quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Promessa é dívida - Prefeitura previa centro cirúrgico funcionando até 2007

Tangará poderá ter Centro Cirurgico funcionando em 2007
.
A partir de 2007 Tangará da Serra deverá contar com um centro cirúrgico público. A confirmação aconteceu na tarde dessa quarta-feira, durante reunião na Câmara Municipal entre o presidente do Legislativo, vereador Emerson Adriano de Andrade, o secretário Municipal de Saúde, Antônio Carlos Barbosa, e o coordenador do Escritório Regional de Saúde, Paulo Roberto Araújo.
Durante a reunião foi apresentado o projeto do centro cirúrgico, cuja construção da área física será bancada pela Câmara Municipal, que já oficializou o repasse de R$ 510 mil, conforme anúncio do presidente da Câmara, Emerson Adriano de Andrade, na tarde da última terça-feira.
Segundo o secretário Antônio Carlos Barbosa, a licitação da obra deverá ocorrer ainda este ano, com perspectiva de conclusão da estrutura física em maio de 2007. O projeto prevê uma área superior a 500 m², incluindo três salas cirúrgicas, oito leitos de enfermaria, uma sala de pré-parto e demais dependências.
A construção da obra, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde, se dará a partir de um processo licitatório que envolve três etapas: alvenaria, instalação elétrica e instalação hidráulica. Uma vez concluída a área física, o Governo do Estado repassará os equipamentos, orçados em R$ 800 mil.
Para Emerson Adriano de Andrade, o centro cirúrgico será um “divisor de águas” na área da saúde pública do município. “A saúde pública, em Tangará da Serra, passará a um outro nível, dará um salto de qualidade considerável”, observou o vereador. Ele salientou que, com o centro cirúrgico, a Unidade Mista de Saúde será convertida à categoria de Hospital Público e, mesmo com gestão do município, poderá atender demandas regionais com recursos do Consórcio Intermunicipal de Saúde e demandas geradas a partir da condição de referência do complexo com custeio do Sistema Único de Saúde, configurando parcerias entre Município, Estado e União.
.
.
NOTA: A matéria foi publicada em 19/10/2006 (há mais de 1 ano).
O poder público ainda tem 40 dias para cumprí-la, antes de acabar o ano.
Mas pelo andar da carruagem, ainda sem médicos para realizar o atendimento básico da UMS (admitido por matéria de autoria da Assessoria de Imprensa no DS de hoje), será bastante trabalhoso o cumprimento da promessa no prazo.

Nenhum comentário: