quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Silval reivindica presença maior das forças armadas na região Norte de Mato Grosso

Implantar uma base do Exército brasileiro no município de Cotriguaçu, região Noroeste do Estado, e efetivar a Base Aérea da Serra do Cachimbo. Estes foram alguns dos assuntos tratados na noite de ontem (31.10) com ministro da Defesa Nacional, Nelson Jobim. Na audiência, o governador em exercício, Silval Barbosa (PMDB-MT), e o deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) explicaram ao ministro a importância da militarização da região Norte e Noroeste do Estado. Silval destacou os conflitos fundiários existentes na região e, segundo ele, a presença do Exército hoje tornou-se necessária. "O Exército, além de atuar na intimidação dos confrontos, pode nos auxiliar a executar programas do Governo", explicou o governador, citando ainda a importância da recuperação e construção de rodovias federais na região.
O deputado Wellington Fagundes lembrou que a Base Aérea do Cachimbo ainda não é definitiva. De acordo com ele, a efetivação dessa base irá proporcionar o desenvolvimento de toda a região. Fagundes destacou que a formação militar dos jovens no Norte já é um grande avanço e que a partir dessa base militar, ampliaria o atendimento das forças armadas a uma população carente de segurança.

Outra reivindicação feita ao ministro foi a construção de aeroportos em sete cidade do Estado pelo Programa Federal de Auxilio a Aeroportos (PROFAA), criado com a finalidade de auxiliar os municípios e os estados na construção de campos e aeroportos. Juara, Aripuanã, Sinop, Colíder, Canarana, Paranatinga e Poconé constam na lista de cidades com prioridades. O prefeito de Colíder Celso Banazeski, disse que o aeroporto existente em seu município não atende mais às necessidades da população, além de estar localizado numa área inadequada, com indústrias em volta. A pista é pequena e não está asfaltada.

Ainda acompanharam a audiência o presidente do Intermat, Afonso Dalberto, o prefeito de Jaciara, Max Russi, e ex-prefeito de Guarantã do Norte, Lutero Siqueira.
.
fonte: MediaNews