segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Projeto do PMDB limita ação dos jornalistas na política

O deputado federal, Victório Galli (PMDB-MT), idêntico ao ex-senador Luiz Soares (PSDB) futuro secretário de Saúde de Cuiabá, apresentou projeto de Lei na Câmara Federal restringindo a participação de comunicadores, ou seja, profissionais da imprensa um ano antes das eleições, para evitar o que já é evidente, que os mesmos se aproveitem da condição profissional e dos veículos de comunicação para o qual trabalhem ou são proprietários para massificar seus nomes e levar vantagem na disputa eleitoral.

As pessoas que apresentem ou participem regularmente de programas de rádio e/ou TV, que não se desincompatibilizarem de suas respectivas funções no período mínimo de 12 meses anteriores à data de realização de eleições, ficarão inelegíveis para qualquer cargo eletivo. A proposta foi apresentada na Câmara como projeto de lei.

"Por conta de sua exposição cotidiana no rádio e na TV, trabalho muitas vezes exercido por longos períodos de tempo, esses profissionais, quando resolvem ingressar no mundo da política representativa, sua atividade lhes confere inegável vantagem em relação aos demais concorrentes. Assim, a disputa fica desigual, e, portanto, fora do que preceitua a Constituição", argumenta o deputado.

O projeto propõe a introdução, na Lei Complementar 64, de 18 de maio de 1990, de dispositivo que obrigue a desincompatibilização. Segundo Victório, é significativa a presença de parlamentares cuja atividade profissional principal é o trabalho em empresas de comunicação, especialmente no rádio e na TV, veículos de maior disseminação popular.

"Esperamos, com a aprovação desta proposição, estar reduzindo os efeitos da visibilidade que a mídia eletrônica proporciona a esses candidatos", disse.

fonte: Gazeta de Cuiabá


Nenhum comentário: