quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Malária em Lucas: Secretaria de Estado de Saúde mantém as equipes na cidade

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) mantém equipes técnicas na região Norte do Estado especificamente nos municípios de Lucas do Rio Verde e Sinop, com objetivo de desenvolver ações em parcerias com os municípios para o controle da malária. O município de Lucas do Rio Verde, que não havia registro de casos de malária nestes últimos anos, na segunda quinzena de dezembro já contabilizou cerca de 70 notificações.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Malária, Siriana Maria da Silva, a secretaria investiga as possíveis causas do surgimento da doença no município e faz bloqueio epidemiológico para a não proliferação.

"Especificamente em Lucas do Rio Verde desde a confirmação dos primeiros casos a Vigilância Epidemiológica da SES entrou em campo, com busca ativa na identificação dos pacientes e pessoas que tiveram contato e foi feita a profilaxia, controle químico, delimitação de áreas onde surgiram os focos além de estender as ações para os municípios próximas visando orientá-los no desenvolvimento de ações de controle do vetor", disse Siriana.

Foram realizadas reuniões com os profissionais da saúde, gestores municipais da região Norte, uma vez que um ciclo de ações pertinentes serão desenvolvidas, ou seja, na intensificação da busca ativa de casos de malária, no diagnóstico, no tratamento supervisionado dos doentes, levantamento entomológico, borrifação residual ou espacial, e controle do vetor.

fonte: Gazeta de Cuiabá

Nenhum comentário: