sábado, 17 de novembro de 2007

Missão mato-grossense visita centro de tecnologia alimentar na França


A missão de administradores de Mato Grosso que está visitando cidades da França e Itália está buscando assimilar experiências de arranjos produtivos desenvolvidos por pequenos produtores, poder público e iniciativa privada. O grupo visitou um centro de tecnologia alimentar na cidade de La Chapelle, na região da Bretanha, no noroeste da França.

Segundo o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que lidera a missão, a unidade de pesquisa trabalha como suporte para pequenos produtores com o objetivo de agregar valores aos seus produtos. Como exemplo, o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, que também compõe a missão destacou que o centro é contratado pelos produtores de leite para desenvolver um tipo específico de queijo, o que agrega valor ao produto. “O centro é, na verdade, um laboratório vinculado ao Ministério da Agricultura que atende por encomenda os produtores da região. É algo muito interessante, sobretudo o conceito de qualidade que orienta o trabalho dos pesquisadores”, afirmou Vettorato. Para o secretário, talvez esta experiência possa ser aprofundada para um estudo de um tipo semelhante de unidade de pesquisa a se desenvolver em Mato Grosso.

O secretário destacou ainda que ontem, a missão visitou a cidade de La Chapelle e foi recebida pelo prefeito local. O diálogo estabelecido permitiu uma troca de experiências entre a missão e os sistemas de produção da localidade e região. “É uma cidade de dois mil habitantes que te 300 anos e praticamente toda a sua área é de atividade agrícola. De acordo com Silval Barbosa, os produtores agregam um valor fantástico aos seus produtos, pois, trabalham em sistema de cooperativa, seja para a aquisição do maquinário utilizado nas lavouras, seja na produção e na comercialização dos produtos. “O modelo está dando certo e é mantido pelos produtores, com apoio do governo e das prefeituras participando com cotas na sua composição, inclusive”, ressaltou.

O vice-governador lembrou que, além deste município, outros seguem modelos semelhantes. “Penso que é um sistema que poderíamos adaptar para os consórcios do MT Regional”, assinalou. Numa avaliação geral da viagem, Silval Barbosa observou que foi bastante positiva porque certamente alguns dos arranjos produtivos, modelos e sistemas poderão ser absorvidos como experiência para sua aplicação no Estado de Mato Grosso.

fonte: Diário da Serra/ Secom
grifo nosso.

PS: Não dá pra deixar de comentar esta matéria.
A sociedade tangaraense precisa convidar a Clóves Vetoratto para, em caráter emergencial, trazer as informações obtidas na viagem, e auxiliar na criação de um sistema que viabilize a coleta, beneficiamento, embalagem e comercialização do leite em nossa região.

Nenhum comentário: