quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Médicos paralisam atendimento pelo SUS no maior hospital de Cáceres

Cerca de 50 médicos paralisam o atendimento pelo Sistema Único de Saúde a partir de hoje no Hospital São Luiz, em Cáceres. A medida, adotada por tempo indeterminado, tem como motivo principal a falta de pagamento em várias modalidades de atendimento, e deve atingir a centenas de usuários do SUS, não só de Cáceres, como de outros 22 municípios consorciados localizados na região.

O médico anestesiologista Wanderley Vitorino da Silva, que atende naquela unidade hospitalar há mais de 21 anos, informou que tão logo sejam feitos os pagamentos, eles retomam o atendimento.

"Para se ter uma idéia da gravidade do problema, estamos sem receber procedimentos de atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde agosto, e procedimentos cirúrgicos e de internação desde setembro, quando se sabe que o governo federal faz o repasse de verbas à Secretaria Estadual de Saúde todo o início do mês, no máximo no segundo dia útil do mês. Isso pode ser facilmente comprovado no site do Ministério da Saúde", afirmou.

O Hospital São Luiz dispõe de 90 leitos para o SUS, de seis a nove vagas na UTI através do sistema público e realiza uma média mensal de 170 a 200 cirurgias na área de obstetrícia (partos normais, curetagens e cesarianas).

fonte: 24horasnews

Nenhum comentário: