquer conversa, mas agora já estão abertos. Eles estão dispostos a estudar o pedido de Mato Grosso", destacou.

A presença da Petrobrás na reunião, conforme Silval, é sinal de que será encontrada uma solução. O acordo de fornecimento é para abastecimento da termoelétrica Pantanal, uma vez que a alimentação de veículos não sofre nenhum risco atualmente.

fonte: Gazeta de Cuiabá

Nenhum comentário: