domingo, 25 de novembro de 2007

Estratégias turísticas As novas metas de desenvolvimento para o turismo no Brasil envolvem diálogos entre governo e sociedade

fonte: Revista






Nova política para o setor de turismo envolverá todos os municípios para que nenhum seja menosprezado no seu potencial de ofertas de destinos





Aumentar a qualidade do turismo no Brasil é uma das metas do novo ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia. Para isto, está sendo definido um Plano Nacional de Turismo, com a criação de secretarias específicas.


Assim, está sendo desenvolvida uma política para elevar o setor no país, para os próximos quatro anos, levando em conta a necessidade de promoção comercial e de financiamento para os micros e pequenos negócios na área. Durante a segunda quinzena de março, uma comissão do ministério esteve percorrendo todas as regiões brasileiras para ouvir entidades que tenham interface com o setor. “Até o final de abril deverá ser apresentado um plano dinâmico e aberto, pois nada se pode perder num país tão grande como o nosso e com tanta diversidade”, explicou o secretário de Política do Ministério do Turismo, Milton Zuanaze.



Implantação de uma política íntegra e integradora para todos



Para explicar a atual situação do setor, o secretário disse que “o turismo brasileiro é uma colcha de retalhos”. Disse também que é necessário criar ações que apresentem resultados mais eficientes em toda a sua estrutura. Para isto, o Ministério do Turismo está promovendo a descentralização das ações, a promoção do turismo interno, além de novas alternativas para a promoção turística brasileira.


Neste aspecto, deverá ser feito um grande estudo sobre a demanda do turismo no Brasil. Hoje, se faz estudos das ofertas, mas não se sabe o porquê do turista deixar de visitar locais determinados ou porque não volta a um destino específico, se é por falta de segurança ou de atrativos. A Secretaria de Política também está imbuída de escolher os mercados considerados verdadeiras demandas e priorizar o desenvolvimento destes nichos através de ações ousadas e mais extensivas.



Desenvolvimento de nichos turísticos através de ações ousadas



Para alcançar estas metas, mesmo com os cortes no orçamento, o Ministério do Turismo pretende ter uma política que envolva todos os agentes públicos e privados e diversificar o produto Brasil para todos os lados e eixos onde se têm imensos potenciais para as diversas formas de turismo.


Para motivar o turismo de uma forma geral, para que nenhum município se sinta menosprezado, também será implantada uma política íntegra e integradora para que todos sejam atendidos e beneficiados. “Haverá fóruns e discutiremos com toda a sociedade os investimentos. Trabalharemos de forma diferenciada para que quem ganhe seja o Brasil e, não apenas um município ou estado”, disse Zuanaze. O secretário de Política afirma que “se alcançarmos estas metas, os benefícios serão imensos em todos os sentidos. É uma ação importantíssima e trará grandes entradas de dinheiro para todo o povo brasileiro”.


Estas estratégias pretendem a entrada de US$ 8 bilhões no país, até 2006, transformando o setor no maior exportador nacional. Com esta movimentação, o turismo brasileiro também vai gerar 1,2 milhões de empregos diretos, mais de 10% dos 10 milhões de postos de trabalho que o presidente Lula anunciou como meta de seu governo.
Como o setor de serviços é um dos que mais cresce na economia mundial e do qual o turismo depende, o ministério pretende abrir um grande debate e desenvolver um programa para qualificar a mão-de-obra e os equipamentos brasileiros, aumentando assim, a qualidade e a produtividade. “Esta é uma política fundamental. Também será feito o cadastramento de serviços através da Secretaria do Programa de Desenvolvimento do Turismo, pois esta área nos preocupa muito”, comenta o secretário.


Outra meta é aumentar de 40 para 60 milhões o número de chegadas aéreas internas, criando incentivos para as companhias aéreas. E fazer com que o Ministério do Turismo participe de todas as discussões sobre aviação, pois até hoje, estas pautas eram decididas por outros órgãos públicos e privados.



Linha de fomentos diretos para as empresas ligadas ao turismo



Zuanaze reconheceu que há dificuldades quanto aos preços praticados e a necessidade de diálogos com todos os interessados para oferecer uma política clara para o setor. “Não há uma solução mágica. Vamos ter que encontrar horários, datas, sazonalidades, para aumentar o número de pessoas nos aeroportos caseiros”, explicou.


O ministério também criará uma linha de fomentos diretos e indiretos para todas as empresas ligadas ao turismo, independente do seu porte. Outra novidade que também está sendo discutida com entidades financeiras é uma linha de crédito para consumidores. “Não há estímulo para viajar em nosso país. Estamos discutindo o assunto com o Banco do Brasil para estimular as pessoas a viajarem no mercado interno”, explica Zuanaze.


Outra providência que está sendo tomada para movimentar o turismo nacional é acabar com a imagem que o Brasil é um país inseguro. Para Zuanaze, este mote é proibitivo. Ele admite que o problema de segurança está nas grandes cidades, nos grandes centros, onde os governos estaduais estão solucionando o problema através de instrumentos tópicos, colocando um maior policiamento em áreas consideradas de risco. “Evidentemente, temos que nos preocupar, pois esta imagem reflete lá fora. Não temos como tapar o sol com a peneira. Estamos fazendo parcerias e propostas com o Governo Federal. Também estamos solidários e militantes às propostas dos governos estaduais”, admite o secretário.



Linha de crédito para consumidor: estímulo para o mercado interno



E para desenvolver o setor de ecoturismo, Zuanaze explica que apesar do imenso potencial e da diversidade que o país tem, não é aproveitado. “Temos potencial, mas não temos o produto. Temos que preparar instrumentos e dar qualidade ao ecoturismo brasileiro. Essa falta é o que faz o Brasil não ter números mais significativos. Acreditamos que trabalhando com todo mundo imbuído, rapidamente nos transformaremos no maior centro desse tipo de turismo”, aposta o secretário de Política do Ministério do Turismo.


.


OBS: a matéria foi escrita quando Walfrido ainda era recém-chegado ao Ministério - atualmente, ele é recém-saído. Nomes e datas podem estar desatualizados, mas as idéias permanecem válidas e são dignas de menção.

Nenhum comentário: