quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Maggi assina plano antidesmatamento

Ministra Marina Silva liderou a assinatura de termo de cooperação para criar Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento

O governador Blairo Maggi e a ministra do Meio Ambiente Marina Silva assinaram ontem em Bali, na Indonésia, um termo de cooperação para a criação do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento. O termo faz parte do plano do governo federal de descentralizar para os estados as ações ambientais.

A assinatura do protocolo aconteceu durante solenidade promovida pelo governo brasileiro para a criação de um fundo de controle do desmatamento e uso sustentável da floresta, como parte da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, em Bali, evento que vai até o dia 14 em Bali.

A ministra Marina Silva elogiou, durante seu discurso, o trabalho que o governador Blairo Maggi vem fazendo na área ambiental. Para a ministra, a redução da área desmatada na Amazônia brasileira nos últimos anos só foi possível graças aos esforços feitos no estado de Mato Grosso, que nos últimos três anos reduziu o desmatamento em 79%. Marina Silva lembrou que de todos os estados que compõem a Amazônia, Mato Grosso foi o campeão em redução da área desmatada.

Durante o evento que reuniu ambientalistas e imprensa de todo o mundo, a ministra disse que o Brasil está pronto para assumir metas internas de desmatamento: a partir de 2008, o governo brasileiro está comprometido pelos próximos cinco anos a não permitir que o desmatamento passe de 1,9 milhão de hectares, que é a média das taxas de desmatamento entre 1996-2006.

Para Blairo Maggi, com a assinatura do termo com o governo federal, a prioridade imediata é a recuperação de matas ciliares, além de impedir que novos desmatamentos ocorram nas áreas de preservação permanente. O próximo passo seria montar um esquema de pagamento por serviços ambientais no Estado. Segundo Maggi, com um incentivo como esse os produtores rurais poderiam preservar mais do que os 80% de reserva legal na Amazônia. "Queremos que Mato Grosso seja um Estado carbono neutro", disse.

O secretário de Meio Ambiente Luis Daldegan comemorou a assinatura do termo de cooperação, que vai permitir a entrada de recursos do governo federal para o setor. De imediato, o termo permitira a entrada de US$ 1,8 milhão do governo da Noruega. Dinheiro que será usado, segundo Daldegan, para a elaboração do plano executivo do programa estadual de desmatamento, além de ajuda na fiscalização.

Reunião - Após a assinatura do protocolo com o governo federal, o governador Blairo Maggi recebeu no Club Med Bali o empresário grego John Embiricos, da Global Eco-Resue, uma multinacional com sede em Londres, que desenvolve mercados de carbono. O empresário está interessado em estruturar um fundo em Mato Grosso para a utilização de créditos de carbono. Embiricos ficou de visitar Mato Grosso no próximo mês de fevereiro.

Bloomberg - Hoje, em Bali, o governador Blairo Maggi almoça com o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. No período da tarde será um dos palestrantes em evento promovido por organizações não-governamentais.

fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: