segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Médicos são foco de nova campanha contra dengue

O Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina estão mobilizando médicos em todo o país para evitar as mortes relacionadas à dengue hemorrágica, a forma mais grave da dengue. Na primeira etapa da campanha, iniciada nesta segunda-feira (12), estão sendo enviadas 300 mil cartas para médicos.
De janeiro a setembro deste ano, mais de 480 mil pessoas foram contaminadas pela dengue e 121 morreram vítimas da doença. A Região Sudeste concentra o maior número de casos de dengue, com 164 mil registros. Em seguida aparecem o Nordeste (127 mil casos), Centro-Oeste (105 mil), Sul (46 mil) e Norte (38 mil).
“É inaceitável haver mortes relacionadas à dengue, quando há um sistema de saúde estruturado como o brasileiro”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, por meio de sua assessoria de imprensa.
A campanha objetiva orientar os médicos a diagnosticar a dengue logo aos primeiros sintomas, providenciando os exames clínicos e laboratoriais necessários a tempo, já que a doença é curada na fase inicial.
Hoje, 10% das vítimas de dengue hemorrágica estão morrendo, mas a aplicação de medidas corretas, segundo o ministro, pode reduzir a possibilidade de morte por esse tipo da doença a quase zero.
Na segunda etapa da campanha dirigida aos médicos, serão enviados CDs com informações sobre os sintomas da doença, o diagnóstico e o que deve ser feito pelo profissional. Em seguida, um guia atualizado de diagnóstico e clínica médica será colocado à disposição dos profissionais. Os conteúdos dos materiais estarão no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/svs) nas próximas semanas.
Um dos pontos que favorecem o surgimento da dengue hemorrágica, de acordo com o Ministério da Saúde, é a circulação de três dos quatro tipos existentes da dengue no país - DEN1, DEN2 e DEN3. A dengue provoca febre, dor no corpo e falta de apetite.

Campanha de prevenção
A mobilização dos médicos ocorre paralelamente à Campanha Nacional de Mobilização contra a dengue, lançada em outubro. Neste ano, a campanha de prevenção antecipará o período das chuvas, época crítica de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O tema deste ano é “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar”. A ação tem o objetivo de estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica.
A campanha nacional também adotou a regionalização como sua característica mais forte. As propagandas em rádio e televisão veiculam informações de acordo com características de cada região, usando os ritmos predominantes de cada área - hip hop, baião, samba, sertanejo, calipso e a guarânia.

fonte: G1

Nenhum comentário: